Home / Natureza / Abóbora é Fruta ou Legume?

Abóbora é Fruta ou Legume?

Conheça a Origem da Abóbora

A abóbora pertence à família das Cucurbiteae, onde também estão presentes: a abobrinha, o melão, o pepino, a melancia, entre muitos outros. Existem ao menos 760 espécies diferentes de abóbora, algumas são originárias do continente europeu, umas da América do Sul, outras da América Central e Norte. Não se sabe o certo sobre um único local original, pois as diversas espécies difundiram-se pelo mundo todo, pelo fato de não ser muito complicado para plantio e a facilidade que existe em receitas deliciosas usando as abóboras; além de serem cultivadas a mais de 7000 anos.

Elas foram cultivadas pelos índios sul-americanos por muitos anos, existem registros que datam de 2700 a.C. onde já existia o cultivo do alimento pelos nativos; era especialmente usada como suporte para colocar bebidas, devido a sua casca grossa e dura, além de sua polpa e sementes serem utilizadas na alimentação.

Alguns outros registros dizem que algumas outras espécies de abóboras tem sua origem na África Ocidental, mais especificamente no território onde hoje se encontra Guiné; foi introduzida em território brasileiro por volta do Século XVI a partir de ações dos portugueses.

No Século XVII, existem registros de que já eram utilizadas como recheio de tortas e doces na Inglaterra. Ganhou popularidade no mundo todo e hoje é consumida e cultivada em muitas regiões do território brasileiro, inclusive recebendo diferentes nomes, como no Norte recebe o nome de Jerimum e no Sul do país recebe o nome de Moranga.

Características

A abóbora possui um valor nutritivo alto e um índice calórico muito baixo, com apenas 40 calorias a cada 100 gramas; talvez por isso tenha agradado a todos os povos da antiguidade. Além disso, possui o caroteno, vitaminas e minerais em abundância. Geralmente possui a cor alaranjada ou amarela.

São alimentos onde estão presentes uma quantidade muito grande de fibras e poucas gorduras, além de possuir um alto teor de óleo vegetal, vitaminas C, B1, B6 e E; tem um potencial muito grande de armazenamento de água; caso ela fique “cheia”, encha de água, pode acabar perdendo nutrientes e ainda algumas calorias.

É uma planta considerada de ciclo anual, ou seja, que demora 12 meses para desenvolver totalmente o seu ciclo biológico; apresenta caule rastejante e é uma herbácea com gavinhas e algumas raízes que ficam pra fora da terra. Suas folhas lembram o formato de um coração e são verde-escuras, também são chamadas de cordiformes; já suas flores são monoicas, ou seja, que apresentem tanto o gênero masculino quanto o feminino na mesma planta. É uma planta muito rica em diversidade, existem milhares de tipos de aboboras, e devido a sua fácil polinização, ela pode ser modificada geneticamente com facilidade, sem muitas dificuldades.

Abóbora Modificada Geneticamente
Abóbora Modificada Geneticamente

Aqui estão presentes alguns dados interessantes em relação à abóbora, para observar o quão rico é este alimento e os diversos benefícios que ele pode nos proporcionar. Os dados são referentes a cada 100 gramas do alimento.

Informações nutricionais: Em 100 gramas de abóbora, estão presentes 40 calorias, 9,8 gramas de carboidratos, 1,2 gramas de proteínas, 0,3 gramas de gorduras, 0 de colesterol, 0,6 gramas de fibras, 12 miligramas de cálcio, 0,7 miligramas de ferro e 32,1 miligramas de sódio.

Maiores Produtores

A abóbora é cultivada e consumida no mundo todo, em todos os continentes, menos na Antártica; elas são plantadas com diferentes intuitos, podem ser para fins comerciais, para a venda; também para fins agrícolas, como ração para animais; ainda para fins ornamentais e também para festas populares, que é o que acontece nos Estados Unidos, o maior produtor de abóboras de todo o mundo, onde existe o Halloween e as abóboras tem uma participação especial neste costume, elas são caracterizadas como Jack-O Laterns, que são as abóboras recortadas nos olhos e na boca e iluminada internamente por uma vela.

  Outros grandes produtores de abóbora são: o México, pais de origem de algumas variedades de abóbora, seguido pela Índia e pela China.

A Abóbora Como Jack-O Lanterns: Uma Tradição

Esta é uma tradição oriunda da Irlanda e da Grã-Bretanha, onde recortavam os olhos e a boca de certos vegetais e colocavam lanternas no interior da abóbora, para de fato sua luminosidade refletisse sob as sombras. Era uma tradição nestes países, o que levou a fazerem isso com alguns vegetais, inclusive com a abóbora, mas não era associado aos Dias Das Bruxas; foi nos Estados Unidos onde começaram a relacionar o período de colheita da abóbora e a data do Halloween e ambas coincidem entre si, no mesmo que a abóbora virou um símbolo da tradição do Haloween nos Estados Unidos.

Dicas de Consumo

Na abóbora, é possível consumir desde suas sementes, sua polpa, seus brotos e inclusive sua flor. Para quem não a conhece, aqui vai uma dica: Uma receita deliciosa é torrar as sementes e salga-las, são ótimos aperitivos! Elas ainda podem ser usadas em massas salgadas e doces, como pães, tortas; também em sopas, patês e suflês; podem também ser levadas ao forno, cozidas ou ainda consumidas em saladas.

Com todas essas variedades de consumo, que podem ser usada na nossa alimentação, muitas pessoas ainda não sabem como chamam, se ela uma fruta, um legumes, ou uma verdura?

Abóbora é uma Fruta, Legume, ou Verdura?

Muitas pessoas ficam na duvida quando tem que responder sobre estes aspectos dos vegetais. Mas não é algo tão complicado de se entender.

Os vegetais são divididos em 6 partes pela botânica, e entre eles muitas partes podem ser comestíveis, como as raízes, o caule, as sementes, as folhas e os frutos. Ou seja, caracterizam-se por fruto todas as partes da planta quem tem a função de proteger a semente das árvores, ou seja, todos que possuem sementes em seu núcleo, cercada por uma polpa que fica em volta dela, é denominado de fruto, então são frutos o pepino, a maçã, o melão, o abacate e inclusive a abóbora.

Abóbora de 800 kg
Abóbora de 800 kg

A expressão “fruta” é uma denominação popular que caracteriza os frutos que possuem sabor adocicado, como a maçã, o mamão, melão, melancia, entre muitos outros.

Então não, a abóbora não é uma fruta. Ela é sim um fruto, e um fruto salgado, o que nos leva a denomina-la de legumes. A abóbora é um legume e não uma fruta. Recebem o nome de legumes os frutos que tem o sabor salgado, como a própria abóbora, a berinjela, o chuchu, o pepino, a abobrinha, entre diversos outros.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *