Home / Natureza / Que Tipo de Rocha é o Cascalho? Como Ele é Formado?

Que Tipo de Rocha é o Cascalho? Como Ele é Formado?

Muitas pessoas não fazem ideia de que tipo de rocha é o cascalho. Na verdade, veem esse material constantemente, mas não conhecem sua formação.

Se você ficou curioso, leia as informações abaixo até o final e descubra tudo sobre essa “pedra”.

Ele é chamado de cascalho quando se forma pelas rochas de produtos sedimentares clásticos de divisão natural ou artificial de outras rochas e minerais.

Que Tipo de Rocha é o Cascalho?

Os fragmentos de cascalho medem entre 2 e 64 milímetros de diâmetro e sua composição química é variada. Consiste principalmente em rochas ricas em quartzo e quartzito. Também podem advir de clastos de calcário, basalto, granito e dolomita.

O cascalho, de aparência rugosa, cor escura e dureza característica (6 na escala de Mohs) é obtido de diferentes maneiras. Pode ser produzido pelo homem em pedreiras com o uso de máquinas pesadas e até explosivos. Para a obtenção da pedra quebrada, são necessários longos dias de trabalho em formações geológicas, além do reflorestamento das áreas próximas à mina.

https://www.youtube.com/watch?v=PWaNkIo1cWM

O cascalho natural, também chamado de pedregulho, é constituído por rochas usadas pelo movimento consecutivo nas correntes de água. Ele sofre com os processos erosivos durante o transporte. É geralmente obtido em bancos de sedimentação artificial e leitos de rios, sem contar que tem formas arredondadas e superfícies lisas.

Outras pedras de diferentes tamanhos e formas – classificadas como cascalho – podem ser encontradas da mesma natureza em diferentes processos.

Como é Formado o Cascalho?

Além de entender que tipo de rocha é o cascalho, é necessário entender a sua formação. Ele vem de rochas que não estão conectadas uma à outra. Enquanto sua percepção comum é de rochas menores em qualquer lugar entre um e três centímetros de diâmetro, a designação oficial inclui qualquer estrutura que não esteja conectada a outras, mesmo enormes pedregulhos.

O cascalho é encontrado naturalmente, principalmente nos leitos dos rios e oceanos, onde o movimento constante da água e das ondas impede que ele se acomode e se funda com outras rochas.

 

A areia é uma forma de micro-cascalho, sendo pequenas pedras desgastadas pelo movimento constante. Também existem depósitos de cascalho em locais secos de rios e lagos, geralmente cobertos por camadas de lodo e sujeira.

Como Ele é Usado

Sabendo que tipo de rocha é o cascalho, surge outra dúvida: como ele pode ser usado? Os seus depósitos são extraídos e peneirados para criar produtos comerciais, que são usados ​​em muitas aplicações industriais e na construção.

Onde o cascalho natural é escasso, depósitos sólidos de pedra e rocha são extraídos e quebrados por máquinas. Ele é comumente usado para colocar camas para estradas e fundações. Os do tipo solto são frequentemente usados em caminhos e jardins ornamentais. Pedras menores e pedras de qualidade inferior são comumente vistas em aplicações de cimento e asfalto, pois aumentam a resistência e são relativamente baratas. Devido aos seus muitos usos, o cascalho continua sendo uma parte importante da indústria.

Aquário Usando Cascalho

Usos do Cascalho

O material granulado é usado como agregado natural, matéria-prima no campo da construção. Ele é resultante do esmagamento (formas angulares) e da erosão hídrica (arredondada). Estes são caracterizados por estabilidade química e resistência mecânica. Seu uso se dá, principalmente, como agregado grosso de concreto ou concreto.

O cascalho serve como enchimento da massa de cimento e água, tornando-o consistente e resistente a fatores de desgaste mecânico. Por sua natureza, favorece a coesão e a maleabilidade do concreto fresco. Reduz as alterações de volume da configuração, umedecimento ou aquecimento da mistura. Afeta o tempo e a qualidade da secagem.

Colar de Cascalho

Tanto nas camadas de concreto quanto nas de pavimentos inferiores, outro de seus usos, o cascalho acrescenta resistência forte. Misturado com argilas feldspáticas, é uma boa base para estradas e rodovias, suportando grandes cargas. Também é usado como solo permeável em locais onde a passagem da água não pode ser eliminada, pois confere estabilidade.

Diferenciação

Para ser utilizado na fabricação de concreto, obturações, lastro de trilhos, pisos e subsolos, o cascalho deve ser submetido a determinados processos. O material de pedra passa por limpeza, trituração e triagem, todos os processos mecânicos. A lavagem o libertará de poeira, partículas planas, material leve, pedaços de argila e outras substâncias nocivas.

A trituração permitirá obter o tamanho de grão desejado. A classificação ditará seu uso. A parte do trabalho em que será usado depende do tamanho do agregado.

As rochas de 2” são usadas para estruturas de concreto com mais de um metro de largura, como paredes, colunas e lajes ou fundações. Rochas menores são usadas em estruturas semelhantes, mas de menor espessura.

A quantidade de cascalho ou agregado grosso na preparação de estruturas de concreto depende da resistência necessária. O enchimento constituído pelo cascalho economiza a quantidade de mistura (cimento, água e outros agregados) por metro cúbico. Ocupa pelo menos 70% do volume, sendo um tipo de material mais econômico e resistente.

No entanto, a quantidade de cascalho no concreto não deve ser excedida. Dessa forma, seria obtida uma massa de pedra difícil de trabalhar, e o risco de segregação seria enorme.

Cascalho Triturado ou Cascalho Arredondado

Você já sabe que tipo de rocha é o cascalho, mas sabe se deve usar o triturado ou o arredondado? O cascalho triturado garante uma maior resistência do concreto, graças à conexão das partículas angulares.

O agregado angular é o utilizado por excelência no campo da construção, embora exija mais água e esforço para amassar. Isso se deve à sua textura superficial áspera. A adesão responde à forma e textura do agregado grosso, também à reação entre ele e a mistura de cimento.

Triturado ou arredondado, deve ser dado ênfase especial à limpeza do cascalho. Xistos, materiais porosos, argilas e outras impurezas arruínam o concreto, tornam-no suscetível às intempéries, causando erupções e outros defeitos.

O cascalho acrescenta propriedades interessantes ao concreto relacionadas à densidade, porosidade, umidade e peso unitário. Ele fornece resistência, flexão, tenacidade, dureza e um certo grau de elasticidade.

Agora que descobriu que tipo de rocha é o cascalho, lembre-se que ele deve ser de acordo com o tipo de concreto, para minimizar as deformações. O agregado grosso também mantém um calor específico, condutividade térmica e um coeficiente de expansão adequado.

Veja também

Fã de Poker? Aprenda a Jogar de Forma Sustentável

Todas as atividades humanas têm uma consequência ambiental, e o poker não é exceção. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *