Uma pérola natural – as chamadas pérolas reais – é formada pelo fato de um corpo estranho ter penetrado entre as conchas de uma ostra viva. Isso irrita a ostra e faz com que ela produza um caroço de pérola ao redor do corpo estranho. Desta forma, a ostra constrói pérolas. A pérola, a formação de amêijoas devido a um corpo estranho (geralmente um grão de areia), entrou na bainha ou entre a bainha e a concha. O molusco reage secretando uma camada de madrepérola ao redor do corpo estranho. Uma conta normal, redonda, em forma de ovo ou pêra, é formada se o corpo estranho estiver completamente envolvido pelo tecido do manto, uma meia conta incompleta (conta barroca ou conta blister) aparece como uma conseqüência no interior da concha. A pérola é branca, geralmente com um leve tom de amarelo, azul, vermelho, marrom, etc. A formação de uma pérola do tamanho de uma ervilha supostamente leva de 10 a 50 anos.
Cultivadas
A pérola cultivada é uma jóia que é feito de ostras vivas da mesma forma como uma verdadeira jóia. A diferença é que os humanos colocam uma bala dentro da ostra que é finalmente envolvida pela madrepérola.
Qualquer coisa semelhante a pérolas tem uma superfície feita por seres humanos. São pérolas de imitação e devem ser rotuladas assim para fins de venda.
Existem vários fatores a serem considerados ao estimar o valor das contas. Os seguintes são os mais importantes:
Tamanho
É mais difícil para uma ostra formar contas grandes. Portanto, pérolas grandes são mais raras e caras.
Forma
As contas simétricas têm o maior valor. Redondos, bulbosos ou ovais são chamados simétricos. Pérolas assimétricas são chamadas de barroco.
Superfície
Uma pérola perfeita tem uma superfície lisa e uniforme. Lupa não é usada para detectar defeitos na superfície. As irregularidades podem ser vistas a olho nu.
Contas de raridade são em si uma raridade, porque leva vários anos para formar uma pérola. Além disso, eles só podem ser cultivados em determinados lugares. A natureza cria poucas pérolas que são bastante semelhantes em orientação, forma, tamanho e cor.
As pérolas culturais Akoya são o clássico entre as pérolas culturais. Eles se originam principalmente das áreas marítimas ao redor do centro do Japão e do sul do Japão. A forma é geralmente barroca redonda ou irregular simétrica e a gama de cores varia de branco rosado claro a creme delicado a cinza prateado.
A pérola Akoya é cultivada com um diâmetro de 2-11 mm, mas tamanhos acima de 9 mm são raros e, portanto, muito caros.
As pérolas culturais do Mar do Sul e do Taiti são as mais caras entre as pérolas culturais. As pérolas de cultura do Mar do Sul são originárias da ostra de pérolas Finctade Maxima, que vive nas áreas quentes do oceano do Oceano Índico e do Pacífico, com um centro de gravidade nas águas da Austrália. Eles são cultivados em tamanhos de 10-18 mm de diâmetro. O espectro de cores vai do branco ao creme, passando pelo ouro e um azul prateado rico em facetas. A jóia escura da cultura do Taiti da ostra Pinctada Margaritafera é especialmente apreciada. Os tons metálicos vão de verde-cinza a marrom-preto e também estão disponíveis em uma cor preto-verde incomum que lembra as penas de pavão.
Hoje, as contas de cultura de água doce são cultivadas principalmente na China. As mais famosas são as pérolas culturais de água doce do Lago Biwa, perto da antiga cidade imperial japonesa de Kyoto. No entanto, apenas pequenas quantidades de alta qualidade vêm disso. Nas esferas de cultura de água doce, não é implantado um núcleo sólido, mas uma parte do tecido de outra ostra. Isso fornece uma grande variedade de formas, redondas, em forma de arroz e em forma de gota, mas também de formas irregulares. As cores também variam, de branco-rosé a laranja-salmão. As grandes esferas de cultura de água doce com mais de 8 mm são muito caras e também são cultivadas em algumas partes com seu núcleo.
As contas de cultura Keshi são contas de cultura de água salgada sem núcleo. Eles emergem como um dos caprichos da natureza, onde as pérolas da cultura Akoya e do Mar do Sul são cultivadas. Ou seja, se o núcleo implantado for ostracizado, a parte do tecido implantado ainda estará de volta e isso fará com que a mãe se forme. Quase não há limite para o formato das pérolas culturais Keshi.
A pérola da cultura Mabel é uma meia pérola . Isso ocorre anexando um hemisfério entre a casca e o tecido do manto na ostra. Dependendo do formato da peça em madrepérola, o formato pode ser redondo, oval, angular, tipo gota ou em forma de coração. Tamanhos de 10 a mais de 20 mm. Para apreciar a beleza de pérolas por um longo tempo, você pode cuidar do seguinte;
Guarde as contas em um saco de pano macio ou em uma caixa coberta de seda. Eles não devem ser armazenados com jóias de ouro ou diamante. As pérolas podem ser facilmente danificadas por arestas duras e afiadas.
Use as jóias de pérola somente após a maquiagem e o penteado, pois perfumes, cosméticos, sprays de cabelo etc. podem afetar o brilho da pérola. Evite ter perfume na pele que entre em contato direto com as contas.
Tire suas jóias de pérolas antes de tomar sol, nadar ou praticar esportes. Água quente e impura e areia danificarão as contas.
De tempos em tempos, limpe as contas com um pano macio ou com água e sabão neutro após usá-las. Ele removerá todas as impurezas das contas.
Entregue o colar ou a pulseira regularmente ao joalheiro para que ele possa ser preso novamente. Quanto mais freqüentemente as jóias são usadas, mais bonitas as pérolas brilham, pois o contato com a pele impede que as pérolas secem. O brilho da pérola será então mantido.
Onde Comprar?
Estabelecer o valor das pérolas é tão complexo que a maioria das pessoas não consegue fazer isso sozinha. No seu joalheiro em casa, você receberá conselhos e, claro, o preço certo. Além disso, as jóias com pérolas requerem uma revisão geral que somente o joalheiro pode fazer. Oportunidades para trocar jóias com pérolas também são ótimas.