Home / Natureza / Ninho de Carrapato e Onde os Carrapatos se Escondem?

Ninho de Carrapato e Onde os Carrapatos se Escondem?

Hoje vamos falar um pouco sobre infestação de carrapatos, é importante saber identificar se seu animal está sofrendo desse mal, e até mesmo verificando se em sua casa existe algum foca para ser combatido.

Infestação de Carrapatos

Curiosamente esses animais estão em algum lugar da sua casa quando encontrou o primeiro no seu cachorro, pouca gente sabe que eles sempre voltam para o ambiente de onde saíram. Nesse caso não adianta remediar seu cachorro e não procurar o foca dentro de casa. Portanto fique de olho.

Aprenda com a Gente

Nesse post hoje você vai aprender a perceber quando uma infestação estiver próxima de você, assim você consegue tomar medidas mais rapidamente impedindo que esse mal se espalhe.

Como Identificar um Carrapato?

Saiba Mais Sobre Ninho de Carrapato
Saiba Mais Sobre Ninho de Carrapato

Vamos começar de ensinando como é um carrapato, um carrapato macho adulto vai medir em média 3mm. Sua coloração pode ser castanha puxada para o vermelho e são fáceis de serem vistos. As fêmeas têm tamanho maior, e podem medir em torno de 4,5mm antes de comer, depois de sugar o sangue do animal elas podem se expandir alcançando os 13mm e alterando sua coloração para um cinza. Um carrapato adulto e uma fêmea podem ser iguais, só vamos conseguir diferenciar depois de alimentadas por conta das características que descrevemos sobre a fêmea.

Ninfas e Larvas

As ninfas são parecidas com os adultos, porém são bem menores. Já as larvas embora também parecidas com os carrapatos adultos, além de serem pequenas possuem muito mais patas, no total tem seis patas.

Ninho de Carrapato e Onde os Carrapatos se Escondem?

Nos Animais

Na hora de procurar carrapatos no seu animal, fique atento aos locais mais escondidos e também que mais tem umidade. Em baixo da coleira é um esconderijo perfeito, assim com abaixo do rabo, na parte debaixo das patas, entre os dedos e também na virilha.

Também se atende na parte interna das orelhas, ao redor dos olhos, pois são lugares perfeitos para eles se esconderem.

Fique Atento

Sempre que possível acaricie a pelagem do seu animal, se notar algumas coisa estranha veja mais de perto. Pois podem precisar de atenção especial, um carrapato já adulto, ou uma mordida que infeccionou.

Este método é bem útil se o animal for muito pêludo, já que carrapatos ficam grudados na pele enquanto se alimentam e o pêlo pode escondê-los.

Carrapatos em todas as fases do seu ciclo de vida vão procurar locais escondidos e úmidos para se esconder após fazerem uma refeição de sangue. Portanto, procure atentamente em rodapés, em volta de batentes de portas e janelas, nos cantos do teto, atrás de cortinas, embaixo de móveis e nas bordas de tapetes todas as fases de vida do carrapato, inclusive seus ovos.

Sua Família

Como carrapatos necessitam de sangue para se reproduzir, vão estar pendurados em algum hospedeiro. Se não for no animal, será nas pessoas. Se não encontrou um carrapato vivo, procure por manchas vermelhas na pele ou sinais de picadas.

Procure por fêmeas andando pelos cantos das paredes e do teto, e próximo a batentes de janelas e portas. Elas fazem esse caminho quando estão procurando um local seguro para pôr seus ovos.

Procure também em rachaduras, frestas e locais escondidos próximos aos locais onde o cachorro dorme e circula.

Seu Quintal

Procure em vegetações sem podagem, de gramados a arbustos. Procure também embaixo de móveis, decorações, plantas, árvores, troncos e cercas; nos cantos das paredes e em todo o muro.

Carrapatos são pragas muito perigosas, e apresentam um grande risco a saúde dos seus animais domésticos e também da sua família graças à sua capacidade de transmitir doenças graves. Se estiver com sinais de infestação de carrapatos na sua casa, entre em contato conosco rapidamente. 

Animais

Carrapatos em Pet
Carrapatos em Pet

Os carrapatos são um grande problema na vida dos cães. Além de provocar incômodo e coceira, esses parasitas transmitem diversas doenças que podem comprometer seriamente a saúde. Atualmente já existem formas eficazes de combater a infestação, com coleiras anti-pulgas, shampoos específicos e remédios, mas às vezes não é suficiente. 

Por mais que você proteja seu bichinho, existem alguns locais — aparentemente inofensivos — que são propícios a ter carrapatos e ninguém imagina. Por esse motivo, é importante conhecer esses ambientes para evitar que o cachorro fique exposto demais. 

Lugares com Muitos Cachorros

Qualquer lugar que contém muitos cães, como canil e hotel, é propício a ter infestação desses parasitas , justamente pela presença de muito animais no mesmo ambiente. Não dá para saber se todos os pets presentes foram desparasitados, por isso esses ambientes são tão perigosos. A melhor forma de evitar é fazendo sua parte e mantendo o anti-carrapato em dia.

Parques que Permitem Animais

Animais no Parque
Animais no Parque

Os parques são ótimos lugares para socializar seu pet e passar um tempo com ele. Porém, justamente por ter muitos cães ao mesmo tempo, esses pequenos aracnídeos adoram o ambiente. Eles costumam se esconder entre os arbustos e grama, apenas esperando o animal relaxar ou pulam de animais infectados para os saudáveis.

Não permita que seu peludo se esfregue na grama e nos arbustos durante o passeio e, obviamente, mantenha o anti-carrapato em dia.

Consultório Veterinário

Pode parecer estranho, mas sim, o consultório veterinário é um local propício a ter carrapato. Isso acontece porque muitos animais passam por ali diariamente, e alguns podem conter o parasita e até outras doenças. Em dia de consulta, mantenha seu bichinho na coleira e evite que entre em contato com outros pets. 

Dentro de Casa

Os donos se enganam quando pensam que o cachorro está protegido dentro de casa. Mas, na verdade, os parasitas entram na residência através dos sapatos, roupas, bolsas, cabelos e até da pele dos residentes ou visitantes. Por mais que você limpe o ambiente é algo difícil de evitar.

A melhor forma de evitar isso é trocando de roupas e sapato antes de entrar na casa, principalmente quando fizerem um passeio no meio de matas, como trilha e escaladas. 

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.