Home / Natureza / Como Surgem as Rochas Basálticas? Qual a Sua Origem?

Como Surgem as Rochas Basálticas? Qual a Sua Origem?

As rochas estão por toda parte e, assim, se fazem presentes na vida dos seres vivos que ocupam o planeta Terra. Podendo ser formadas de maneiras diferentes, a depender do tipo de rocha que se tem, elas são importantes para a proteção do solo, de algumas plantas e também de certos animais. As rochas tendem, ainda, a desgastar com o tempo, oferecendo as suas substâncias aos solos próximos, que absorvem os elementos para crescer e ganhar força.

Assim, as rochas podem ser magmáticas, sedimentares ou metamórficas. No caso das rochas basálticas, que estão entre as mais conhecidas de todo o mundo, sua origem é magmática. Dessa maneira, essa rocha se forma quando o magma vulcânico deixa o ambiente de altíssima temperatura do subterrâneo e resfria com a temperatura muito mais baixa da superfície, tornando-se dura como as rochas que podem ser vistas por todos os lados.

Contudo, esse é um ciclo que acontece com todas as rochas magmáticas e não apenas com as rochas basálticas. Sendo assim, de forma mais profunda, como será que se formam as tais rochas basálticas? Será que o processo é muito complicado? Se você possui interesse na questão, veja abaixo como se formam as rochas desse tipo.

Formação das Rochas Basálticas

As rochas basálticas são muito conhecidas em grande parte do mundo, já que dão origem a solos muito ricos em matéria orgânica e, assim, bons para a plantação. Em todo caso, não há certeza no mundo científico quanto ao processo de formação das rochas basálticas. Isso porque esse tipo de rocha pode se formar diretamente da fusão de rochas, ainda em fase magmática, ou pode ser originada a partir de um único tipo de magma.

Em todo caso, essa dúvida não faz tanta diferença para o uso das rochas basálticas no dia a dia. Logo, é possível ver a rocha basáltica em muitas partes do oceano, já que sua origem possui relação com o magma resfriado, algo extremamente comum em áreas litorâneas. O basalto é muito comum também no Brasil, onde a região Sul possui grande oferta de rochas basálticas e, assim, acaba por ter solos ricos em muitas áreas da sua extensão.

Formação das Rochas Basálticas

Isso porque o chamado solo de terra roxa é derivado das rochas basálticas, que, com o tempo, vão transferindo minerais para esse solo e deixando-o ainda mais forte e nutritivo. Portanto, se você já visitou alguma cidade entre o Paraná e o Rio Grande do Sul, é muito provável que já tenha entrado em contato com rochas basálticas.

Rochas Basálticas e Construção

As rochas basálticas se fazem presentes em grande parte de todo o mundo e, assim, é natural que as pessoas, com o tempo, tenham desenvolvido técnicas de uso para as rochas desse tipo. Portanto, é exatamente isso que se vê na relação entre as rochas basálticas e a construção.

Na realidade, já no Egito Antigo usava-se métodos de construção a partir do basalto, tirando proveito de tudo o que esse material de alta qualidade pode entregar às pessoas. Em algumas construções no México, feitas por populações que existiam no local antes mesmo da chegada dos espanhóis, também é possível notar a presença do basalto em larga escala. Atualmente o basalto é bastante usado para a produção de paralelepípedos, além de ser também utilizado para a produção de estátuas.

Isso acontece em razão da forte resistência do basalto, que pode suportar grandes pressões e, dessa forma, resistir ao tempo e ao peso. O material, originado das rochas basálticas, já não é mais usado para a construção civil, já que o custo-benefício seria alto demais para esse tipo de produção.

Conheça as Propriedades do Basalto

O basalto é formado a partir das rochas basálticas, servindo muito bem para inúmeros objetivos das pessoas. Porém, para entender bem como o basalto pode ser importante de maneiras diferentes, antes é necessário compreender o seu funcionamento em determinada atividade e as suas principais propriedades.

Portanto, o basalto é tido como um material muito interessante para se ter em locais propícios a incêndios. Isso porque o basalto possui coeficiente de dilatação térmica mais baixo que o de inúmeros outros materiais, o que o torna menos maleável de acordo com o aumento da temperatura, ao menos quando comparado a materiais mais semelhantes.

Ademais, o basalto também se mostra conhecido por absorver bastante o calor que recebe. Em alguns dos pontos mais quentes do mundo, por exemplo, o basalto pode chegar a temperaturas de até 80 graus Celsius apenas ao receber grandes doses de energia solar.

Assim, manter as rochas basálticas em calçadas não parece uma grande opção, por exemplo. Esse material ainda se mostra muito resistente ao choque mecânico, podendo suportar grandes pancadas e pressões sobre ele. Por isso o basalto é tão usado para produzir paralelepípedos, por exemplo, já que o material terá de suportar o peso de veículos e pessoas nesse caso.

Mais Detalhes das Rochas Basálticas

As rochas basálticas ainda possuem mais detalhes muito interessantes em sua composição e forma de responder a diferentes questões do dia a dia. Portanto, a rocha basáltica é tida como o tipo de rocha mais comum, de origem vulcânica, em todo o planeta Terra. Isso faz com que as rochas basálticas estejam presentes em grande parte de todo o mundo, embora sejam mais comuns em áreas perto do litoral ou até mesmo no fundo dos oceanos.

As rochas basálticas costuma ter coloração cinza, mais escura quando comparada a outros tipos de materiais e rochas parecidos. Contudo, em razão da oxidação, as rochas basálticas podem perder a sua cor original e, assim, passar para uma espécie de vermelho ou roxo, o que apenas acontece com o tempo.

Rochas Basálticas

Em todo caso, vale ressaltar também que o basalto é um material de alta densidade, que costuma ser pesado e, assim, difícil de ser movimentado quando em quantidade minimamente razoável. Dessa forma, a grande verdade é que as rochas basálticas possuem muitos detalhes interessantes, o que as torna únicas sob diversos pontos de vista. Assim, embora as formas de uso das rochas basálticas estejam mudando com o tempo, esse tipo de rocha segue se mostrando útil há milhares de anos.

Veja também

Mulher ao Lado das Bananas

Quantas Bananas se Pode Comer por Dia?

Se você adora comer bananas e esse título chamou a sua atenção, fique conosco até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.