Home / Natureza / O Que é o Aposematismo? Para Que Ela Serve?

O Que é o Aposematismo? Para Que Ela Serve?

Os animais possuem uma série de maneiras de se defender das pessoas, de outros animais ou até mesmo do meio ambiente. Dessa maneira, é sempre interessante notar como os animais adaptam o seu modo de defesa ao momento em questão, fazendo com que os predadores possam ter mais dificuldades. Isso acontece, em resumo, com todos os animais, em maior ou menor intensidade.

Contudo, alguns animais possuem os seus modos de defesa mais contínuos, facilitando a produção da sua defesa. Porém, você sabia que existe um estudo sobre o modo de defesa dos animais? No caso, esse estudo se dá sobre o aposematismo, sendo uma forma de analisar como os animais comunicam aos outros, através de cores e linguagem corporal, o seu nível de defesa.

Logo, o aposematismo nada mais é do que a forma como os animais são capazes de se defender através do seu próprio corpo, sem sequer precisarem gastar energia. Isso é muito comum em sapos ou rãs, além de algumas aves. Animais muito coloridos, por exemplo, costumam fazer uso dessa técnica de defesa para manter os inimigos e predadores distantes, mas sem necessitar de técnicas avançadas de defesa.

O Que é Aposematismo?

O aposematismo é, basicamente, como os padrões corporais ou mesmo só formatos diferentes do corpo podem comunicar aos outros animais a forma como aquele ser vivo pode se defender. Por vezes, não há qualquer relação entre as cores do animal e o seu potencial real de defesa, mas, ainda assim, o lado instintivo dos predadores faz com que se pense duas ou três vezes antes de atacar.

Logo, mecanismos de defesa desse tipo funcionam a todo tempo, sem que seja preciso que o animal gaste energia para manter a sua vida. Dessa maneira, a probabilidade de predação diminui de forma considerável, pois os predadores imaginam que terão menos chances de matar a presa em questão. Na verdade, para entender esse ponto é preciso entender, também, que os predadores não querem gastar energia com as presas.

O que todos os animais buscam, sem exceções, são alimentos de fácil acesso, já que não se pode gastar mais energia para chegar a um alimento do que você ganhará com a ingestão daquele alimento. Portanto, o aposematismo faz com que muitos predadores simplesmente pensem que as presas são realmente tóxicas, o que resultará em um trabalho muito grande para conquistar o seu alimento. Consequentemente, não vale a pena.

Mimetismo no Mundo Animal

Quando se fala em aposematismo, é preciso falar também em aposematismo. Isso porque o aposematismo faz parte do aposematismo, quase como um braço dessa capacidade animal de espantar os predadores a partir do seu modo corporal. Logo, o mimetismo é quando os animais apenas parecem que possuem toxicidade grande, já que as suas cores são vivas e passam essa mensagem aos predadores. Isso quando, na verdade, o aposematismo não acontece realmente nesses animais.

Esse é o caso, por exemplo, de muitos animais em todo o Brasil, que mantém a vida apenas por passar uma mensagem que não possuem de verdade. Outra maneira bastante interessante de mimetismo, além da imitação das cores fortes e vivas para afastar os predadores, é quando o animal consegue se camuflar em meio ao ambiente para não se percebido pelo predador.

Mimetismo

Na realidade, essa é uma técnica muito comum em quase todas as partes do mundo, com quase todos os animais possíveis. De todo modo, é muito interessante notar como, no mundo animal, também há aqueles seres que apenas parecem perigosos, quando, na verdade, são só parecidos com seres realmente perigosos, preservando a sua vida.

Colorações do Aposematismo

O aposematismo pode aparece de muitas formas, mas há aquelas colorações que mais intimidam os predadores e faz com que eles evitem atacar essas presas.

No caso, o vermelho combinado ao amarelo, por exemplo, está entre as cores que mais conseguem afastar os predadores, mesmo aqueles grandes e que, aparentemente, seriam capazes de atacar as presas quem estão facilmente. Preto e branco, amarelo e preto, amarelo e vermelho também são cores fortes que transmitem medo aos predadores, mesmo que a presa pareça frágil e fácil de atacar.

Dessa forma, em resumo, as cores claras são capazes de manter os predadores distantes, muito longe da presa. Contudo, é importante ressaltar que nem sempre esse processo de defesa prévia funcionará tão bem. Nesses casos, o aposematismo pode ser real ou não, resultando em efeitos diversos.

Quando o aposematismo é real e o predador ataca a presa, em geral o mais comum é que essa presa contra-ataque com as suas toxinas e acabe por até mesmo matar o predador. Contudo, há a chance de o aposematismo não ser real, mas, na verdade, apenas uma versão do mimetismo. Nesse caso, a presa realmente será morta e nada poderá fazer contra o seu predador, já que não possui formas de defesa sólidas.

Aposematismo em Plantas

O aposematismo acontece bastante no mundo animal, como foi possível perceber. Contudo, o aposematismo também pode ocorrer em plantas, até mesmo pelo conceito ser bastante amplo.

Logo, uma planta que afasta animais apenas pela sua coloração, levando o animal a ter memórias ruins e evitá-la, está fazendo uso do aposematismo. Isso é um tanto quanto comum nas matas de todo o mundo, já que muitos animais não consomem tudo o que veem pela frente. Na verdade, até mesmo as pessoas sofrem com o aposematismo das plantas; ou, em alguns casos, com o falso aposematismo, o mimetismo.

Aposematismo em Plantas

Dessa forma, provavelmente você não consome todo tipo de planta que vê pela frente, ficando apenas com aquelas mais conhecidas. Quando vê uma planta ou fruta de coloração diferente, não come antes de saber do que se trata, por medo do que pode acontecer.

Esse é um exemplo claro em que a planta fez uso do aposematismo para se manter viva e afastar os predadores, que podem ser as pessoas. Além disso, pode acontecer casos de mimetismo, com as pessoas imaginando que uma planta, flor ou fruta não pode ser consumida apenas pelas suas cores, quando, na verdade, não há qualquer toxicidade.

Veja também

Pode Tomar Leite de Soja Todos os Dias? Qual o Melhor de Caixinha?

O leite de soja já vem sendo uma alternativa, há décadas, para aqueles que não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *