É possível ficar sem adjetivos quando se trata de descrever o ornitorrinco. Esta criatura única, endêmica da Austrália, confundiu os cientistas desde sua descoberta. Ainda não sabemos muito sobre o animal semi-aquático ou os segredos que ele guarda. Assim, por que o ornitorrinco é um mamífero diferente?
Aqui estão várias curiosidades e descobertas. Algumas fazem sentido e outras, francamente, apenas nos levam a mais perguntas. Descubra tudo no artigo abaixo.
Por Que O Ornitorrinco É Um Mamífero Diferente?
Os ornitorrincos são, sem dúvida, um dos animais mais distintos do planeta. Vamos revelar algumas coisas que talvez você ainda não saiba sobre essa criaturinha peculiar.
Ele Não Tem Estômago
O ornitorrinco não tem estômago, mas existem outros animais que renunciam a produção de ácido do intestino. Os equídeos espinhosos e quase 1/4 dos peixes vivos têm uma garganta que faz a conexão direta com o intestino.
Por Que O Ornitorrinco É Um Mamífero Diferente? Porque Ele Pode Ser Gigante
As versões antigas de muitos animais modernos, incluindo pinguins, eram monstros grandes demais em comparação aos animais que conhecemos hoje. E o ornitorrinco não é diferente. Em 2013, a descoberta do dente único ajudou pesquisadores a identificar o ornitorrinco pré-histórico com mais de um metro e meio. Isso é o dobro do animal moderno em termos de tamanho.
Ornitorrinco Significa “furo Único” Na Língua Grega
Os ornitorrincos são uma das únicas cinco espécies que se separaram do restante dos mamíferos há 166 milhões de anos. Eles são mamíferos que põem ovos e recebem esse nome por causa do buraco no corpo que é usado como ânus e como abertura urinogenital.
Em 2008, cientistas decifraram todo o DNA do ornitorrinco. Então, por que o ornitorrinco é um mamífero diferente? Segundo essa descoberta, esses pesquisadores determinaram que, conforme a aparência um tanto bizarra do animal, ele compartilha genes com répteis, pássaros e mamíferos.
Ele Nutre O Filhote Sem Ter Mamilo
Embora os ornitorrincos nasçam de ovos, os bebês amamentam pela mãe. Ornitorrinco feminino, no entanto, não tem mamilos. Em vez disso, libera-se o leite pelos ductos da glândula mamária no abdômen. Os bebês tomam sugando as dobras da pele da mãe ou do pelo.
Os Machos Podem Ser Venenosos
Os ornitorrincos são um dos únicos mamíferos peçonhentos, uma das suas características de cunho mais reptiliano. Mas, ao contrário das cobras, os venenos não estão nos seus dentes.
Em vez disso, o macho tem um esporão em cada pata traseira da qual é dispensado o veneno. Embora o esporão em si esteja sempre presente, a glândula de veneno à qual está conectado é ativada sazonalmente. Dessa forma, só produz veneno na estação de acasalamento, o que indica que seu uso é para afastar machos concorrentes.
Ele Possui Garras Retráteis
Por que o ornitorrinco é um mamífero diferente? Embora ele possa ficar submerso na água apenas por poucos minutos – afinal, ele é mamífero – este animal é muito mais adequado para andar na água que na terra.
Bem como a lontra, a espécie poda sua pelagem grossa para ter bolhas de ar que fazem um isolamento térmico nos rios onde caça. Em terra, membros curtos dos ornitorrincos significam que eles precisam exercer 30% mais energia do que mamíferos terrestres com tamanhos semelhantes apenas para se movimentar.
Entretanto, a espécie tem uma adaptação específica para facilitar sua locomoção terrestre: as garras da frente. Elas se retraem melhorando a sua adequação.
Ele Usa Cascalho Como Um Substituto Para Os Dentes
Os ornitorrincos não têm dentes dentro da boca, o que dificulta a mastigação de alguns de seus alimentos favoritos. Mas eles descobriram uma solução bastante engenhosa.
Juntamente com vermes, insetos, mariscos e tudo o mais que esses alimentadores coletam para fazer uma refeição, o animal também pega cascalho no leito do rio.
Dessa forma, ele coloca tudo em bolsas nas bochechas carregando até a superfície no qual mastigará. Contudo, faz isso usando pedaços do cascalho como os dentes improvisados que quebram alguns dos alimentos mais difíceis.
Ele Usa Sua Cauda Para Situações Diferentes
Ao contrário dos castores, os ornitorrincos não utilizam as caudas para dar um tapa na água em advertência, ou mesmo para se mover. Na maioria das vezes, a função principal é apenas armazenar quase metade da gordura corporal do animal em caso de escassez de alimentos. Um ornitorrinco feminino também usa sua cauda para segurar os ovos em incubação contra seu corpo quente.
Um Pouco Mais Sobre O Por Que O Ornitorrinco É Um Mamífero Diferente
A espécie possui um nariz magnífico que serve como orientação, capturando campos elétricos. Assim, descobrimos por que o ornitorrinco é um mamífero diferente. Ele se defende com veneno, bota ovos e amamenta sem mamilos.
Londres, 7 de maio. Um grupo de cientistas conseguiu desvendar o mapa genético de um dos mamíferos mais extraordinários do mundo: o ornitorrinco, e concluiu que é um mamífero, um pássaro e um réptil ao mesmo tempo.
Resultados Surpreendentes Das Pesquisas Com O Animal
Na busca de semelhanças com os répteis, foi descoberto que ambos têm as mesmas duplicações de sequências genéticas. É esse o ponto chave para a sua produção de veneno. É fascinante, no entanto, que eles tenham se desenvolvido em ambos os grupos de forma completamente independente.
Os cientistas pesquisadores também ficaram surpresos com a descoberta de muitos genes olfativos. Eles esperavam encontrar apenas alguns, porque esse animal passa a maior parte do tempo debaixo d’água. No entanto, existem genes semelhantes em mamíferos com nariz muito sensível, como os cães. Agora é sabido que o ornitorrinco tem um nariz ótimo e pode até cheirar debaixo d’água.
Com 2,2 bilhões de pares de bases de DNA, o genoma do ornitorrinco atinge um tamanho de dois terços do humano. Possui 18.500 genes, semelhantes a outros vertebrados, e 52 cromossomos, incluindo muitos na área sexual, no total 10.
À primeira vista, a espécie parece um acidente de evolução. Mas, além do quão louco esse animal parece, sua sequência genética é inestimável para a compreensão dos processos biológicos da evolução dos mamíferos. Assim, por que o ornitorrinco é um mamífero diferente, pode ser compreendido por todos.