Home / Natureza / Como são Formados os Diamantes? Onde São Encontrados?

Como são Formados os Diamantes? Onde São Encontrados?

A expressão “um diamante bruto” reflete algo que ainda não atingiu todo o seu potencial, e com razão. Diamantes em bruto geralmente não são muito visíveis. Somente quando o diamante é retificado é que o brilho e a reflexão da luz aparecem, e um mostra todo o seu potencial. Portanto, tornou-se popular somente após o século XIV, quando os venezianos descobriram a oportunidade de cortar e moer diamante com diamante. Isso tornou possível produzir gemas facetadas. Os diamantes são sempre lapidados com faceta, para melhor refração da luz.

Diamantes
Diamantes

Dureza

O diamante tem a maior dureza de todos os minerais conhecidos. Também possui um brilho brilhante e alta dispersão, ou seja, a capacidade de espalhar a luz por toda a gama de cores do arco-íris. O diamante é extraído nas partes sul da África, Canadá, Rússia, Brasil e Austrália.

Um Pouco Sobre

Os 4 C’s em inglês – quilate, cor, clareza e corte, que em norueguês significa quilate, cor, pureza e retificação, são os fatores mais importantes que determinam a qualidade e o preço de um diamante. Quanto melhor o diamante estiver nessas 4 categorias, mais valioso será o diamante. A maioria dos diamantes usados ​​na indústria de joias tem uma cor branca quente com tons de amarelo, marrom ou verde. Também existem diamantes nas cores azul, vermelho, rosa, verde, marrom e cores acinzentadas variadas. Os diamantes coloridos claros são os mais procurados e podem ser muito valiosos. Os diamantes também variam de perfeitamente claros a opacos, e são os claros que são os preferidos.

Somente sob alta pressão, bem acima de 4 GPa (120 km de profundidade) e aprox. 1000 ° C, o diamante pode ser formado de forma estável. A grafite, por outro lado, é uma versão de baixa pressão de carbono. Os diamantes são geralmente formados a pelo menos 150–200 km de profundidade nas rochas do manto da terra, como peridotita ou eclogita. Eles são trazidos para a superfície através do CO 2 rico em eksplosjonsrør vulcânica de kimberlite ou lamproitt.

A alta dureza significa que os grãos de diamante são preservados quando uma pedra é desgastada pela água e pelo vento. A maior parte da produção de diamantes foi anteriormente derivada de depósitos secundários, como areia e cascalho de rios ou antigos depósitos de praia, onde os grãos minerais duros, insolúveis e relativamente pesados ​​podem ser concentrados.

Até o século XVIII, a Índia era a única fonte conhecida de diamante. Hoje conhecemos “tubos de diamante”, onde o diamante ocorre em rochas sólidas. Estes são tubos de abastecimento para vulcões em partes antigas dos continentes da terra, p. na África, Canadá e Rússia.

A África do Sul é o maior produtor de diamantes africanos com qualidade de gema. O maior diamante do mundo, o diamante Cullinan de 3106 quilates (621 gramas), foi encontrado lá em 1905.

Diamante Cullinan
Diamante Cullinan

O diamante provavelmente era muito maior inicialmente. Era relativamente arredondado quando encontrado, mas tinha uma grande superfície de fenda clara, indicando que foi atingida por um pedaço maior. O diamante Cullinan poderia ter mais de 4.000 quilates? Foi dividido em mais de 100 gemas, nove das quais fazem parte das joias da coroa britânica.

Na Noruega, diamantes de até 2,7 mm foram encontrados no cascalho do rio em Pasvikelva. Diamantes de até 1 µµ foram encontrados na cratera de meteoritos de Gardnos ao norte de Nesbyen em Hallingdal, junto com a grafite. Os diamantes são formados em conexão com o ataque de meteoritos, e supõe-se que a concentração de diamantes seja inferior a 0,19 ppm na fração. Micro diamantes foram encontrados em gneisses metamórficos de granada-cianita granada-cianita em Bardane em Fjørtoft em Møre og Romsdal.

Comprimindo grafite sob alta pressão (6 GPa) e temperatura (1500 o C), é possível produzir pó de diamante industrialmente. Este tipo de diamante tem significado comercial em conexão com a fabricação de equipamentos industriais para serrar, lixar e furar. As serras de fita e as lâminas de serra contêm ou são inseridas com diamantes para cortar ou polir pedras ou metais.

A maioria dos diamantes encontrados no mundo é talvez o melhor amigo dos homens e não das mulheres. 80 a 90% dos diamantes encontrados no mundo não se destinam à produção de jóias, mas à indústria na forma de ferramentas e abrasivos. Os diamantes também são usados ​​para brocas e brocas de perfuração como no Mar do Norte.

Quando se trata disso, um diamante é realmente apenas um mineral duro e sem brilho, consistindo de carbono com a junta de esfera mais densa.

Formação

Os diamantes são uma forma cristalizada de carbono puro e, em perfeitas condições de crescimento, esse carbono – que vem de fontes orgânicas e inorgânicas – pode ser “transformado” em diamantes. Estima-se que esse processo leve de 1 a 3,3 bilhões de anos, ou 25 a 50% da vida útil da Terra. Portanto, todos os diamantes já foram criados e não há diamantes “novos”.

O diamante tem propriedades muito especiais. Devido à estrutura cristalina densa e quase impermeável, é difícil a penetração de outros minerais. Isso significa que o diamante pode ser completamente claro e branco em condições ideais. Dos elementos que podem penetrar na estrutura do diamante são o boro e o nitrogênio , e é a presença desses outros elementos que podem produzir diamantes coloridos. O boro torna o diamante azul e o nitrogênio torna o diamante amarelo. Também é interessante notar que os diamantes marrons não recebem a cor de outro elemento, mas de erros na estrutura do cristal.

Diamante Incolor na Mão
Diamante Incolor na Mão

Lembre-se de que o grafite, o material barato e sujo que você encontra no seu lápis, também é feito exatamente do mesmo material que o diamante – a diferença está na estrutura do cristal, que por sua vez está relacionada à pressão e temperatura.

Para que um diamante se forme, a pressão deve estar em torno de 45 milhões de kPA e, além disso, permanecer estável por um longo período de tempo. A temperatura deve estar entre 900 e 1300 ° C.Seção transversal do globo: crosta, manto superior, manto, núcleo externo e interno.

Tais condições só podem ser encontradas em duas “condições” na Terra, e essa é uma das razões pelas quais os diamantes são tão difíceis de acessar.

O único lugar para “condições de crescimento” perfeitas para os cristais de diamante é encontrado na litosfera , entre a crosta terrestre e a camada superior do manto , sob as placas continentais relativamente estáveis.

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *