Home / Natureza / Para Quem Tem Ácido Úrico Pode Comer Amendoim?

Para Quem Tem Ácido Úrico Pode Comer Amendoim?

O ácido úrico é uma substancia formada pelo próprio organismo. Ele surge após a digestão de proteínas, onde se forma a substância chamada de purina, através da enzima conhecida como xantina oxidase.

Geralmente o ácido úrico não causa nenhum tipo de problema de saúde, porém, quando a pessoa tem algum problema nos rins ou seu corpo produz muito ácido úrico, ele acaba se acumulando nos rins, nos tendões e articulações, causando muita dor. Quem sofre com isso acaba se perguntando se alguns alimentos podem ajudar ou não a melhorar a dor. Mas e o amendoim? Para Quem Tem Ácido Úrico Pode Comer Amendoim? Confira a seguir.

O Que É Ácido Úrico

Ácido úrico trata-se de um composto orgânico, encontrado na urina em pequenas quantidades. Em alguns animais, como répteis e aves, o ácido úrico é o eliminado junto com as fezes. Em sua composição estão o oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio, sendo que este último faz das fezes dos animais serem tão valiosas e usadas como fertilizantes.

Ácido Úrico
Ácido Úrico

Ele é formado pelo próprio corpo e surge após a digestão de proteínas, onde se forma a substância chamada de purina, através da enzima conhecida como xantina oxidase. Depois que as purinas são usadas, elas se degradam e se transformam no ácido úrico, o qual parte permanece no sangue e parte é eliminado pelos rins.

Causas E Sintomas

As principais causas de acumulo de ácido úrico no organismo são o consumo exagerado de alimentos como carnes vermelhas, peixes e frutos do mar, pois são ricos em proteínas. Também o consumo elevado de alimentos ricos em gorduras saturadas, pois aumenta a resistência à insulina e a obesidade e ainda o consumo excessivo de bebida alcoólica. Esses dois últimos, ainda aumentam a produção de urato e dificultam a eliminação tanto do urato quanto do ácido úrico.

Quanto aos sintomas, eles afetam principalmente os homens. Os principais são:

  • Inchaço e dor nas articulações afetadas, principalmente as do tornozelo, joelho, dedos e dedão do pé.
  • Dificuldade em mover a articulação que foi afetada
  • Vermelhidão no local afetado, que pode ainda ficar mais quente que o normal
  • Deformação da articulação, devido ao acúmulo demasiado de cristais

Outro problema que advém do ácido úrico são as pedras nos rins, que acabam gerando dor intensa ao urinar ou ainda no fundo das costas e ainda pode causar insuficiência renal. Também pode provocar artrite aguda secundária nos membros, principalmente nos dedos dos pés, joelhos, tornozelo e calcanhar. Muitas vezes, tudo isso acarreta no desenvolvimento de gota, que é um tipo de artrite aguda, uma das principais doenças relacionadas aos altos níveis de ácido úrico no corpo.

Como Tratar

A primeira coisa a se fazer quando suspeitar que está com ácido úrico elevado, é ir ao médico especialista para realização de exames. Caso comprovado, poderá iniciar um tratamento médico para baixar os níveis de ácido úrico.

O tratamento médico provavelmente será baseado em anti-inflamatórios para aliviar a dor e em remédios como Probenecida, Alopurinol e Slfinpirazona, que ajudam a baixar o ácido úrico e aumentam a sua excreção. Junto do tratamento, a pessoa precisa evitar o estresse físico, bem como evitar ingerir carne vermelhas, frutos do mar e peixes, que são ricos em purina.

O paciente precisa ainda seguir uma dieta saudável, que ajude também a controlar hipertensão e obesidade, além de incluir o consumo de leite e derivados, pois estes ajudam na eliminação do ácido úrico. E, claro, consumir muita água durante o dia, ao menos 2 litros.

O Que Comer E Não Comer. Amendoim Pode?

Quem possui ácido úrico elevado deve seguir uma alimentação com pouca ou nenhuma quantidade de produtos industrializados e optar por uma alimentação com produtos orgânicos. Mas, mesmo dentro dos orgânicos, alguns alimentos devem ser evitados:

  • Peixes, mariscos, mexilhões, sardinha, cavala e arenque
  • Carne vermelha em demasia
  • Carne de frango e de ganso em excesso
  • Frutas muito doces ou maduras, como abacaxi, manga, figo e caqui
  • Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, em excesso
  • Carboidratos refinados, como bolos, pães e biscoitos
  • Aveia em excesso
  • Molhos, caldos e extratos de carne
  • Milho
  • Fígado, rins e moela
  • Bacon e embutidos
  • Pizza
  • Refrigerante, doces e açúcar
  • Sushi
    Comendo Amendoim
    Comendo Amendoim

Por outro lado, devem ser aumentados o consumo de vegetais e frutas, além de alimentos ricos em gordura boa, como é o caso do amendoim. A seguir, uma lista de alimentos permitidos:

  • Leite, iogurtes, queijo e manteiga
  • Frutas
  • Verduras e legumes
  • Café e chás
  • Ovos
  • Cacau
  • Azeite, castanhas, amêndoas, nozes e amendoim

Ainda tem alguns alimentos que devem ser consumidos de forma moderada, como é o caso da couve flor, cogumelos, ervilha, feijão, aspargos e espinafre.

Alguns alimentos têm fama de que são proibidos para quem tem ácido úrico. Um deles é o tomate, que apesar da fama, é totalmente saudável e rico em antioxidantes e água, sendo benéfico no tratamento. Outros alimentos considerados vilões são as frutas ácidas, porém essa acidez é neutralizada muito rapidamente pelo estomago e quando entram no sangue eles á estão neutros.

Alguns alimentos ainda ajudam a controlar os níveis de ácido úrico no corpo.

Um deles é a alcachofra, que é uma ótima verdura e ajuda a eliminar as toxinas do corpo, é diurética e rica em fibras e antioxidantes. A cenoura também está nessa lista, pois tem efeito alcalinizante, ajudando na eliminação das purinas, assim como a laranja, que ainda é rica em vitamina C. o limão, por sua vez, é muito indicado para desintoxicar o corpo.

O café, segundo estudos, pode ter substancias que ajudam a eliminar o ácido úrico do corpo. A cebola e o alho são depuradores, ajudam a reduzir a pressão arterial, o colesterol e as taxas de ácido úrico. E ainda, as sementes de abóbora que são diuréticas, ajudando a produzir mais urina e, consequentemente, eliminar o excesso de ácido do corpo.

De qualquer modo, o mais indicado é procurar um médico ou nutricionista, pois somente esses profissionais podem indicar os alimentos corretos de acordo com suas necessidades.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *