Home / Natureza / Quais São os Tipos de Rochas Vulcânicas? Exemplos

Quais São os Tipos de Rochas Vulcânicas? Exemplos

Muito abaixo da superfície da Terra, existe um mundo impetuoso de rocha derretida viscosa abaixo das placas continentais e oceânicas, agitando-se perpetuamente e mudando sob a imensa pressão e estresse de um planeta em constante movimento.

A rocha derretida ou magma sobe à superfície com o tempo. Se o calor e os gases do magma forem intensos o suficiente, uma erupção vulcânica ocorrerá, enviando o magma para a superfície. As rochas extrusivas se originam em um ambiente de 750 a 1.200 graus Celsius e atingem a superfície onde a temperatura gira em torno de 20 graus Celsius, onde se esfriam muito rapidamente. Como resultado, os minerais não têm tempo para formar grandes cristais, o que teriam se sentassem em profundidade e esfriassem lentamente.

Quando o magma atinge a superfície, é referido como lava se mantiver suas características como uma massa fluida ou viscosa. A lava pode diferir em sua viscosidade e composição. Rochas vulcânicas são rochas ígneas extrusivas. Existem dois grupos principais: rochas que se formam a partir da solidificação dos fluxos de lava (extrusivas) e rochas que se formam a partir da compactação de fragmentos vulcânicos sólidos (piroclásticos).

Origem das Rochas Vulcânicas

Rochas vulcânicas se originam de magma ígneo dentro da crosta terrestre. Basalto, riolito e dacito são tipos comuns de lava. Quando o magma entra em erupção na crosta terrestre, eles se tornam extrusivos ou vulcânicos. Dentro do magma estão os ingredientes químicos para fazer minerais. A composição das rochas acima e abaixo da superfície é a mesma, mas o modo de erupção e a velocidade de resfriamento criam uma classificação ou tipo de rocha diferente.

Alguns magmas são ricos em sílica, mais de 70%, essas rochas compõem uma grande proporção da crosta terrestre. São de cor clara, baixa densidade e contêm quartzo, feldspato e um pouco de mica. Eles são da família do granito! O granito é uma rocha vulcânica, mas quando entra em erupção, torna-se riolito.

Granito e Riolito

O granito e o riolito têm a mesma química, mas o granito é uma rocha vulcânica que esfriou lentamente e os cristais minerais foram autorizados a crescer. A lava riolita é um magma de granito que entrou em erupção antes de muitos cristais crescerem, esfria rapidamente uma vez que entra em erupção e apresenta cristais minerais muito pequenos ou inexistentes. Não havia tempo para eles crescerem antes que o magma fosse lançado. Pode haver alguns cristais maiores chamados fenocristais que estavam no magma e agora estão presos na fina massa da rocha vulcânica. Os riolitos são comumente encontrados em zonas de subducção, onde a contaminação do magma crescente por sedimentos e crosta continental deu um alto teor de sílica.

Basalto

Basalto
Basalto

Magmas ricos em Ferro e Manganês e com menor teor de sílica, abaixo de 55%, formam crosta oceânica, vulcões de escudo, rios de lava e fontes de lava. Eles contêm Feldspato, piróxeno e olivina. Você raramente encontrará quartzo em uma rocha tão pobre em sílica.  Esta é a família Basalto.

Temperatura e teor de sílica são os dois principais fatores que controlam a viscosidade da lava. O basalto entra em erupção a cerca de 1000 graus Celsius e tem um baixo teor de sílica, portanto, cria rios de lava. Com o aumento do teor de sílica, a viscosidade aumenta e o magma se torna mais pegajoso. Isso significa que as bolhas de gás não podem escapar tão facilmente e as erupções explosivas são mais prováveis.

Gabbro

Gabbro são as rochas das quais as lavas basálticas se originam. As câmaras de magma da Gabbro estão por baixo das cristas do meio do oceano e à medida que as placas tectônicas separam as lavas basálticas entram em erupção para criar uma nova crosta oceânica. Gabbro é uma rocha cristalina com cristais pretos (piróxeno / olivina) e brancos claramente visíveis (feldspato) .Uma vez que explodiu, o magma derrete esfria até o basalto. O magma original é derivado do manto. Vulcões que explodem basaltos estão no Havaí e no Etna .

Gabbro
Gabbro

Quais São os Tipos de Rochas Vulcânicas? Exemplos

A andesita – é mais siliciosa e menos fluida que o basalto. Os grandes fenocristais leves são feldspato de potássio . Andesita também pode ser vermelha.  O vulcão La Soufrière, na ilha de São Vicente no Caribe, explode lava porfirítica de andesita com fenocristais em grande parte de feldspato de plagioclásio.

O riolito – é uma rocha com alto teor de sílica, a contrapartida extrusiva do granito. É tipicamente com faixas e, ao contrário deste espécime, cheio de grandes cristais (fenocristais). Rochas vulcânicas vermelhas são geralmente alteradas do preto original pelo vapor superaquecido.O riolito exibe faixas de fluxo e grandes grãos de quartzo na massa de terra quase vítrea. O riolito também pode ser preto, cinza ou vermelho.

O Obsidian – é um vidro vulcânico, rico em sílica e tão viscoso que os cristais não se formam à medida que esfria. Os fluxos de obsidiana ou riolito que são ricos em água geralmente produzem perlita, um copo de lava leve e hidratado.

Obsidian
Obsidian

Peperita – é uma rocha formada onde o magma encontra sedimentos saturados de água em profundidades relativamente rasas, como em um maar (uma cratera vulcânica ampla e rasa). A lava tende a se quebrar, produzindo brecha, e o sedimento é vigorosamente interrompido.

Escória – A forma definitiva de escória, na qual todas as bolhas de gás explodiram e resta apenas uma fina malha de fios de lava, é chamada reticulita (ou escória de rendas de fios).

Pedra-pome – A pedra-pomes também é uma rocha vulcânica leve e carregada a gás, como a escória, mas é mais clara em cores e mais alta em sílica. A pedra-pomes vem dos centros vulcânicos continentais. Esmagar esta rocha leve liberta um cheiro sulfúrico .

Tufo – Cinzas vulcânicas de grão fino caíram sobre o vale de Napa há vários milhões de anos, depois endurecendo-se nesta rocha leve. Tais cinzas são geralmente ricas em sílica. Formas de tufo de cinzas irrompidas. O tufo costuma ter pedaços de rochas antigas, bem como material recém-lançado.Este tufo de lapilli inclui grãos avermelhados da velha escória, fragmentos de rocha campestre, grãos esticados de lava fresca e cinzas.O Tierra blanca tuff está na região metropolitana da capital de El Salvador, San Salvador. O tufo é formado pelo acúmulo de cinzas vulcânicas.

Lapilli – são seixos vulcânicos (tamanho de 2 a 64 mm) ou “granizo de cinzas” formados no ar. Às vezes, eles se acumulam e se tornam lapillistone.

Bomba vulcânica – Uma bomba é uma partícula de lava em erupção (um piroclasto) maior que os lapilli (maior que 64 mm) e não era sólida quando entrou em erupção.As lavas de travesseiro podem ser a formação ígnea extrusiva mais comum do mundo, mas só se formam no fundo do mar. A brecha , como o conglomerado , consiste em pedaços de tamanho misto, mas os pedaços grandes estão quebrados.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *