Home / Natureza / O Que é Lessivagem? Como Ela Funciona?

O Que é Lessivagem? Como Ela Funciona?

O solo é uma parte central da vida de todos, já que grande parte dos alimentos consumidos pelas pessoas possui origem nos solos de todo o mundo. Portanto, entender cada vez mais a respeito de algo tão importante, que sustenta tantos indivíduos de forma direta e indireta, é fundamental para melhorar as técnicas ligadas a esse solo.

Isso porque, embora os estudos a respeito do solo já sejam muito mais comuns no Brasil, com a agricultura de grande porte fazendo uso de técnicas muito complexas, a verdade é que isso nem sempre acontece nas plantações menores.

Assim, tudo isso cria problemas para o pequeno agricultor, que causa estresse ao solo muito cedo e passa a ter enormes dificuldades para sobreviver a partir do seu trabalho. Dessa forma, ainda que não de maneira oficial, entender o funcionamento do solo é chave para a vida de muitos.

Há inúmeras pessoas que trabalham nesse ambiente e sequer sabem o que é a lessivagem, por exemplo, um processo extremamente comum e que faz parte da vida de qualquer solo. Portanto, se você deseja aprender mais sobre esse e outros detalhes relacionados ao solo, veja todas as informações abaixo.

O Que é Lessivagem?

A lessivagem é, de forma resumida, o processo em que há a migração mecânica da argila do local A para o ambiente B. Esse processo, na prática, nada mais é do que a transferência de pequenas partículas de argila de um local para o outro, o que pode, com o tempo, fazer com que haja uma grande concentração de argila em um determinado ambiente. Assim, quando em excesso, a argila pode ser um problema grave para quem deseja plantar e viver da sua posterior colheita.

Dessa forma, para o pequeno agricultor é muito importante estar atento ao processo de lessivagem para entender o que acontece com o solo da sua propriedade, podendo, então, tomar medidas inteligentes e eficientes. Portanto, o processo de lessivagem é tido como um processo específico de formação do solo, já que possui a incrementação que os processos gerais de formação não têm.

Em todo caso, esse tipo de processo costuma acontecer de maneira lenta e gradual, respeitando o avanço do tempo. Logo, costuma ser relativamente simples para o agricultor realizar as mudanças necessárias no seu espaço de produção, desde que o fenômeno seja diagnosticado com antecedência, ainda em suas fases iniciais.

O Solo Argiloso

O processo de lessivagem é aquele em que há a transferência de argila do horizonte A para o horizonte B. Portanto, o ambiente B se torna, cada vez mais, um tipo de solo argiloso. Por mais que o processo seja gradual, em algum momento do futuro o ambiente B poderá ser chamado, de fato, de solo argiloso, contendo as características desse tipo de solo. Porém, quais são essas tais características que fazem o solo argiloso?

No caso, como era de se esperar, o principal detalhe é que esse tipo de ambiente contém muitas partículas de argila em sua composição. Ademais, há ainda outras questões corriqueiras no solo argiloso. Esse tipo de solo costuma não ser muito arejado, sentindo falta do fluxo de oxigênio em larga escala. Logo, plantações que dependem mais do oxigênio podem sofrer bastante e, assim, não alcançarem a evolução plena.

Por outro lado, o solo de argila costuma ser muito bom quando se trata de armazenar água, o que por vezes se dá em grande quantidade. A composição desse solo em questão ainda se mostra rica em ferro e alumínio, o que pode ser negativo, a depender da quantidade das substâncias presente nesse solo.

O Que é Pedogênese?

O solo está em frequente mudança, com fenômenos que podem ser semelhantes à lessivagem ou não. Portanto, o processo que dá origem a um solo, onde tudo começa, recebe o nome de pedogênese. O processo de pedogênese se dá com a alteração da umidade, das substâncias, do nível de oxigênio e muitas outras questões ligadas ao solo. Para tal, em geral há a adição de alguma substância em relação a outra, o que serve para alterar o solo de maneira considerável.

Além disso, é possível perceber que os solos jamais estão parados, estando sempre em fase de mudança. Os processos ligados ao solo, dessa forma, estão sempre acontecendo, por mais que nem sempre seja possível vê-los a olho nu. Assim, os processos que forma o solo ainda podem ser chamados de gerais ou específicos. Os gerais são aqueles em que há a modificação do solo em razão dos fatores de formação desse solo.

Pedogênese

Já aqueles fatores específicos são aqueles em que acontece a adição de dois ou mais fatores gerais. Por consequência, é possível notar que o solo passa a apresentar características distintas de acordo com o tipo de processo natural que acontece ao seu redor, sendo tudo isso uma grande mostra de que a natureza se encontra em constante transformação.

As Funções do Solo

Os solos são fundamentais para os seres vivos e todos sabem disso, mas muitas pessoas não são capazes de precisar tal importância.

Apenas com análises gerais, muitas vezes a utilização mais específica do solo se perde com o tempo. É possível dizer, dessa maneira, que uma das grandes funções do solo para o mundo é a de armazenar e reciclar os detritos orgânicos que podem aparecer. Portanto, um animal morto será, com o tempo, transformado em matéria orgânica de qualidade para servir de alimento às plantas. Além disso, o solo ainda é importante para abrigar todos os seres vivos do planeta, incluindo as plantas e os animais.

Funções do Solo

Controlar o fluxo de água existente em todo o mundo e proteger a água que fica na parte subterrânea também são detalhes importantes, que marcam muito bem como o solo está presente na vida de todas as pessoas e, de uma forma ou de outra, se faz fundamental para a existência de todos.

Por fim, há ainda uma série de outras funções ligadas ao solo, que podem ser vistas no dia a dia, com o uso desse solo por parte das pessoas, animais e plantas.

Veja também

Mulher ao Lado das Bananas

Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Se você adora comer bananas e esse título chamou a sua atenção, fique conosco até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.