Home / Natureza / Urubus Comem Carne de Cavalo?

Urubus Comem Carne de Cavalo?

Os urubus causam espanto e nojo só pelo seu nome. A característica mais marcante dessa espécie de animal é sua alimentação e sua aparência que não é nada agradável. Entretanto, sua importância vai além de beleza ou não, pois sem eles viveríamos em um mundo muito mais sujo, fedido e com doenças que nem conseguimos imaginar.

São esses animais que geram muitas dúvidas nas pessoas, como por exemplo, se Urubu come outra coisa além de carne, ou se comem carne humana (que já respondemos aqui: Urubus comem carne humana?). Uma pergunta que parece estar crescendo muito nos curiosos é se os urubus comem ou não carne de cavalo. E estamos aqui nesse post para responder.

Os Urubus

Essas aves são muito interessantes, principalmente por seu papel no ecossistema, e afeta diretamente a nós. Com seu porte médio de uma ave de rapina, os urubus são bem parecidos com os abutres, muitas vezes confundidos com eles, porém sua aparência é mais “feia”.

Seu rosto é todo sem nenhuma pena, junto com seu pescoço, deixando uma pele de cor rosa. Já o resto de seu corpo é coberto de penas pretas e cinzas, com asas longas e grandes para poder permitir que consigam voar alto e por muito tempo. Suas patas não possuem garras, diferente da maioria das aves dessa espécie, por isso ele precisa se alimentar de restos e não pode caçar.

A Cabeça de um Urubu-Rei
A Cabeça de um Urubu-Rei

São várias espécies e subespécies de urubus. No Brasil as mais famosas são: urubu-de-cabeça-preta, urubu-de-cabeça-vermelha e urubu-rei. Outra diferença entre urubus e abutres, é que urubus costumam ficar mais no continente americano, já os abutres são do Velho Mundo. Apesar de que é possível encontrar ambos em vários lugares do planeta, fazendo seu trabalho. Trabalho esse que é basicamente limpeza do planeta.

Sua visão é extremamente aguçada, podem estar a quilômetros de distância no ar e conseguir enxergar um corpo de animal morto. Além disso, seu olfato é um dos melhores. De acordo com cientistas, eles podem sentir cheiro de carne podre a mais de 50km de distância. Tudo isso os permite encontrar de forma mais rápida e eficaz seu alimento e manter os inimigos longe. Um urubu-rei pode viver até 30 anos, enquanto outros mais comuns tendem a viver entre 10 e 15 anos. O que é um bom tempo, para quem só come carne podre.

Alimentação dos Urubus

Como bem sabemos, é na alimentação que vemos o real propósito desses animais. Os urubus são necrófagos, ou seja, comem carne de animais mortos que já estão entrando no processo de decomposição. Dado ao fato que não conseguem caçar por seu jeito desengonçado e sua falta de garras boas, sobrevive com o que lhe sobra.

Eles sabem quase sempre qual animal estão a comer. Como já respondemos em um post, não faz muita diferença desde que esteja livre de predadores e inimigos ao redor. Muitas vezes acham uma carne fresca, mas ficam esperando alguns dias para certificar-se que não tem dono de, por exemplo, um leão. Então ao ser perguntado se ele somente come carne já podre, a resposta é não. Urubus não se importam se a carne é fresca ou já podre, entretanto, por questões de segurança e sobrevivência, acabam se alimentando mais de animais em decomposição.

Urubus Comem Carne de Cavalo?

Urubus Comendo um Cavalo
Urubus Comendo um Cavalo

Citamos que esses bichos selvagens não tem muita preferência por animal. Logo, a resposta para essa pergunta é: sim. Os urubus comem carne de cavalo. Mas, porque alguém acharia que eles não comeriam?

Nós humanos temos estudos, pesquisas e rumores de que comer carne de cavalo pode ser ruim para nosso corpo. Outros se baseiam na questão de fé e domesticação (como achamos chocante lugares que comem carne de cachorro). Então surge essa dúvida se por algum motivo, os urubus teriam algum preconceito de comer carne de cavalo.

Para eles, carne é carne, não importa de qual animal. Alguns eles demoram mais para comer, pois sentem a necessidade de limpa-los, porém não deixam de ser uma boa refeição para eles. Inclusive é possível encontrar vídeos e fotos de urubus comendo carne de cavalo pela internet, enquanto que relatos assim, como exemplo de humanos, já são bem raros e quase impossíveis de achar.

Isso prova que não é nada incomum eles se alimentarem de cavalos que ficam expostos pela Terra.

Como Aguentam ter Essa Alimentação?

Nós e vários outros animais não aguentaríamos nunca ter uma dieta no estilo dos urubus. Isso porque nosso corpo não aguentaria a quantidade absurda de toxinas e tudo de ruim que uma carne podre traz. Mesmo que ela fosse frita, assada ou qualquer coisa do tipo, seria demais para nossos corpos. Então como os urubus e abutres conseguem ter essa alimentação?

Todo animal possui a liberação de suco gástrico para fazer a digestão após se alimentar, entretanto, esse suco gástrico dos urubus é bem mais poderoso que o da maioria dos animais. Logo, ele consegue acabar com quase todas as toxinas e coisas ruins naquela carne, antes mesmo que o corpo comece a digeri-lo e absorver seus nutrientes e outros necessários para sua sobrevivência.

Urubu da Cabeça Vermelha Comendo um Peixe
Urubu da Cabeça Vermelha Comendo um Peixe

Outro fator que ajuda na hora da alimentação desses bichos, é que cientistas acreditam e ainda estão na tentativa de estudar o seu sistema imunológico. Aparentemente, eles possuem a produção de anticorpos que são capazes de matar vírus e bactérias, os deixando imunes a várias doenças que, se caso decidimos aderir a esse método de alimentação pegaríamos.

De qualquer forma, os urubus não possuem muita restrição na hora de escolher sua refeição. E isso, apesar de assustador, é um ponto positivo. Pois continuará a fazer seu trabalho, limpando do nosso planeta toda a matéria orgânica. Dá para imaginar como seria nossa vida sem eles? O mau cheiro reinaria e não teríamos paz.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *