Home / Natureza / Mercado solar segue em crescimento no Brasil depois de reduzir 95% em contas de luz

Mercado solar segue em crescimento no Brasil depois de reduzir 95% em contas de luz

Especialistas apontam que o aumento da tarifa de energia e a popularização das linhas de financiamento para energia solar contribuíram para o aumento da adesão dos sistemas fotovoltaicos no Brasil. Energia fotovoltaica pode gerar mais empregos, diminuir a conta de luz e ser melhor para o ambiente, apontam autoridades da área

Estimativa divulgada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta números otimistas para aqueles interessados em investir em energia solar: a redução na conta de luz pode chegar a 95% após a instalação do sistema.

O estudo mapeou diferentes regiões do Brasil e os resultados mostram que, no total, existem mais de 71 mil sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectados à rede. Esses sistemas são capazes de abastecer até 88 mil unidades consumidoras, gerando 735 megawatts (MW) de potência instalada. Dentre os estabelecimentos que podem aproveitar tal método de geração de energia, estão as residências, os estabelecimentos comerciais, parques industriais, propriedades rurais e até mesmo prédios públicos.

“O setor crescerá aceleradamente nos próximos anos. O Brasil possui mais de 83 milhões de unidades consumidoras e um interesse crescente da população e das empresas em aproveitar seus telhados para gerar energia a partir do sol. Ninguém aguenta mais os aumentos abusivos na conta de luz”, explica Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar.

Para o especialista, existem três razões claras que explicam o crescimento da energia solar no Brasil: a crescente redução no preço dos equipamentos, o aumento das tarifas cobradas por concessionárias de energia elétrica e o aumento da consciência ambiental da sociedade. Essa é uma tendência que pode ser observada hoje: enquanto em 2017 a capacidade de geração de energia solar no Brasil era de 1,1 GW, em 2021, esse número saltou para 8 GW.

Placas Solares
Placas Solares

Vantagens da geração de energia solar

Para o CEO da Absolar, o Brasil tem, naturalmente, condições promissoras para se tornar uma verdadeira potência na geração de energia solar. Para ele, esse método de geração de energia pode ser muito benéfico para além da mera economia na conta de luz: “A energia solar fotovoltaica reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do país”.

Especialistas apontam que a vida útil de tais sistemas também pode ser um importante chamariz para interessados em investir em energia solar. Enquanto seu custo de instalação pode ser coberto completamente pela economia de energia na conta de luz, o sistema pode durar até trinta anos apenas com manutenções preventivas, maximizando o retorno dos investimentos.

Profissionais da área também destacam o aspecto limpo da geração de energia fotovoltaica. Além de ser renovável e inesgotável, a energia solar não polui – como o petróleo e o carvão, por exemplo

– e também não demanda o alagamento de áreas extensas e, por vezes, populadas, como as usinas hidrelétricas. Com a abundante incidência solar em território brasileiro, não há razões para que o método fotovoltaico não seja aderido em massa.

Além disso, os sistemas fotovoltaicos também podem ser benéficos em um nível econômico, já que a indústria gera milhares de empregos no Brasil. Durante os primeiros cinco meses de 2020, por exemplo, a energia solar fotovoltaica foi responsável pela geração de mais de 37 mil empregos, de acordo com dados divulgados pela Absolar.

Placas Solares
Placas Solares

Financiamento para energia solar: uma solução para a adoção de um sistema de energia alternativa

Mesmo com a diminuição do preço de sistemas como esse, ainda se faz necessária a presença de incentivos fiscais para que os sistemas de geração fotovoltaica cresçam em popularidade. Por isso, atualmente, pode-se observar o aumento de linhas de financiamento para energia solar, que permitem a adesão ao sistema com o pagamento a longo prazo.

O financiamento do Banco BV é um exemplo. A plataforma Meu Financiamento Solar conta com uma linha de crédito exclusiva voltada para pessoas físicas ou jurídicas. A solução tem como objetivo cobrir gastos com projetos de energia solar desde o planejamento inicial até a instalação de todo o sistema.

Veja também

A Decisão Ideal no Poker

Tomar Melhores Decisões com Quatro Dicas Inspiradas Pelo Poker

Para viver uma vida saudável, é muito importante cuidarmos de nós próprios. Nossas dicas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *