Home / Natureza / Horta Embaixo De Árvore

Horta Embaixo De Árvore

Existe muitas dúvidas sobre como plantar uma horta embaixo de árvores, já que a situação é diferente de plantar uma horta em um lugar aberto com luz solar incidente.

Esse simples detalhe de plantar embaixo de árvores faz com que seja necessário dar uma atenção especial à horta, onde haverá, também, a necessidade de avaliar as plantas que precisarão estar aptas a viver sob sombra constante por longos períodos, além de sobreviver com menos elementos nutritivos, já que árvores também consumirão os elementos distribuídos, e em maior escala.

As hortas embaixo de árvores são extremamente viáveis e florescem tão bem quanto uma horta normal, mas necessitam de mais atenção do que a horta convencional (que por si só já depreendem uma bela requisição).

Felizmente, existe bastante planta que consegue se adaptar facilmente a solos mais úmidos e a menor intensidade solar.

Embora, haja o fato que nem todas as plantas que estão debaixo de árvores viverão sem luz solar constante e direta, a não ser que sejam completamente circundadas por árvores.

O propósito desse artigo é mostrar quais são as melhores plantas a serem usadas em hortas debaixo de árvores e quais os cuidados que devem ser tomados para fazer com que as mesmas plantas consigam se desenvolver plenamente.

Aprenda A Criar O Terreno Para Uma Horta Embaixo De Árvore

Para que você tenha êxito ao criar uma horta com várias plantas viçosas embaixo de árvore, primeiramente, você precisará trabalhar nas condições físicas do ambiente, preparando um terreno rico e propício para que as plantas se desenvolvam.

Ou seja, é necessário que você limpe muito bem os arredores das árvores, removendo todos os detritos, como pedras e galhos, e analise muito bem para identificar as raízes, pois danificá-las pode ser fatal às árvores mais novas.

O terreno irá lhe ajudar, pois ele já demonstra estar fértil, e as folhas das árvores em decomposição já adubaram bem o solo, portanto, cave ao ponto de encontrar terra fofa e inicie a plantação.

Horta Em Baixo de Árvore
Horta Em Baixo de Árvore

Porém, é nesse momento que a principal análise deverá ser feita: área com sombra e área sem sombra.

Para se ter ideia de como isso é importante, imagine que se você plantar um pé de alface na sombra, pode fazer com que o mesmo não se reproduza, porém, se plantar outro pé em um lugar muito quente, fará com que o mesmo entre em processo de pendoamento.

Para conhecer mais sobre o pendoamento das alfaces, acesse ALFACE RESISTENTE AO PENDOAMENTO.

Conheça As Melhores Plantas Para Plantar Numa Horta Embaixo De Árvore

Existe centenas de plantas que crescem perfeitamente sem a necessidade de luz solar, principalmente as ornamentais, que são aquelas que não produzem frutos, e na maioria das vezes são utilizadas dentro de casas, pelo fato de que não necessitam de luz solar incidente, tal como a orquídea, bromélia e o lírio.

Caso você tenha a intenção de conhecer as plantas perfeitas para ornamentação interna da casa, acesse PLANTAS ORNAMENTAIS PARA A SALA DE ESTAR.

No entanto, se estamos falando sobre horta, as plantas devem ser frutíferas, portanto, precisamos falar das hortaliças.

Nesse sentido, confira uma breve lista das hortaliças e verduras mais importantes e adaptáveis e serem plantadas debaixo de árvores.

1. Beterraba

Beterraba
Beterraba

2. Brócolis

Brócolis
Brócolis

3. Alface

Alface
Alface

4. Couve-Flor

Couve-Flor
Couve-Flor

5. Chicória

Chicória
Chicória

6. Repolho

Repolho
Repolho

7. Cebola

Cebola
Cebola

8. Tomate-Cereja

Tomate-Cereja
Tomate-Cereja

9. Alho

Alho
Alho

10. Salsa

Salsa 
Salsa

11. Hortelã

Hortelã
Hortelã

12.Cebolinha

Cebolinha
Cebolinha

Todas essas hortaliças e verduras se adaptam muito bem a áreas com sombra e conseguem se desenvolver normalmente.

No entanto, é necessário observar o quanto de sombra existe no lugar em que a horta será criada, pois se o local for completamente sem luz solar e viver úmido, não será possível com que essas plantas se desenvolvam, pois o solo úmido apresenta pouco oxigênio, e poucas plantas vingam dessa forma.

Aprenda A Controlar A Umidade Do Solo Para Ter Um Horta Embaixo De Árvore

Como foi abordado, as hortaliças precisam de um solo úmido, e por isso regar as plantas é obrigatório todos os dias, porém, se a umidade permanecer e a área ficar parcialmente alagada, é possível que as plantas não consigam se desenvolver.

Nessas áreas, precisará haver um escoamento artificial para que a água seja melhor distribuída, ou que simplesmente alguns galhos de árvore sejam removidos para voltar a enriquecer o solo e providenciar oxigênio o suficiente para que a área deixe de ser um charco.

Sensor de Umidade do Solo
Sensor de Umidade do Solo

As áreas úmidas, apesar de dificultarem o desenvolvimento das sementes, que tendem a morrer em poucas horas, fornecem ricas propriedades nutritivas, porém, apenas algumas plantas conseguem absorver esses nutrientes.

Além disso, áreas úmidas apresentam bastante minhocas, que fazem um excelente trabalho, abrindo buracos que facilitam a dispersão dos nutrientes pelo solo, além de digerirem folhas e adubarem o solo.

A principal solução para combater zonas alagadas, é plantar algumas plantas que filtrarão o solo e darão chance para outras plantas crescerem.

Conheça as plantas ideais para solo encharcado acessando PLANTAS FRUTÍFERAS PARA BREJO.

Não Deixe As Árvore Impedirem De Ter Uma Horta

Em muitos quintais, a presença de árvores que fazem enormes sombras não impede que haja uma horta rica, por isso, se em seu quintal houver espaço no solo debaixo de uma árvore, não tem desculpas para não ter a sua horta.

Uma horta fornece alimentos orgânicos e livre de agrotóxicos, perfeito para quem quer consumir alimentos frescos e temperos extremamente naturais.

Se o quintal possui bastante sombra, significa que ele é forte o suficiente, pois grandes árvores se alimentam de seus nutrientes.

Ter uma horta embaixo de árvores necessita apenas de alguns auxílios extras em relação ao cuidado com as plantas, pois elas não estão em um ambiente 100% propício, o que, outra vez, não significa que elas possam se desenvolver naturalmente.

Outro detalhe muito importante em relação a plantar em lugares muito úmidos, é usar auxílio de vasos e garrafas pet, por exemplo, ou caixas, e depositar esses recipientes onde seria originalmente plantado a hortaliça em si.

Para que uma horta tenha um desenvolvimento pleno em um lugar com sombra, como embaixo de árvore, algumas adaptações serão bem-vindas, além de dar um aspecto bem diversificado à horta.

Veja também

Sapo Flamenguinho é Venenoso? Ele pode Matar?

Além de muitos terem ojeriza a sapos, muitas vezes, devido à sua aparência, é certo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *