Home / Natureza / Como Funciona o Sistema Tampão Bicarbonato no Sangue?

Como Funciona o Sistema Tampão Bicarbonato no Sangue?

O corpo humano possui muitas reações que as próprias pessoas sequer conhecem, embora devessem conhecer.

Assim, o corpo pode reagir de formas muito complexas a diversos estímulos, sejam eles internos ou externos, a depender sempre da intensidade desse estímulo. Portanto, é muito comum que as pessoas não saibam exatamente o que o corpo faz para que algumas das soluções do dia a dia aconteçam, o que torna o corpo um grande mistério para muitos.

Contudo, ao parar apara analisar um pouco melhor as reações do organismo, é possível entender um pouco melhor o porquê de algumas doenças acontecerem e, assim, evita-las de maneira mais eficiente e rápida. Logo, é muito importante ter interesse em relação ao seu próprio corpo, pois é ele que fará com que você viva por muitos anos, com uma boa qualidade de vida e sem grades problemas de saúde. Portanto, não duvide da capacidade do seu corpo.

Além disso, saber mais sobre o corpo humano por fazer, também, com que algumas atitudes sejam evitadas, pois você já terá a real consciência daquilo que pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Corpo Humano
Corpo Humano

Tenha a noção de que algumas atitudes são ruins para o corpo, sendo que algumas vezes é melhor optar por um tipo de alimentação mais saudável em detrimento de algo um pouco mais gorduroso, por exemplo.

As Reações do Corpo

Um exemplo de reação química muito importante para o corpo, mas que as pessoas muitas vezes não conhecem ou não a entendem muito bem, é o transporte de oxigênio pelo sangue através da enzima anidrase carbônica. Isso porque essa enzima é chave para a manutenção da vida, mas muitas vezes o seu funcionamento não compreendido como se deve.

Assim, a anidrase carbônica pode ser muito prejudicada quando a pessoa se alimenta de forma inadequada, comendo muitos produtos gordurosos ou fabricados industrialmente, como lanches ou refrigerantes. Isso porque esse tipo de comida diminui o pH do sangue, o que faz com que o sangue esteja mais ácido que o normal e, assim, acabe por fazer a pessoa sofrer de diversas formas distintas. Quando não há o transporte adequado de oxigênio pelo sangue, por exemplo, é possível que tonturas e variações abruptas de pressão se tornem mais comuns.

Reações do Corpo
Reações do Corpo

Conheça a Solução Tampão

Assim, uma das reações do corpo, embora não muito conhecida por grande parte das pessoas, é o chamado sistema tampão, ou então solução tampão. Essa solução se dá no sangue humano, como efeito de uma compensação que o sangue tenta fazer para evitar que o corpo sofra muito. Assim, o sistema tampão nada mais é do que uma forma que o corpo encontra de controlar o nível do pH no sangue.

Pois, como já foi explicado, um pH baixo significa que o sangue está ácido demais e, portanto, pode fazer com que o corpo sinta diversas alterações negativas. Entre essas alterações provenientes de ter um pH baixo no sangue, está, por exemplo, a desnaturação de proteínas. Nesse caso, as proteínas perdem a sua força e já não conseguem mais fazer com que as reações aconteçam no organismo.

Nesse caso, muitas doenças podem aparecer, já que o sistema de defesa do corpo fica vulnerável. Assim, a solução tampão controla o pH do sangue, sendo uma solução que não deixa o sangue ficar ácido demais ou básico além da média, o que também pode ser um problema grave. Isso porque o sangue deve ter um pH de, mais ou menos, 7.

Quando muito acima ou muito abaixo disso, o corpo começa a sofrer bastante de muitas maneias diferentes. A solução tampão é uma só, mas pode agir tanto para aumentar o pH como para diminuir o nível desse pH, sempre em busca do equilíbrio.

Como Funciona a Solução Tampão

A solução tampão é chamada também de solução tampão de bicarbonato, e isso possui uma explicação bastante lógica. De forma resumida, a solução tampão de bicarbonato, a mais usada pelo corpo, possui o carbono como o seu elemento chave, sendo esse um fator fundamental para que o sistema possa fazer com que o sangue atinja um nível satisfatório de equilíbrio.

Portanto, a solução tampão de bicarbonato, a mais conhecida pelas pessoas e também a que o corpo costuma usar com mais frequência, acaba por ser muito útil para controlar o nível de acidez do sangue. Contudo, é importante saber que, se esse efeito tampão acontece no seu corpo de forma constante, algo está errado. Isso porque, em linhas gerais, o seu sangue está ficando fora da neutralidade de pH com uma frequência muito elevada, o que pode fazer com que um problema grave possa surgir em pouco tempo.

Escala de pH
Escala de pH

Para controlar mais o pH do sangue, tendo um nível moderado, coma alimentos de origem natural, sem exagerar muito nos refrigerantes ou nas comidas pesadas, além de utilizar o sal de forma mais contida.

Problemas do Sistema Tampão

O sistema tampão, ou solução tampão, apesar de ser muito eficiente para o controle do pH do sangue, pode trazer alguns problemas para a saúde. Isso porque esse sistema não é perfeito e, portanto, pode fazer com que, se usado de forma errada pelo seu corpo, os níveis de acidez se elevem de maneira descontrolada.

Logo, é possível que o sistema tampão envie a solução para o seu sangue sem que haja uma real necessidade fazer isso, o que pode mudar muito o nível do pH e causar problemas. Em linhas gerais, o mais comum é que esse problema torne o sangue ácido demais e acabe com o poder das proteínas do corpo. Porém, outro problema tão sério quanto esse pode ser o excesso de bases no sangue, o que tornará o sangue muito básico. Um sangue muito básico, em termos biológicos e químicos pode fazer com que a pessoa tenha problemas ligados à alcalose.

Sistema Tampão
Sistema Tampão

Esse tipo de questão relacionada à saúde pode ser vista de forma frequente naquelas pessoas que respiram de forma muito rápida e ofegante, ainda que nem tenham praticado atividades físicas. Logo, mantenha atenção à sua forma de respirar e, se for o caso, procure ajuda médica profissional.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *