Home / Natureza / Qual o Tipo de Rocha que Forma o Corcovado? Como Chama?

Qual o Tipo de Rocha que Forma o Corcovado? Como Chama?

O Brasil é um país com uma diversidade de fauna e flora imensa, e é justamente por isso que muitas pessoas de outros países decidem viajar para cá justamente para aprender mais sobre a nossa cultura e também para visitar os mais diversos tipos de locais naturais com paisagens incríveis.

Dentre todos esses pontos turísticos e paisagens interessantes podemos dizer que o Cristo Redentor localizado na cidade do Rio de Janeiro é uma das maiores atrações para qualquer pessoa que se sente atraído por natureza, principalmente aqueles que nunca viram nada parecido.

Isso porque a atração rochosa é extremamente famosa por sua beleza e exuberância, o que não é mentira de forma alguma. Porém, a verdade é que muitas pessoas conhecem Cristo Redentor apenas por sua beleza, e por esse motivo não conseguem entender muito bem ou não possuem informações sobre como essa estrutura é formada.

Portanto, vamos agora mergulhar e nos aprofundar na estrutura do Cristo Redentor. Assim, leia o artigo até o final para entender melhor qual tipo de rocha forma o Corcovado e como ela se chama.

Qual Tipo de Rocha Forma o Corcovado?

Antes de mais nada, devemos parar para analisar qual tipo de rocha é responsável pela constituição do Corcovado, já que dessa maneira conseguimos estudar o assunto de maneira mais profunda.

Basicamente, podemos dizer que o corcovado é formado por uma rocha metamórfica. Isso porque ela é resultado de outra rocha que sofreu modificações químicas com o passar do tempo e, consequentemente, acabou criando uma rocha nova.

Rocha Metamórfica

As rochas metamórficas levam milhões de anos para serem constituídas, e elas podem ser formadas por rochas magmáticas, rochas sedimentares ou até mesmo, em alguns casos mais raros, por outras rochas metamórficas que acabam sofrendo mais modificações com o tempo.

Portanto, esse é o tipo de rocha que constitui o Corcovado no Rio de Janeiro, e é exatamente por esse motivo que quando olhamos para a rocha percebemos que ela não é homogênea, mas sim passou por diversos processos e por isso possui partes diferentes umas das outras.

Qual o Nome da Rocha do Corcovado?

No tópico anterior classificamos o tipo de rocha que forma o Corcovado, mas a verdade é que existem vários tipos de rochas metamórficas, justamente porque essa é apenas a classificação das rochas, e depois temos quais rochas são formadas dessa maneira.

No caso, quando o assunto são as rochas metamórficas temos que os principais exemplos que conhecemos são: a gnaisse, o mármore e a ardósia, já que são 3 tipos de pedras bem famosas que vemos todos os dias praticamente. A primeira, é o tipo de rocha que constitui o Pão de Açúcar, a segunda é utilizada em pias e a terceira é muito usada na construção civil.

Como já dissemos o tipo de rocha que temos no Pão de Açúcar provavelmente você já sabe qual é o tipo de rocha que temos no Corcovado. Exatamente! Em ambos os casos temos uma rocha chamada de gnaisse.

É interessante notarmos que diversos morros no Brasil são formados por gnaisses e é por isso que devemos aprender ainda mais sobre essa rocha para que tudo fique mais simples de se entender.

Gnaisse – Características

Apenas para recapitular podemos dizer que a rocha que constitui o Corcovado é a gnaisse, e ela é formada por meio do processo de metamorfose de uma rocha original em uma nova rocha, e é exatamente por isso que ela é classificada como uma rocha metamórfica.

Agora que tudo faz muito mais sentido, vamos listar algumas características importantes e interessantes sobre as rochas gnaisses para que você entenda ainda mais profundamente sobre esse assunto.

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa rocha é formada por sedimentos de arcoses e também de granitos, o que explica a sua cor.

Em segundo lugar, justamente por constituir morros de tamanhos muito grandes, essa rocha é formada por uma granulação que pode ser considerada de média a grossa, o que significa que seus fragmentos são grandes.

Em terceiro lugar, é interessante notarmos que essa rocha é formada pelo processo de compactação das rochas, o que dá o aspecto firme e uniforme que vemos nos morros.

Em quarto lugar, ela não está presente apenas em morros naturais, mas também é muito utilizada na construção civil principalmente para fazer muros mais resistentes e para fins ornamentais, já que ela é muito bonita.

Gnaisse Características

Por fim, podemos dizer que ela também constitui a Pedra do Arpoador, e por isso esse tipo de rocha está muito presente em toda a cidade do Rio de Janeiro.

Portanto, essas são algumas características muito importantes e interessantes sobre esse tipo de rocha que você muito provavelmente ainda não sabia.

Curiosidades Sobre Rochas

Até agora falamos especificamente sobre as rochas que compõem o Corcovado, mas a grande verdade é que existem muitas outras coisas interessantes para se aprender sobre rochas em geral.

Portanto, vamos agora listar algumas curiosidades sobre todos os tipos de rochas para que você aprenda ainda mais coisas interessantes sobre esse assunto!

  • As rochas que existem a maior tempo no planeta são aquelas resultado das atividades vulcânicas, e isso significa que esses vulcões existem há mais de 3 milhões de anos;
  • O granito é um exemplo de rocha composta, justamente porque ele é formado por vários minerais diferentes;
  • Existem 3 classificações básicas e gerais para as rochas: sedimentares, magmáticas e metamórficas;
  • O processo de formação das rochas magmáticas é muito interessante: o magma presente no núcleo da Terra acaba indo para a superfície, passa por um processo de resfriamento e dessa maneira acaba resultando nas rochas magmáticas;
  • Quando os cientistas encontram fósseis, eles estão encontrando restos vegetais e animais que acabaram ficando presos em rochas com o passar dos séculos.

Logo, essas são algumas curiosidades interessantes sobre rochas que você muito provavelmente ainda não sabia, principalmente porque agora estamos falando de todos os tipos de rochas.

Gostou do tema e gostaria de saber ainda mais informações de qualidade e confiáveis sobre as rochas? Sem problemas! Confira também aqui: Que Tipo de Rocha é o Mármore? Onde Ele É Encontrado?

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *