Home / Natureza / O Ganso Pilgrim

O Ganso Pilgrim

Essa espécie de ganso possui algumas características que os distingue das demais raças de gansos existentes. Uma das principais é o fato do macho e da fêmea serem diferentes em suas cores, enquanto outras raças há um padrão de cores entre ambos os sexos.

Outro fato interessante sobre eles se trata de seu comportamento dócil, tornando-os muito bem-vindos e quistos onde vivem, já que são amigáveis, característica essa que não combina com nenhuma outra espécie de ganso.

Não obstante, outro fato importante desta espécie é que são as únicas que estão em risco de extinção segundo a American Livestock Breeds Conservancy (ALBC – Conservação de Raças Pecuárias Americanas).

Assim como as demais variedades de gansos, os Pilgrim são herbívoros e se alimentam basicamente de hortaliças e sementes.

Pelo fato de serem aves altamente sociáveis, essas aceitam todo tipo de comida, sendo grande fãs de comida de graça. É válido lembrar que alimentar as aves pode causar um descontrole natural em seu ambiente, já que estas deixarão de procurar comida por conta própria, se tornando dependentes de pessoas que, nem sempre, poderão estar lá para alimentá-las. É importante ter em mente que alimentá-las diariamente é diferente de jogar comida para as aves uma vez ou outra.

Reprodução e Ambiente

Os Gansos Pilgrim são amantes de rios e córregos, cujo interesse serve, especialmente, para a reprodução dos mesmos. São uma raça de gansos altamente domesticáveis e são considerados uma das raças mais calmas da espécie, tendo um fácil convívio com humanos e outros animais

Diferentemente de outros gansos, os Pilgrim não possuem a tendência de gritar ou de atacar tudo o que se aproxima deles. Essa ação raramente ocorre, como quando predadores estão por perto, por exemplo.

Seus ninhos são constituídos de galhos secos, mato e penas cinzas, que é a característica da coloração da gansa Pilgrim. Esses gansos, assim como os outros, são rústicos, e seus ninhos podem ser montados em qualquer lugar.

A mãe tende a botar de 3 a 4 ovos por ninhada, incubando esses ovos por cerca de 27 a 30 dias. Os filhotes do ganso Pilgrim, tal como os de outras raças, nascem sabendo nadar e mergulhar. A gansa só deixa seu ninho após o último ovo chocar, ou seja, alguns filhotes já podem estar andando com a supervisão do pai, enquanto a gansa fica esperando o último ovo chocar.

Por quê PILGRIM? Conheça as Possíveis Origens Deste Ganso

O nome PILGRIM vem do inglês PEREGRINO, e vários criadores e fazendeiros conhecem esses gansos tanto por Ganso Pilgrim quanto por Ganso Peregrino.

Ganso Pilgrim na Água
Ganso Pilgrim na Água

Uma das ocorrências mais notáveis relativas à origem e catalogação dessa espécie se deu quando um homem chamado Oscar Grow, que era uma das maiores referências em relação às aves aquáticas no ano de 1900, desenvolveu e reproduziu essa raça de gansos na cidade de Iowa, transferindo-os depois para o Missouri, em 1930. Essa longa jornada de mais de dois mil quilômetros de distância, deu origem ao nome dos gansos: peregrinos.

Ainda há relatos de que gansos com os aspectos do Pilgrim foram vistos, anteriormente, em locais da Europa, por exemplo, mas nunca nomeados oficialmente.

Casal de Ganso Pilgrim
Casal de Ganso Pilgrim

Não é cem por cento certo a origem real dos Pilgrim; além da história do nome dos gansos vir da peregrinação promovida por Oscar Grow, é dito, ainda, que europeus desbravadores trouxeram essa raça para a América, fazendo longas viagens, ficando conhecidos, também, como peregrinos.

Os gansos, atualmente, existem em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Sua domesticação é bastante famosa na Inglaterra. O aspecto mais chamativo dessa raça de gansos é a distinção entre o macho e a fêmea no aspecto físico.
Para entender melhor as diferenças existem entre os gansos da mesma espécie, acompanhe o tópico abaixo.

Característica dos Machos, das Fêmeas e dos Filhotes

Os gansos Pilgrim podem ser diferenciados por sua coloração, onde os machos apresentarão a coloração totalmente branca, indo um pouco para o amarelo, enquanto a fêmea terá a coloração cinza escura, com algumas penas brancas espalhadas pelo corpo. O bico do ganso macho irá variar do rosa-claro para o laranja escuro; quanto mais novo é o ganso macho, mas claro é seu bico. Geralmente os olhos dos gansos machos são azuis. As fêmeas, ainda, sempre apresentarão, desde tenra idade, uma coloração mais escura nos bicos e nas patas. As fêmeas possuem uma leve semelhança com os gansos africanos em relação a cor das penas. Os gansos africanos também são chamados de gansos pardos, devido a essa coloração. Os gansos machos possuem uma sincera semelhança física com os gansos chineses, exceto que os gansos chineses possuem uma protuberância na testa.

Os gansos machos chegam a pesar até 7 quilos, enquanto as fêmeas variam entre 5 e 6 quilos.

Quando filhotes, ambas os sexos nascerão como todos os outros gansos, na cor amarela, quando as penas mais parecerão pelos, assim como a maioria das aves. Essa coloração se perde dentro dos primeiros dias, onde as penas brancas dos machos e as cinzas das fêmeas começarão a aparecer. Essa raça é a única da espécie que consegue indicar, dentro de poucos dias, qual é o sexo do filhote, apenas através de sua coloração.

A Personalidade Gentil do Ganso Pilgrim

A principal característica que os diferencia dos demais gansos é o fato desses serem gansos mansos, o que raramente existe. O Ganso Pilgrim é uma das únicas raças em que, mesmo em estado selvagem, podem receber comida diretamente no bico, sem machucar a mão de quem está oferecendo a comida, por exemplo.

A gansa possui instintos maternos protetores, pois elas raramente deixam o ninho enquanto estão incubando os ovos. O ganso fica responsável por alimentá-la e cuidar dos filhotes que já nasceram, pois esses sairão do ninho e começarão a andar aos arredores.

Durante o processo de acasalamento, os gansos Pilgrim tendem a demonstrar proteção em relação aos outros, nunca deixando um ou outro sozinho, e isso continua até o final de suas vidas, já que estas são aves monogâmicas.

Aprenda mais sobre gansos nos links abaixo:

Veja também

Quantas Gramas De Proteína Tem Um Ovo Cozido?

Ovos são o tipo de alimento, salvo algumas exceções, perfeito para pessoas de qualquer idade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *