Home / Natureza / Quanto Tempo Demora O Casulo Do Bicho Da Seda?

Quanto Tempo Demora O Casulo Do Bicho Da Seda?

Os bichos-da-seda nada mais são do que lagartas que giram um casulo de seda e se transformam em mariposas enquanto ficam lá dentro bem quietinhas!

Em média o bicho da seda pode permanecer por três semanas no casulo, emergindo finalmente como uma mariposa para acasalar e, ser capaz de botar novos ovos. Os ovos eclodem em um curto prazo, em apenas semanas, sendo que depois disso, o ciclo permanece! Se trata de um processo constante e bastante  intenso!

Os bichos-da-seda passam por quatro estágios de desenvolvimento, assim como ocorre com a maioria dos insetos: ovo, larva, pupa e imago (fase adulta).

O estágio adulto (imago) é a mariposa (bicho-da-seda). A larva é a lagarta do bicho da seda. Uma vez que o bicho-da-seda cresce tanto, deve se livrar de sua pele quatro vezes durante a fase de crescimento!

Esses estágios dentro desse incrivel processo são chamados instares. O nome latino (científico) do bicho-da-seda é bombyx mori, que quer dizer, em tradução livre, ‘bicho-da-seda da amoreira preta”.

O Ciclo De Vida!

O ciclo de vida total de um bicho-da-seda varia de 6 a 8 semanas. Geralmente, quanto mais quente o clima, mais rápido o bicho-da-seda completará seu ciclo de vida.

No entanto, outros fatores como umidade e exposição à luz solar também são muito importantes. Idealmente, os bichos-da-seda experimentam 12 horas de luz solar e 12 horas de escuridão por dia, a uma temperatura de 23 a 28 graus Celsius

Além disso, existem níveis de umidade entre 85% a 90%. Sob essas condições, seus ovos devem eclodir em um período de 7 a 10 dias. No entanto, é muito difícil conseguir essas condições sem uma incubadora.

Essa acaba sendo uma prática comum apenas quando o clima não é favorável e quando se pretende esse processo de maneira mais intensa e em grande escala!

O Que Saber Sobre Os Ovos

E eclosão dos ovos pode ser algo extremamente variável, sendo que o clima e até mesmo a região em questão podem interferir substancialmente nesse fator! Ou seja, o clima é uma das principais variáveis que devem ser levadas em conta.

Outro ponto que pode favorecer isso é que também se coincide surpreendentemente com o fato de a amoreira recuperar suas folhas depois que a árvore as perde no inverno.

Recomenda-se que você armazene todos os seus ovos em um local frio (uma geladeira pode até mesmo ser ideal), pois se houver flutuações no clima, seus ovos poderão eclodir mais cedo do que o esperado.

Quando colocados em uma área fria, você pode controlar quando os ovos poderão eclodir, garantindo assim que eles sempre tenham uma  boa fonte de alimento.

Ovos de Bicho Da Seda
Ovos de Bicho Da Seda

Se os seus ovos foram colocados na geladeira, eles começarão a se desenvolver e eclodem após 10 a 25 dias em média, dependendo do clima – com o clima mais quente a eclosão é mais rápida.

Veja abaixo alguns prazos e etapas do ciclo:

  • Ovos 10-25 dias
  • Lava e vermes 20-33 dias
  • Pupa 10-14 dias
  • Mariposa 5-10 dias
  • Lava / casulo

Um Recomeço!

Depois de cerca 20 ou 33 dias mastigando uma boa quantidade de folhas da amoreira (seu lugar predileto), o bicho-da-seda deverá sentir que já é hora de dar, finalmente, um novo passo.

A lava, quando já estiver devidamente preparada para entrar em seu casulo é de fácil percepção ao nosso olhar, o que facilita, de certa maneira os estudos acerca de seu ciclo de vida! isso ocorre porque ela tende a aparecer translúcida e ainda com um tonalidade amarelada. Pouco antes de começar a formar o casulo, o bicho-da-seda também deverá excretar um líquido.

Esse liquido deverá ajudar a limpar seu sistema e prepará-lo para o último estágio de seu ciclo de vida. Em seguida, escorrerá uma pequena gota de seda para ancoragem, antes de extrair um filamento longo e contínuo de seda. Para tanto, ele seguirá balançando a cabeça para frente e para trás.

Esse processo pode levar até 48 horas para que o bicho-da-seda seja totalmente concluído, e o resultado será um casulo perfeitamente ovalado, com um fio contínuo de seda de até 1 km de comprimento! Sim, parece impressionante, mas é assim que tudo acontece!

Dentro do casulo, o bicho-da-seda para por uma última mudança e isso acontece conforme ele se aproxima do estágio que consiste em se tornar uma mariposa.

Às vezes, os bichos-da-seda fazem coisas engraçadas, e isso é evidente quando ele até mesmo decide girar um casulo com um amigo que esteja ali pertinho – ao lado!

Quando isso acontece, o casulo será visivelmente maior, no entanto, se os dois forem membros do sexo oposto, às vezes o casulo não eclode – Se abrirmos esse casulo, poderemos ver duas traças-da-seda mortas e um monte de ovos dentro do casulo!

E Sobre A Traça?

Ciclo de Vida do Bicho Da Seda
Ciclo de Vida do Bicho Da Seda

Entre 10 e 14 dias de desenvolvimento rumo a se formar, finalmente, uma mariposa em seu casulo, a traça-da-seda aparecerá do casulo e excretará um fluido marrom – Embora possa parecer impressionante, isso apenas indicará que a traça da seda está limpando seu sistema.

As traças de seda não podem voar. Em alguns casos os machos até conseguem chegar perto disso, porém, não se sustentam no ar por muito tempo!

Diferença Das Traças Machos E Fêmeas

É muito fácil separar as traças-de-seda masculinas e femininas! As fêmeas possuem sempre um abdômen maior, enquanto os machos possuem sempre um abdômen menor.

Outras diferença está na forma como ambos agem! Isso porque os machos também tendem a ser mais ativos, pois estão constantemente à procura de uma parceira.

A Vida Da Mariposa!

A mariposa vive pouquíssimo tempo, sabia? Isso dura algo entre 5 a 10 dias – e o machos geralmente tendem a viver mais do que as fêmeas.

As traças-da-seda começarão a procurar um companheiro quase imediatamente depois de emergir do casulo, com algumas vistas acasalando com uma mariposa do sexo oposto dentro do casulo, caso duas mariposas compartilhem um!

Após o acasalamento, a Traça-fêmea coloca entre 300-500 ovos e, em seguida, morre, enquanto a Traça-do-sexo masculino procura outra parceira, caso não seja muito velho.

Tudo é absurdamente rápido, constante e com números bastante relevantes, mas, sem a menor sombra de dúvidas, mesmo que brevemente é um ciclo fantástico!

E se você gostou dessas informações que tal compartilhar esse conteúdo para ajudar mais pessoas a obterem conhecimentos sobre o assunto? Informação e conteúdo nunca é demais, não é mesmo?

Veja também

O Que é Canela Aromática? Onde Encontrar?

As plantas são sempre essenciais para as pessoas, por mais que nem sempre seja possível …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *