Home / Animais / Quando A Gansa Começa A Botar?

Quando A Gansa Começa A Botar?

O ganso é um tipo de ave que possui várias espécies que vão desde gansos selvagens, até espécies que podem ser criadas como animais de estimação, como é o caso do ganso sinaleiro, por exemplo.

São animais que vivem tanto em território aquático, quanto terrestre, mostrando se adaptar muito bem aos dois ambientes. Possui uma grande força física, além de aparentar possuir grande resistência a contrair doenças, fator positivo que pode ser atribuído a suas plumas.

Também é bastante resistente a mudanças climáticas, o que faz com que os cuidados requeridos a este animal sejam necessários porém menores, quando comparados a outros animais, por exemplo. Por este motivo, muitos fazendeiros criam gansos com o intuito de reprodução.

Antes de saber o que é necessário e quando a gansa começar a botar, é preciso estudar um pouco mais sobre com qual idade esses animais atingem a sua maturidade sexual, como ocorre a sua reprodução, como é o seu ninho, tempo de incubação dos ovos, entre outros assuntos que podem interessar principalmente a quem deseja criar esses animais, lembrando que estas respectivas informações podem variar um pouco dependendo da espécie em questão.

Reprodução Do Ganso

A reprodução do ganso ou o acasalamento, como também é chamado este processo, ocorre dos 9 aos 12 primeiros meses de vida dessas aves. Esta idade é quando esses animais atingem a sua maturidade sexual e a partir daí já se encontram prontos fisicamente para acasalar e se reproduzir.

A reprodução dos gansos também tem um período certo para acontecer, ocorrendo normalmente entre os meses de setembro a dezembro.

Quando criados em cativeiro normalmente os donos do criadouro costumam escolher os gansos mais saudáveis e propensos a ter filhotes bem desenvolvidos e com características melhores que os demais exemplares da espécie. Para isto costuma-se colocar para a reprodução uma proporção de 1 macho para cada 2 ou 3 fêmeas.

Quando A Gansa Começa a Botar Seus Ovos

Como já foi dito, os gansos atingem sua maturidade sexual por volta dos 9 meses de idade aproximadamente, entre os meses de setembro a dezembro e é a partir deste momento que a gansa começa a botar.

A fêmea costuma procurar um local mais afastado, próximo de algum lago ou tanque d’água e que seja protegido de predadores e da chuva para poder construir o seu ninho.

No caso de criadouros, o ideal é que o local onde o ninho será construído já seja previamente preparado e tenha algumas características um local específico ligeiramente espaçoso e de preferência quadrado, devidamente limpo, com comida de qualidade e água limpa, criando assim o melhor ambiente possível para que tudo saia como o esperado.

Criadouro de Gansos
Criadouro de Gansos

Quando a gansa começa a botar ela pode chegar a botar mais de 20 ovos em sua primeira postura. Após botar seus ovos, a gansa fica em seu ninho chocando-os cerca de 28 dias até que os ovos se quebrem e os filhotes nasçam.

Após este período, a gansa passa a botar a cada dois dias aproximadamente, porém isto pode variar. Isto irá ocorrer dos 2 até os 8 anos de idade, porém não são todos que possuem o embrião, logo este são descartados para serem usados na culinária.

Embora algumas gansas cheguem a chocar os seus ovos até a fase final, há a possibilidade de elas abandonarem o ninho e terem de ser substituídas por outros animais como a galinha, peru ou até mesmo por uma chocadeira elétrica no caso de criadouros.

Essa falta de interesse em chocar os ovos por parte da fêmea pode ser explicado pelo fato de elas entenderem que necessitam abandonar o ninho onde estão os seus ovos para botar mais ovos e com isso não conseguem chocar os que já foram postos anteriormente.

Caso queira que outro animal choque os ovos da fêmea, o ideal é que se deixe no ninho original pelo menos um ovo. Retirar todos os ovos do ninho de ganso pode fazer com que a fêmea do ganso se sinta desestimulada a chocar os seus próprios ovos.

Em criadouros também é muito comum a utilização de lâmpadas artificiais para aquecer os filhotes de ganso depois que eles nascem.

Comportamento Dos Gansos

Os gansos domésticos são animais sociáveis e companheiros com as pessoas que eles possuem um contato mais direto. Porém por este motivo podem se mostrar mais agressivos com desconhecidos justamente com a intenção de proteger o seu dono.

Quando a gansa começa a botar, ela normalmente passa a adotar um comportamento mais agressivo que o normal. Isto ocorre devido ao extinto protetor que surge na fêmea a partir do momento que ela passa a ser mãe. O macho também passa a ter um comportamento mais desconfiado e tende a ficar na defensiva, uma vez que quando a gansa começa a botar e constrói o seu ninho, o ganso passa a ficar sempre por perto na intenção de proteger os seus ovos ou filhotes.

Alimentação

Para que a gansa comece a botar, os ovos sejam férteis e os filhotes nasçam saudáveis, é essencial que o ganso tenha sempre uma ótima alimentação. Esses animais são herbívoros, ou seja, se alimentam de plantas, legumes, frutas e até capim.

Em criadouros normalmente tem uma dieta baseada no consumo de rações específicas para ganso. Neste caso é necessário tomar mais cuidado e procurar optar sempre por rações de qualidade, com alto teor de vitaminas e substâncias necessárias para a manutenção da saúde do animal.

Além da qualidade da ração, deve também ser levado em conta a faixa etária para qual a ração que você adquiriu é indicada.

Cuidados Com Os Ovos De Ganso

Os ovos de ganso são muito sensíveis e possuem alta propensão a servirem como meio de cultura de bactérias. Por esta razão é muito importante ter o máximo cuidado ao manuseá-los.

O ideal é procurar manusear os ovos o mínimo possível. Caso seja necessário o manuseio procure fazê-lo com luvas de forma a evitar o contato direto do ovo com as mãos, principalmente se ela estiverem sujas. A contaminação por bactérias é algo muito fácil de ocorrer neste caso devido ao fato de o ovo possuir os seus poros dilatados, facilitando assim a entrada e o desenvolvimento de algumas bactérias.

Veja também

Diferença Entre o Tucuxi e Boto

Tucuxi, Boto-Preto ou Pirajaguara: Características e Fotos

Boto preto ou também popularmente conhecido como boto cinza e tem como nome científico Sotalia …

Um comentário

  1. João Carlos Bossardi

    PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELA MATÉRIA DOS GANSOS
    MUITO BEM EXPLICADO
    FIQUE SEM DUVIDAS NO MOMENTO
    SE POSSÍVEL PODEM ME MANDAR UM MANUAL PARA CRIAÇÃO TAMBÉM DE PATOS
    PRINCIPALMENTE OS DE PESCOÇO AZUL
    E TAMBÉM SE PATOS É O MESMO PROCEDIMENTO DOS GANSOS
    EM UMA ÉPOCA COLOQUE UMA GALINHA PARA CHOCAR OVO DE PATA
    FORAM UNS 3O DIAS
    EU TRATAVA ELA NO NINHO COM COMIDA E ÁGUA SEMPRE AO SEU LADO
    ATÉ TIRAVA ELA DO NINHO PARA NÃO EXTRESSAR
    ELA ERA DAS BOAS NÃO ARREDAVA O PÉ E NEM O BUMBUM DO NINHO
    PARABÉNS PARA ELA
    ELA ERA 10 NO SERVIÇO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *