Home / Natureza / Como As Pulgas se Locomovem? Sistema Locomotor das Pulgas

Como As Pulgas se Locomovem? Sistema Locomotor das Pulgas

Pertencentes à ordem Siphonaptera, as pulgas estão ligadas a um grupo de mais de duas mil espécies de insetos que não podem voar e que precisam de uma vítima para fazer de hospedeiro. Normalmente, as suas vítimas são as aves e os mamíferos, sempre visando o sangue dessas criaturas para se manterem vivas. O corpo desse parasita pode ser achatado ou estreito nos flancos, facilitando-lhe o movimento entre os pelos ou penas de seu hospedeiro.

Características Gerais

As pulgas têm muita força em suas garras, o que torna difícil removê-las de um determinado local. Outra característica importante são os dentes que existem em suas bocas, pois são eles que perfuram a pele e permitem o consumo do sangue de suas presas. Incríveis saltadoras, seus pulos alcançam até 50 vezes o tamanho de seus corpos, recorde que é superado apenas pelos sapos. Suas larvas são parecidas com vermes, pois não possuem membros. Esses insetos também usam os restos orgânicos da pele de suas vítimas como alimento.

O grupo dos Siphonaptera está diretamente ligado aos insetos conhecidos como escorpiões-da-neve ou pulgas do Reino Unido, cientificamente chamados de Boreidae. Esses insetos existem desde a era Cretácea, sempre como parasitas de mamíferos e, posteriormente, de outros animais como as aves.

Normalmente, cada tipo de pulga escolhe um hospedeiro específico apesar de existirem algumas exceções. Um exemplo de pulga específica é a Malacopsyllidae, que tem preferência exclusiva por tatus, outra que é bem criteriosa com seu hospedeiro é a Ischnopsyllidae, que gosta apenas de morcegos. Por fim, as pulgas da família Chimaeropsyllidae usam apenas elefantes como hospedeiros.

A pulga mais famosa entre todas as existentes é a Xenopsylla cheopis, famosa por transmitir a bactéria da histórica peste bubônica. As pessoas pegaram essa doença devido à convivência com ratos pretos, que também servem como alimento para essas pulgas. O momento mais pesado dessa doença foi nos anos 540 d.C e 1350 d.C., onde boa parte da população mundial foi morta. As pulgas são lembradas com alguma frequência no âmbito cultural. Por exemplo, esse inseto foi citado em obras musicais como a Modest Mussorgsky e num filme dirigido por Charlie Chaplin.

Modo de Agir

Diferentemente de outros insetos, as pulgas não têm um globo ocular definido, apenas uma mancha acompanhada de um tipo de lente; inclusive, existem pulgas que nem isso tem, o que significa que elas não possuem olhos. Existe certa compactação lateral em seus corpos, o que deixa sua movimentação nos pelos de suas vítimas bem mais fácil. Com relação aos seres humanos, as pulgas costumam andar sob suas roupas.

Existe uma placa de proteção no corpo desses insetos que se chama esclerito. Normalmente, esse escudo é cheio de espinhos e pelos curtos que estão puxados para trás, fato que também serve para facilitar a sua movimentação. Essa proteção consegue aguentar um grande nível de pressão e serve para proteger a pulga do movimento de coçar que o ser humano faz quando está sendo mordido por ela.

Ilustração de uma Pulga
Ilustração de uma Pulga

Os ovos que elas produzem são brancos com formato oval. Suas larvas são minúsculas, bem claras e possuem algumas cerdas que fazem seus corpos se parecerem com vermes. Além disso, sua boca é feita especialmente para a mastigação e elas não têm olhos. As larvas gostam de comer as fezes das pulgas adultas, pois contém sangue seco. Quando ficam adultas, elas usam apenas sangue fresco como alimento.

Salto Característico

Seu corpo é feito especialmente para saltar grandes extensões, pois seu pulo pode alcançar 18 cm de altura e 33 cm em linha reta. Esses números fazem da pulga um dos grandes saltadores entre todos os animais se for analisada a proporção relacionada à dimensão de seu corpo.

A pulga consegue pular de forma tão imponente e rápida que, em muitos momentos, ultrapassa a força dos seus músculos, o que pode causar lesões. Para evitar esse problema, as pulgas armazenam um pouco de sua força muscular em uma substância de impulso que se chama resilina. Depois disso, elas expelem essa força o mais rápido que podem. Isso lembra um pouco o modo como os humanos utilizam o arco e a flecha.

Antes de saltarem, seus músculos ficam contraídos e deixam o bloco de resilina um pouco deformado, pois, aos poucos, está recebendo a energia que vai ser utilizada na hora do pulo. Para evitar que aconteçam movimentos errados que desperdicem energia, a pulga usa um mecanismo para retê-la de forma eficiente. No começo de seu pulo, o tendão utilizado para o salto fica um pouco atrás da articulação da coxa das pulgas, o que deixa as suas pernas próximas ao seu corpo.

Na hora de realizar o salto, outro músculo faz o tendão do salto ir para frente, o que gera uma força oposta que deixa a perna da pulga estendida e pronta para o impulso, já com a liberação da energia acumulada. Depois disso tudo, finalmente acontece à decolagem. O processo de salto desses insetos é bem complexo.

Nascimento e Infância

O número de ovos que elas colocam muda entre um tipo de pulga e outra. Existem grupos que podem colocar apenas duas dúzias, enquanto existem outras espécies que podem colocar muitas dúzias de ovos. A fêmea desse parasita é capaz de gerar milhares de filhotes. Existem algumas pulgas que colocam seus ovos em ninhos e só depois viajam para o hospedeiro. No entanto, existem outras que colocam seus ovos em suas vítimas, o que causa a perda de muitos deles.

É por isso que elas transformam os lugares de descanso de suas vítimas em locais estratégicos para fazer seus ninhos, pois assim evitam muitas dessas perdas. As larvas saem dos ovos em um espaço de tempo que varia entre dois e 14 dias.

Ciclo de Vida da Pulga
Ciclo de Vida da Pulga

Os filhotes desses parasitas saem de seus ovos e buscam se alimentar de qualquer dejeto orgânico que eles encontrarem, tais como fezes, os mais variados ovos, insetos mortos, entre outras coisas. Pesquisas laboratoriais mostraram que para a larva sobreviver, é preciso que haja algum nível de variedade em sua alimentação. Apenas 12% delas se desenvolvem quando sua alimentação é feita apenas com sangue.

Por sua vez, praticamente 100% das larvas que variam sua alimentação conseguem se desenvolver. Elas são cegas, não gostam da luz solar e preferem ficar em locais sem luminosidade e com bastante umidade. O seu período como larva dura entre quatro e 18 dias.

Fase Adulta

Quando se torna adulta, o foco da pulga é utilizar o sangue de algum hospedeiro e, posteriormente, se multiplicar. A vida desse inseto varia entre 60 e 90 dias. Caso não encontre hospedeiros rapidamente, esse inseto não viverá mais do que alguns dias.

Entretanto, se essas pulgas estiverem em excelentes condições climáticas, conseguirem uma boa fonte de comida e estiverem em um local úmido, elas prolongam sua vida até os 18 meses. Para sobreviver de forma confortável, às pulgas necessitam de um local que varia entre 21°C e 30°C, com índice de umidade próximo dos 70%.

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *