Home / Natureza / Nectarina Rosalina: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

Nectarina Rosalina: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

O que é Nectarina?

As Nectarinas cujo nome científico é Pronus persica nurcipersica pertence à família Rosaceae, são frutas muito parecidas com os pêssegos e seu diferencial é por conter a sua casca lisa. Essa característica de casca lisa e sem pelos que distingue as nectarinas na realidade é uma modificação genética do pêssego, que teve origem na China e foi aperfeiçoada na América do Norte. É uma fruta muito saborosa, de cor viva, seu formato é oval ou redondo, com uma polpa bem suculenta, cheirosa e de cor amarela, branca ou vermelha. O nome nectarina vem da palavra “néctar” devido ao seu sabor doce e diferente.

A nectarina é uma fruta que resultou do cruzamento de pêssegos com as ameixas vermelhas, e por conta da sua fácil evolução e modificação, conseguiu trazer aos dias de hoje, vários tipos de nectarinas, como é o caso da Rosalina que abordaremos mais abaixo. Sua pesquisa por modificações começou nos anos setenta por conta das épocas de inverno, e dificuldades encontradas para sua plantação e cultivo no Brasil, especialmente em épocas de frio.

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Rosales
  • Família: Rosaceae
  • Gênero: Prunus
  • Espécies: Prunus persica nucipersica

As nectarinas são plantadas e cultivadas nos mesmos lugares onde são plantados os pêssegos. Em média, as nectarinas são um pouco menores, mais doces, mais vermelhas e sensíveis do que os pêssegos. A árvore que dá essa fruta é de pequeno porte, possui folhas longas e estreitas, que têm sua borda muito finamente serrilhada. As nectarinas têm preferência por climas quentes e secos que contenha solo mais arenoso e bem drenado.

Planta Nectarina
Planta Nectarina

Os países que são principais produtores da nectarina são: França, Espanha, Grécia, Califórnia, Chile, África do Sul, Argentina e Chile. Aqui no Brasil são produzidas especialmente na região sul e sudeste, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

Propriedades da Nectarina

A nectarina é uma fruta que tem muitos efeitos benéficos para a saúde, principalmente pelo seu alto teor de antioxidantes que são nutrientes que protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres e assim evitam doenças perigosas como o câncer. Além dos antioxidantes, a nectarina tem vitamina A, vitamina B3, vitamina C e também potássio. A vitamina A é muito importante para conservar a saúde da pele, proteger a visão e auxilia no crescimento. A vitamina B3 possui um papel importante no processo de formação do DNA. A vitamina C ajuda na saúde dos ossos, cartilagens, dentes, gengivas e protege o organismo contra infecções. O potássio é um elemento químico essencial para a saúde do homem.

A nectarina é uma importante fonte de fibras alimentares, e previnem a prisão de ventre e reduzem o risco de se adquirir problemas intestinais. Pode ser consumida in natura, cozida para o preparo de conservas e compotas, e muitas vezes em docerias pode ser encontrada como um ingrediente que vai em receitas de sobremesas, tortas, bolos, crepes e até mesmo sorvetes.

Como seu parente próximo, os pêssegos, as nectarinas são colhidas já maduras, mas ainda firmes e precisam de alguns dias para amadurecer mais um pouco para então serem consumidas. Para acelerar esse processo, podemos colocá-las em um saco de papel dobrado em temperatura ambiente, juntamente com uma banana verde, assim, as nectarinas devem atingir o seu máximo de maturação, após alguns dias.

Nectarina Rosalina

Devido a certa dificuldade encontrada pelos produtores de produziram nectarinas para venda e consumo, especialmente no estado de São Paulo, alguns estudos foram feitos para mistura de nectarinas e pêssegos, para melhor conversação dos produtos e assim, que a fruta durasse mais e com isso, tivesse mais fácil cultivo e posteriormente pudesse ser utilizada para venda. Esses estudos foram feitos nos anos setenta e sobre a Nectarina Rosalina foi concluído que:

‘Rosalina’ (IAC N 3074-49): fruto de tamanho grande, 120g de formato ovular, com ápice minúsculo; sua cavidade é mais profunda e minúscula, e por conta disso divide o fruto em duas partes assimétricas. Tem a pele lisa com fundo amarelo, sua tonalidade mais forte é avermelhada, muitas vezes em forma de pequenas estrias, e ocupa cerca de quase metade de sua superfície.

Polpa da Nectarina
Polpa da Nectarina

Sua polpa por sua vez, é amarela, firme e sucosa, a auréola ao redor do caroço, que é de tamanho médio. Sabor doce, levemente ácido e bem agradável, seu teor de açúcar é baixo e de acidez é equilibrado.

Sua árvore é muito vigorosa, e suas folha são abundantes. Na pesquisa feita em Capão Bonito foi constado que suas produções médias foram de 17,4 kg, 33,5 kg e 44 kg por planta com cerca de dois a quatro anos de idade, respectivamente. Seu amadurecimento foi mediano.

Dessa forma, as novas variedades apresentadas por essa pesquisa, que inclui a “Rosalina”, constituiu que essas novas opções de cultivo da nectarina nas regiões de inverno, tanto de São Paulo, por terem época de amadurecimento bem diferente das nectarinas comuns, proporcionam melhor distribuição de trabalho ao produtor e também para comercialização do produto.

As características de durabilidade, vigor, produtividade, graúdos e de aspecto atraente constituíram pontos altos dessas novas variedades. O sabor doce e ácido da ‘Rosalina’ podem satisfazer as preferências de diferentes tipos de consumidores. Devido à maturação normal, em meses diferentes como novembro e primeiras semanas de dezembro, e também a alta resistência das nectarinas, pode-se colocar essas frutas no mercado e aproveitar a grande demanda de festas de finais de ano, e por conta desse fato, ser utilizada em receitas doces e também agridoces que são muito procuradas nessa época.

Principal Diferença da Nectarina de Outras Frutas como Pêssego e Ameixa

Deliciosa e também suculenta, a nectarina é mais nutritiva do que o pêssego. Em sua composição, a nectarina tem maior quantidade de vitamina C, o dobro de vitamina A e uma quantidade significativamente maior de potássio além de serem mais doces e possuir casca bem mais fina e lisa.

A nectarina é responsável por oferecer reforço ao sistema imunológico, e por conta disso, combater infecções e doenças, além de fortalecer o sistema imunológico. As fibras alimentares encontradas na nectarina também contribuem para uma boa digestão e previne problemas intestinais, como a gastrite.

Veja também

O Que o Gengibre Faz no Nosso Organismo?

O consumo de alimentos naturais para a cura dos mais diversos problemas está se tornando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *