Home / Natureza / Tipos de Ecossistemas e Suas Características

Tipos de Ecossistemas e Suas Características

Os ecossistemas, que são combinações de um grupo de seres vivos e seu ambiente, podem ser classificados de diferentes maneiras. Existem dois tipos de classificações de ecossistemas: biótopo (ambiente vivo) ou biocenoses (seres vivos).

O modo de classificação mais utilizado é aquele que é feito a partir do biótopo, ou seja, o meio. Por exemplo, o ambiente marinho dá ecossistemas oceânicos. Um biótopo (ou meio) é decomposto em tantos ecossistemas quanto existem grupos de seres vivos vivendo na comunidade.

A exceção a esse tipo de classificação é o ecossistema humano que se refere à biocenose e não ao meio ambiente, isto é, os homens.

Características do Ecossistema Terrestre

O estabelecimento de ecossistemas complexos no continente é provavelmente o evento mais importante na história da vida multicelular depois do Cambriano e radiação Ordoviciano que revolucionaram o mundo marinho e gerou a formação dos primeiros ecossistemas complexos.

As plantas foram os primeiros a colonizar a terra, desde o Ordoviciano, há 470 milhões de anos, mudando fundamentalmente a geosfera: oxigenação da atmosfera, a formação do solo e do novo clima e regimes sedimentares.

Artrópodes foram os primeiros animais para tomar a mergulhar, com as centopeias e aracnídeos (aranhas, escorpiões, ácaros) no final de Siluriana, há 430 milhões de anos, e os insetos no início do Devoniano (cerca de 410 milhões de anos).

Os vertebrados terrestres, os tetrápodes, aparecem apenas no meio do Devoniano (cerca de 380 milhões de anos atrás), enquanto os primeiros ecossistemas terrestres complexos, formados por comunidades florestais diversificados, já estão bem estabelecidos.

Características do Ecossistema Florestal

Ecossistema Florestal

Na floresta há árvores. Acima, abaixo e ao redor vive uma série de outros organismos vivos: animais, plantas, bactérias, fungos. Há também tudo o que faz parte do ambiente em que vivem: solo, pedras, rochas, um riacho … É um grande ecossistema, ou seja, um conjunto de plantas e animais vivendo em um ambiente específico, esses seres vivos precisam um do outro para sobreviver.

As florestas são constituídas por espécies arbóreas, arbustivas e vegetais que variam muito em função da área geográfica em que ocorrem. Existem dois tipos principais de árvores, madeiras nobres (árvores com folhas) e madeiras macias (árvores com agulhas como abeto). Dizem que as folhas são caducas quando caem no chão no outono. As florestas são feitas de diferentes andares.

Normalmente existem quatro estágios ou estratos de vegetação: a camada de musgo (musgos e fungos), o estrato herbáceo (flores, samambaias e grama), o estrato arbustivo (arbustos ou arbustos) e o estrato arbóreo (árvores adultas).

Uma floresta é um ambiente natural onde uma multidão de espécies animais vive. Estes são seus locais de residência, os pássaros, por exemplo, precisam de árvores para construir seus ninhos. É também um lugar onde os animais encontram comida, existem muitas relações alimentares entre os diferentes seres vivos que vivem na floresta.

Características do Agrossistema

Um agrossistema é um ecossistema artificial, criado e desenvolvido pelo Homem, para explorar espécies de plantas ou animais que não só fornecem alimento, mas também matéria-prima. Sua exploração é essencial e, portanto, é essencial que haja uma boa gestão do ecossistema.

Para manter e gerenciar seus agrossistemas, o agricultor pode usar insumos ou desenvolver técnicas para compensar as perdas relacionadas à exportação de biomassa e proteger as espécies produzidas para melhorar sua produção.

Primeiro de tudo, usará fertilizante, pois compensa a exportação de minerais do solo, preservando assim a fertilidade do solo. Os fertilizantes também possibilitam o aumento da produção de matéria vegetal: podem estar em forma orgânica (chorume, esterco …) ou sob forma mineral.

Então, o abastecimento de água é essencial para as culturas e o gado. A quantidade de água fornecida pela irrigação, por exemplo, nas culturas depende da natureza das espécies a serem colhidas, da natureza do solo e do clima.

Características do Ecossistema Marinho ou Oceânico

Um “ecossistema marinho” é um conjunto ecológico constituído por uma biocenose, composta por organismos marinhos, e um biótopo, composto de água salgada e as margens dos mares e oceanos. Os organismos marinhos interagem constantemente entre si (reprodução, cadeia alimentar …) e com o biótopo.

Os mares e oceanos são grandes e estão localizados em diferentes partes do planeta (variáveis ​​de latitude e longitude): há, portanto, muitos ecossistemas marinhos com características diferentes (temperatura, salinidade …).

O oceano é o maior o ecossistema do planeta, tanto em área de superfície quanto em profundidade e, conseqüentemente, seu volume. As características físicas da água permitem que o oceano desempenhe um papel regulador na atmosfera e no clima da Terra e forneça condições favoráveis ​​aos organismos vivos.

Ecossistema Lótico e Lêntico

Ecossistema Lótico

Ecossistema lótico é o estudo de interações bióticos e abióticos no fluxo de água fluente. Envolve muitas formas, incluindo os riachos ou córregos perto dos grandes rios com vários quilômetros de largura, mas desde que tenha a invariância, justificando seu estudo conjunto.

Ecossistema lêntico envolve um habitat e seres vivos típicos dos ecossistemas de águas calmas e de renovação lenta (lagos, pântanos, lagoas, açudes, etc), em oposição às zonas de água corrente que correspondem aos ecossistemas lóticos.

Destruição de um Ecossistema

Um ecossistema é frágil, pode ser destruído por um distúrbio interno ou por uma força externa. Grande ou pequeno, nenhum ecossistema está imune à destruição. O menor desequilíbrio pode levar à destruição. A destruição de um ecossistema pode vir de uma força externa ou de um desequilíbrio interno. Vamos exemplificar:

Exemplo de destruição por uma força externa: Depois da chuva, uma poça de água forma-se rapidamente e pode tornar-se o lar de criaturas minúsculas, plantas microscópicas. Consequentemente, um mosquito provavelmente poderá surgir e botar ovos que eclodirão e se alimentarão dessas plantas microscópicas da poça. As larvas, por sua vez, atrairão predadores maiores e assim se inicia um ecossistema.

Todo este pequeno mundo viverá, crescerá, crescerá até que, de repente, uma criança travessa retorna da escola por ali, vê a poça e resolve brincar, pular nela alegremente! O ecossistema é destruído, assim como o planeta terra poderia ser destruído se a lua resolvesse a atingir tal como o pé da criança na poça.

Contra essas forças externas, não podemos fazer nada ou quase nada! Um ecossistema também pode ser destruído por perturbações internas. O equilíbrio de um ecossistema pode ser erodido, levando eventualmente à destruição do ecossistema.

Por exemplo, caso se dizimasse os grandes felinos, como os leões, isso pode causar superpopulação de espécies herbívoras que consequentemente destruirão a vegetação, resultando na desertificação. A desertificação terá uma conseqüência na sobrevivência das espécies na savana, às vezes o ecossistema encontra um novo equilíbrio, outras vezes não encontra, e desaparece.