Home / Natureza / As Características do Ganso Toulouse

As Características do Ganso Toulouse

Gansos são aves que se parecem com os patos e com os marrecos, mas possuem hábitos e aspectos visuais que os distinguem completamente desses dois. Não obstante, alguns tipos de gansos se assemelham com cisnes.

Os gansos são aves extremamente sociáveis, e podem fazer parte de uma família de humanos, assim como os cães e os gatos. Os gansos compreendem ordens e padrões e podem, inclusive, ser chamado pelos nomes.

Muitos criadores de gansos tem os gansos como aves domésticas por essa peculiaridade das mesmas. Além de tudo, essas aves podem atuar a favor do ambiente em que vivem com seus tutores, pois as mesmas sempre grasnam (berram) ao identificar pessoas diferentes aos arredores, sem contar que as mesmas, além de avisar, também espantam outros tipos de animais, principalmente os ovíparos, como as corujas e as cobras, que sempre estão por perto tentando comer os ovos dos gansos e de outras aves.

Alguns gansos são conhecidos pelo fato de servirem como “guardas”, e estes são chamados de Gansos Sinaleiros. Para aprender mais sobre essa variedade de gansos, acesse GANSO SINALEIRO e aprenda tudo sobre eles.

Criação do Ganso Toulouse

Ganso Toulouse
Ganso Toulouse

Os gansos, assim como todos os outros da espécie, irão sempre estabelecer residência em locais próximos aos rios, lagoas e lagos, pois estes são aves aquáticas, apesar de passarem a maior parte do tempo em solo.

Se a intenção for ter os gansos para consumo, se deve alimentá-los muito bem com tudo o que faz parte de sua alimentação, como grama seca, capim e hortaliças (verduras) em geral, pois dessa forma, os gansos conseguirão se reproduzir melhor. Ao mesmo tempo, basta saber que para que a carne do ganso seja melhor aproveitada, é importante não deixar com que esses façam muitas atividades físicas, caso contrário, não haverá espaço para a gordura que deixa a carne macia. Ainda assim, é válido atentar para as condições físicas dos gansos, pois se estes ficarem acima do peso, será menor a possibilidade de conseguir reproduzir.

O Ganso Toulouse é criado na França e é a matéria prima principal para o patê de ganso, que é feito, especialmente, do fígado da ave, amplamente consumido no País e arredores da Europa.

Patê de Ganso
Patê de Ganso

Para que a carne do ganso seja bem aproveitada, é indicado fazer com que os gansos pastem, ao invés de nadar, pois a prática do nado faz com que os gansos percam as gorduras essenciais e fiquem com a carne rígida.
O tempo de incubação dos ovos do Ganso Toulouse leva cerca de um mês, assim como os ovos dos outros gansos. Na hora da colheita, é importante deixar de um a dois ovos, caso contrário a gansa pode abandonar o ninho. Nesses casos é possível, ainda, fazer com que uma galinha incube os ovos, por exemplo.

Características Gerais do Ganso Toulouse

Assim como os demais gansos, o Ganso Toulouse é uma variedade de ave aquática que pode ser facilmente domesticada. Sua cor mais comum lembra o Ganso Africano, ou Ganso Pardo, mas exceto por esse detalhe, os gansos são bastante diferentes. O ganso Toulouse ainda aparecerá, em poucos casos, na cor branca e na cor amarela (courado).

O ninho do Ganso Toulouse não possui nenhuma característica que os distingue dos demais. O círculo é formado, basicamente, de capim, galhos e penas dos mesmos. Se a intenção do leitor for aprender tudo sobre os ninhos de gansos, por favor, acesse COMO FAZER NINHO PARA GANSO aqui no site e descubra tudo o que tem para ser aprendido.

O ganso Toulouse macho chega a pesar cerca de 12 quilos, enquanto a fêmea chega a pesar cerca de 9 quilos. A plumagem dos machos é mais espessa em relação à plumagem da gansa, e em relação à plumagem dos gansos em geral, o do ganso Toulouse é superior.

A maioria dos gansos possui uma penugem cinza, indo de encontro ao cinza claro nas penas traseiras. As patas e o bico do ganso Toulouse possuem as cores alaranjadas, típica dos gansos.

Assim como demais gansos, o som produzido pelo ganso Toulouse é um grito alto e escandaloso, e esses tendem a abrir suas asas e levantar o pescoço para demonstrar controle territorial.

Em relação aos outros gansos, o Ganso Toulouse é uma variedade que também se adapta muito bem ao convívio humano. Estes se tornam agressivos apenas quando estão incubando e chocando seus ovos, que chegam ao número de 7 a 10 por ninhada.

Conheça a Origem do Ganso Toulouse

O Ganso recebeu esse nome pelo fato de ter sido originado em Toulouse, na França, no sul do País. Os gansos entraram em ascensão quando um inglês chamado Robert de Ferrers, trouxe vários gansos de Toulouse para a Inglaterra, e depois de anos os gansos foram levados para a América do Norte.

O ganso é originário da espécie enser enser, que é o clássico ganso cinza.

A alimentação dos gansos toulouse sempre foi baseada nas hortaliças, já que essas aves são herbívoras. Dar a elas grama fresca, talos de plantas, folhas de verduras fará com que a vida desses gansos seja de extremo deleite.

O fato dos gansos serem herbívoros exclui a possibilidade dos mesmos comerem outros animais, porém, nunca se pode duvidar da natureza, já que existe prova de que alguns gansos podem comer peixe, por exemplo. Caso haja interesse da parte do leitor, é possível descobrir mais sobre essa peculiaridade do reino animal acessando GANSO COME PEIXE? Assim é possível conferir todas as informações necessárias em relação ao fato dos gansos, apesar de serem herbívoros, ainda, deixar o peixe fazer parte de suas dietas.

Ganso Toulouse Com Papo e Ganso Toulouse sem Papo

Existe, ainda, uma bifurcação na raça dos Gansos Toulouse, pois alguns desses gansos possuem um papo, que é uma protuberância que fica debaixo do bico, indo de encontro ao pescoço do ganso, enquanto outros da mesma espécie não possuem esse papo. Na França, os que possuem o papo são chamados de Oie de Toulouse à bavette (Ganso Toulouse com babete), e os gansos que não possuem o papo são chamados de Oie de Toulouse sans bavette (Ganso Toulouse sem babete).

Veja também

Amêndoas Torradas Na Assadeira

Quanto Tempo Para Torrar Amêndoas? Como Fazer?

Cozinhar é algo muito prazeroso, principalmente quando sabemos as técnicas corretas que devem ser utilizadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *