Home / Natureza / Qual a Raposa Mais Bonita do Mundo?

Qual a Raposa Mais Bonita do Mundo?

Hoje vamos falar mais um pouco sobre as raposas, esses animais são mamíferos que também se alimentam de fonte animal e vegetal. Pertencem à família Canidae. A característica presente no grupo dessa espécie é um tamanho médio, com um focinho alongado e uma cauda comprida e bem peluda. Outra característica forte é o formato de suas pupilas que são ovais.

Existem 37 espécies de raposas reconhecidas, apenas doze são consideradas raposas verdadeiras que fazem parte do gênero Vulpes. A raposa mais comum é a raposa vermelha. Mesmo assim, são raposas aquelas que pertencem a outros gêneros.

Uma curiosidade é que todas as raposas pertencem à mesma família de canídeos, por esse motivo estão bem próximos de outros animais da mesma família como coiotes, cachorros, lobos e chacais.

As características desses animais, mesmo que muito parecidas, podem variar de acordo com o local que habitam, sua aparência física e comportamental em geral podem ser um pouco diferentes.

Saiba Mais Sobre as Raposas

Raposa no Asfalto

Conhecendo um pouco mais sobre as características desses animais conhecidos por serem tão inteligentes.

Todo o formato do seu corpo favorece suas habilidades de caça, são muito eficientes e ágeis. São animais que conseguem se adaptar bem em períodos de escassez de comida, quando não encontram animais para caçar podem se virar bem com restos de corpos de animais que já estão mortos e encontram pelo caminho. Algumas pessoas já viram raposas se alimentando de excrementos humanos.

É um animal de hábitos noturnos, a noite quando ficam ativas podem caçar animais maiores do que elas mesmo, mas com certeza o prato preferido são os da espécie de roedores. Também podem se alimentar de insetos e inclusive frutas silvestres.

Olhando rapidamente para uma raposa é fácil confundi-la com um cão, pois são muitos parecidos. Mas lembre que o comportamento é totalmente diferente, raposas por exemplo não latem. Outra diferença grande é que as raposas vivem bem sozinhas, já os cães precisam viver em matilha.

Como sempre o ser humano está interferindo na natureza, por esse motivo o homem continua sendo a maior ameaça desses animais, a caça de raposa seja por diversão ou para pegar a pele ameaça esses animais na natureza.

Tipos de Raposas Existentes no Mundo

Você sabe quantos tipos de raposas são conhecidas? Ao longo do tempo o homem descobriu no mundo um número maior que vinte raposas diferentes, apesar disso algumas dessas raposas já não são mais encontradas pois foram extintas. A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais das espécies ameaçadas emitiram dados que listam algo em torno de treze espécies existentes atualmente, mas algumas ainda não são conhecidas.

Qual a Raposa Mais Bonita do Mundo?

É difícil escolher apenas uma raposa já que existem diversas que são bem bonitas, mas separamos aqui as consideradas mais belas e também as mais conhecidas.

Raposa do Deserto

Raposa do Deserto no Deserto

Também conhecida com fenecos, a raposa do deserto é a menor de todos os canídeos. Esses pequenos animais são encontrados com facilidade em regiões de deserto, no semi deserto ou regiões montanhosas com as encontradas na Península Arábica e ao Norte da África. É uma raposa pequenina, mas com orelhas que podem medir 15 cm, o que ajuda com que o animal libere o calor mais rapidamente.

Vulpes Vulpes

Rosto da Raposa Vermelha

Esse é o nome científico dado a raposa vermelha, que é facilmente reconhecida por sua pelagem de coloração marrom avermelhada, mas pode ser marrom escura em seus filhotes. Após completos 6 meses de vida, o filhote já possui a pelagem como a de um animal adulto. A raposa vermelha é um animal carnívoro que mais é encontrado ao redor do mundo. Saiba que são animais mais ativos durante a noite e ao cair da noite, porém pode ser visto no período diurno em locais mais calmos. Não é um animal que come muito, vive com cerca de 500g de comida por dia.

Marble Fox

Raposa de Mármore na Grama

Também conhecida como arctic marble fox, também popularmente chamada de raposa de mármore, sempre está no topo da lista de raposas mais bonitas do mundo, por esse motivo não poderíamos deixar de citá-la na lista. O que mais encanta os fãs dessa espécie é a coloração de sua pelagem. Mas não crie expectativas achando que essa é uma espécie diferente, pois pertencem à mesma espécie da raposa vermelha por exemplo. O que faz com que sua coloração seja diferenciada são as modificações genéticas realizadas pelo homem.

Raposa Cinzenta

Raposa Cinzenta  na Natureza
Raposa Cinzenta na Natureza

Essa raposa também é conhecida cientificamente por Urocyon cinereoargenteus, é um animal que pode ser encontrada em diversos habitat como a Colômbia, mais ao norte da Venezuela, diversos estados da América além de ao sul do Canadá. Ela faz parte do gênero Urocyon, é apontado como um dos gêneros de canídeos mais velhos do mundo. As únicas espécies ainda existentes são as raposas cinzentas e as raposas das ilhas.

Raposa Prateada

Rosto de Uma Raposa Prateada

De nome científico Vulpes Vulpes, a raposa prateada não é uma espécie nova de raposa e sim uma forma melanística das raposas vermelhas. Esse diferencial trata-se de uma condição genética quando o organismo produz melanina em excesso, elemento esse que dita a coloração de seu corpo.

O grau pode variar de animal para animal, isso interfere muito na cor que predomina aquele animal. Alguns animais já foram identificados com a pelagem toda preta, cinza azulado, mas uma característica predominante é a cor branca na ponta de sua cauda. Alguns possuem uma cor acinzentada do lado.

Raposa Polar

Raposa do Ártico na Neve

Cientificamente conhecida como Alopex lagopus, ou simplesmente raposa do ártico, é uma espécie nativa do hemisfério norte. Essa espécie é reconhecida nos dias de hoje como a única espécie do grupo Alopex. Esse animal mede algo em torno de 50 cm, seu peso não ultrapassa 7 Kg, podem viver de 3 a 10 anos.

Raposa Cross Fox

Raposa Cross Fox Deitada

Também não se trata de uma espécie nova, mas outra variação da raposa Vulpes Vulpes, mas uma variação das raposas vermelhas.