Home / Natureza / Qual a Diferença de um Cavalo e um Pônei?

Qual a Diferença de um Cavalo e um Pônei?

Hoje vamos entender um pouco mais sobre os cavalos e sobre os pôneis. Muita gente ainda tem dúvidas sobre as diferenças desses animais ou se são da mesma espécie. Então fique até o final desse post para conhecer mais e tirar as suas dúvidas.

O pônei faz parte da família Equidae assim como os cavalos, mas é menor e com aparência física diferente e temperamentos diferentes também

Se comparado a um cavalo ele é bem menor, mas outras características ajudam a diferenciar esses animais, além do tamanho, como é o caso da cauda e da crina do pônei que é muito mais densa. Apesar de menor estatura, possui uma estrutura física forte e muita força, não perdendo em nada.

Qual a Diferença de um Cavalo e um Pônei

Cavalo e Pônei Montado por Criança
Cavalo e Pônei Montado por Criança

Muitas pessoas se perguntam se os pôneis seriam cavalos anões, mas surpreendentemente a resposta é que não é verdade, mas sim o inverso. Na real os cavalos é que cresceram demais. Mas não fique confuso, você vai entender.

Para facilitar o entendimento precisamos relembrar alguns fatos históricos do passado, então voltemos no tempo.

Cavalos

Face do Cavalo
Face do Cavalo

No passado o primeiro equídeo da família equidae era chamado de Hyracotherium, ele naquela época tinha o tamanho de um cachorro. A partir desse animal é que o gênero foi evoluindo, considerando os alimentos disponíveis também, daí foram nascendo diversos tipos de cavalos. Um exemplo são os cavalos utilizados para montaria, conhecidos também como cavalos de sela. Esses se desenvolviam em locais onde havia bastante grama , e ao mesmo tempo pouco esconderijo.  Por isso tinham dificuldade para se ocultar de predadores, se tornando mais rápidos.

Outro tipo é o cavalo de tração, esses utilizados em trabalhos pesados, viviam em florestas com bastante alimentos disponíveis com uma boa dieta. Com uma boa alimentação ficaram mais fortes, com muitas árvores se escondiam dos predadores com muita facilidade por isso não são tão ágeis.

Pôneis

Dupla de Pôneis
Dupla de Pôneis

Os antepassados dos pôneis viveram em regiões praticamente inabitáveis, como por exemplo na Ásia e ao norte da Europa. Por este motivo a alimentação era muito pobre, o que dificultou que eles crescessem. Em uma espécie de seleção da natureza, apenas os menores animais sobreviviam. Esse grupo de animais originou o pônei.

São considerados pôneis os animais equinos que não passam de 1,47 m. Mas ainda pode ser comum animais que não alcançam 1 m, nesse caso bem diferente dos cavalos que podem medir até 1,90 m.

Por este motivo, afirmamos que o pônei é um cavalo menor. Contrariando algumas explicações que dizem se tratar de um animal anão ou doente.

Em resumo da história contata a explicação é que no passado equinos que tiveram menos acesso a alimento e viviam em ambiente mais hostil não conseguiram se desenvolver tanto, embora mais resistentes porque era mais difícil sobreviver.

Já os cavalos grandes como os  que conhecemos vieram de regiões abundantes em comidas e nutrientes, com um clima ameno conseguiram crescer bem mais.

Esses animais hoje possuem as diferenças  perceptíveis como é o caso do cavalo que pode pesar entre 100 e 150 Kg. Já um mini pônei por exemplo não passa dos 100 Kg. Essa raça de pônei por exemplo se alimenta de ração, de frutas, de legumes e também de capim. Come cerca de 4 vezes menos que o cavalo. Um animal bem inteligente, mas é necessário que seja bem treinado.

São reconhecidas ao menos 100 raças de pônei no planeta. No Brasil são duas raças conhecidas.

Pônei Brasileiro

Pônei Brasileiro Correndo
Pônei Brasileiro Correndo

Este animal nasceu a partir de uma raça chamada Shetland que veio da Escócia com uma raça Argentina chamada Falabella. Possui uma crina longa e abundante.

Piquira

Pônei Piquira
Pônei Piquira

Ainda não conhecem a origem dessa raça, mas é muito mansinha e por isso bastante usada por crianças.

Trabalho do Pônei

Lá no começo do século 18, quando havia minas de carvão, esses animais eram utilizados ao Norte da Escócia  no Arquipélago Shetland. Por esse motivo o nome foi dado para umas das raças mais populares. O tamanho reduzido desses animais era essencial, e sua resistência também porque transitavam com tranquilidade nos pequenos túneis que eram bem apertados. Os cavalos não conseguiam entrar para realizar o trabalho.

Hoje em dia esses animais são úteis para aulas das crianças para aprender a cavalgar, aulas de hipismo, em tratamentos como a equoterapia e para puxar charretes pequenas.

Trabalho do Cavalo

Era útil em diversos trabalhos e também grandes parceiros do homem em diversas atividades. Há muitos anos atrás esses animais já eram utilizados como meio de transporte de mercadorias, de pessoas e levado a caça. Com o tempo, o ser humano foi desenvolvendo artigos que tornaram a montaria mais confortável.

Posso ter um Pônei de Estimação?

Sim, é possível ter um pônei como pet. Mas para isso é necessário que você tenha bastante espaço, o recomendado é uma área com cerca de 300 m2. Ele precisa de espaço para consumir energia e também comer.

Além de área livre precisa também de uma área coberta que possa evitar que tome muito sol ou muita chuva. É um animal que precisa de bastante atenção assim com outros animais, precisa de carinho, alimentação de qualidade como por exemplo uma boa ração e feno. Água fresca e limpa, além de vacinas e visitas do veterinário.  O banho deve ser dado mais de uma vez na semana. Treinamento é essencial.

Curiosidades Sobre o Pônei

Por isso, um animal gracioso, ativo e dócil eram muito bem vistos no século XVII. Por esse motivo eram excelentes presentes, muitas princesas e príncipes receberam um pônei para chamar de seu e cuidar como animal de estimação. Hoje em dias por muitos motivos se perdeu o hábito, mas o animal continua conquistando adultos e crianças por aí. Nos dias de hoje ele é muito visto em clínicas que oferecem equoterapia, tratamento para adultos e crianças que precisam dessa terapia por algum motivo.

O que você achou de tantas informações curiosas? Conta para a gente o que mais te surpreendeu. Até a próxima.

Veja também

A Terra em Nossas Mãos

Qual e a Diferença entre Nicho Ecológico e Habitat?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os termos nichos ecológicos e habitat, caso você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.