Home / Natureza / Crocodilo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Crocodilo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Hoje vamos falar sobre os crocodilos, possui o nome científico de sobre os crocodilos, possui o nome científico de Crocodylidae, esses animais fazem parte de um grupo de répteis onde podemos encontrar cerca de 14 espécies diferentes. São animais encontrados na Austrália,  na África e nas Américas.

Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre os Crocodilos

Crocodilo na Grama
Crocodilo na Grama
  • Saiba que os crocodilos que conhecemos são répteis enormes, considerados os maiores já vistos em nosso planeta. Podem chegar a medir 7 metros, e pesar entre 1000 a 1200 kg.
  • Esses animais comem pequenas rochas para auxiliar em sua digestão. Também conhecidas como gastrólitos, essas pequenas rochas auxiliam no processo digestivo do animal, que pode se alimentar de animais inteiros, ou que possuem ossos. Dessa forma o alimento pode ser triturado dentro do estômago e pode ficar ali por alguns anos.
  • O crocodilo possui a mordida mais potente do que qualquer outro tipo de animal no mundo.

Para conseguir comparar, o crocodilo tem uma potência na mordida cinco mil vezes maior que a do ser humano. Outra comparação é com relação ao tubarão branco, o crocodilo tem uma potência dez vezes maior.

Apesar de toda essa potência, os músculos responsáveis por movimentar sua mandíbula são bem fracos e pequenos. Sendo assim o homem consegue fechar a boca do animal com as mãos.

  • Os crocodilos nadam muito bem, e ainda são muitos ágeis dentro da água. Tão rápidos que chegam a nadar em uma velocidade de 35km/h. Todo seu corpo é desenhado para se dar bem dentro da água, facilitando seu impulsionamento. Podem ficar em pé dentro da água por cerca de 3 horas, já que sua casa lhe dá apoio.

  • Crocodilos e jacarés ainda são muito confundidos entre si, e muitas pessoas acreditam se tratar do mesmo animal. Uma pequena característica pode auxiliar a identificar esses animais sem erro, só é necessário um pouco mais de atenção. O formato da boca desses animais é bem diferente. No caso do jacaré, por exemplo, é possível notar com facilidade os dentes em sua mandíbula mesmo estando este com a boca fechada. Já no caso dos crocodilos seus dentes não ficam à mostra quando estão com a boca fechada. Outra característica dos jacarés é que eles possuem um focinho mais largo em meia lua, já os crocodilos possuem focinhos mais afilados e em formato de V.
  • Os crocodilos têm costume de dormir com a boca aberta.

Apesar de parecer bem estranho, é verdade, e não se surpreenda caso encontre um dessa forma por ai. Eles fazem isso pois abrir a boca ajuda a se refrescarem. Já que esses animais não transpiram é uma forma de liberar calor.

  • O que será que crocodilos e dinossauros têm em comum?

Apesar de serem répteis, esses animais estão mais ligados a dinossauros e a gente pode explicar.

Os primeiros animais dessa espécie chegaram a  milhões de anos atrás. Praticamente na mesma época dos dinossauros. O primeiro animal media apenas  1 m, ele ficava em pé sob apenas duas patas e conseguia correr dessa forma. Isso nem parece verdade hoje, já que as patas de trás são mais curtas.

Crocodilo no Lago
Crocodilo no Lago
  • A origem da expressão popular lágrimas de crocodilo

Quando alguém está fingindo alguma emoção, dizemos que ela está chorando lágrimas de crocodilo. Isso se deve ao fato do animal liberar lágrimas no momento em que está abatendo sua presa. Ao mastigar esse animal empurra o ar para seu rosto, saindo pelas vias lacrimais como se estivessem chorando, mas isso é um fato apenas fisiológico e não quer dizer que o animal está arrependido.

  • A maior parte dos crocodilos não sobrevivem após o primeiro ano ainda na juventude.

A mortalidade desses animais ainda jovens chega a 99%, pois são atacados por crocodilos adultos, ou outros animais como alguns peixes, lagartos, hienas e etc. Além dos humanos que vão em busca dos ovos de crocodilo para comer.

  • O crocodilo possui dentes muito afiados, são 24 dentes assustadores.

Mas saiba que mesmo assim eles quase não os usam para mastigar. Eles servem para agarrar com facilidade as suas presas, e para esmagá-las. Como dissemos acima, o que vai moer a comida dentro deles são as pequenas rochas que eles engolem.

  • Já reparou que os crocodilos possuem orelhas, olhos, nariz acima de sua cabeça. Saiba que não é à toa, já que isso facilita bastante quando esses animais ficam na água completamente submersos, e mesmo assim conseguem enxergar, ouvir e respirar. Quando esses animais estão submersos na água, seus olhos são protegidos por uma espécie de membrana que os protege como se fossem óculos de natação. Dessa forma esses animais não têm dificuldade de enxergar debaixo d’ água.
  • Curiosamente o sexo de um bebê crocodilo pode ser definido de acordo com a temperatura do seu ovo,  32ºC nascerá um crocodilo macho, mas se estiver menos de 32ºC ou acima dessa valor nascerá um bebê fêmea.

Os bebês crocodilos avisam sua mãe que já está na hora de saírem dos ovos.

Como a natureza é extremamente sábia, os filhotes podem avisar suas mães que estão pronto. Esses ovos são enterrados na areia, de lá o filhote emitirá alguns ruídos para avisar que quer sair e eclodir. Dessa forma a mãe desenterra os ovos que estão cobertos por areia e cuidará deles até que eles saiam completamente. Depois serão levados a algum rio para que possam já começar a comer os insetos dali.

  • As presas dos crocodilos morrem afogadas.

Curiosamente os crocodilos utilizam-se dessa artimanha de afogar suas presas para facilitar o abate. Esses animais se alimentam de variados outros animais como pequenos mamíferos, peixes, pássaros, cobras e ratos. Primeiro eles vão à caça desses animais, quando encontram vão agarrar e arrastar até a água, afundando na água até que a presa morre afogada, Esse processo facilita muito a vida do crocodilo, a matarem a presa rapidamente fica mais fácil de comer. Depois que está morta e sem reação a presa é levada para fora da água onde será engolida.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.