Home / Natureza / O Que É Banana Orgânica? Que tipo de Banana é?

O Que É Banana Orgânica? Que tipo de Banana é?

A banana é uma das frutas mais populares e consumidas no Brasil, estando presente em todos os mercados do País em qualquer época do ano.

O fato da banana ser tão presente em território nacional, especialmente em todos os meses do ano, acontece por causa de sua adaptação ao clima do Brasil, que é úmido e ensolarado, característico dos tropicais.

Nos mercados, é possível observar determinadas variações da banana, onde as mais comuns e tradicionais são a banana caturra, a banana da terra, a banana prata, a banana nanica e a banana maçã.

Essas variedades tradicionais fazem com que muita gente pense que as bananas se obstem apenas a essas variedades, quando, na verdade, existe muito mais, especialmente as bananas silvestres.

Na selva, há um grande número de bananas diferentes das bananas convencionais, onde até mesmo suas cores e formatos mudam, mas o gosto prevalece sempre o mesmo.

Inclusive, a maioria das bananas possuem sementes, somente algumas variedades híbridas e comerciais não possuem.

Sabendo de todos esses fatos, como descobrir qual dessas inúmeras variedades são orgânicas? Acompanhe o artigo para descobrir tudo sobre as bananas orgânicas, assim como plantá-las, como protege-las de consumidores naturais, de como fazer para que elas durem mais e outras dicas importantes.

Portanto, boa leitura, e qualquer possível dúvida, por favor, deixe seu comentário.

Qual Tipo De Banana É Uma Banana Orgânica?

Muitas pessoas desconhecem o termo “orgânico”, podendo, até mesmo, pensar que é algum tipo exclusivo de banana.

O termo orgânico se refere às bananas que são plantadas sem a necessidade de alterações biológicas, físicas ou químicas, isto é, é a banana criada de forma completamente normal, como em uma horta, por exemplo.

É importante saber que a alta demanda por alimentos no Brasil, faz com que muitas fazendas criem enormes hectares de bananais, para serem comercializadas em todo tipo de mercado, mercearia e quitanda.

Para atender a alta demanda do mercado, a produção de bananas não pode fracassar, fato esse que faz muitos produtores, principalmente empresas, usarem aditivos e substâncias químicas para fazer com que as mesmas cresçam rapidamente.

O uso de agrotóxicos e técnicas para a criação de organismos geneticamente modificados, é o que faz uma banana deixar de ser orgânica.

O Brasil, por exemplo, é um dos países recordistas no uso de agrotóxicos em seus alimentos, já que também é campeão em produção.

OGMs, ou Organismos Geneticamente Modificados, ganham cada vez mais espaço na indústria alimentícia, pois configurar longevidade e produtividade têm suas consequências, caso muito diferente dos produtos orgânicos, que não conseguem ser produzidos em larga escala, pelo fato de demandarem muito empenho, o que elevaria seus preços e diminuiria suas vendas.

Banana Transgênica ou Banana Orgânica?

O processo de transgenia que ocorre na produção das bananas, se dá ao fato da grande demanda por parte da população pelo alimento, e também para fazer com que o trabalho manual diminua e a produção aumente rapidamente, fatos esses que fazem o preço da banana ser acessível, como é atualmente.

A banana transgênica aparece no mercado como uma solução para suprir a necessidade de todas as pessoas, assim como facilitar seu acesso através do preço, mas em tudo isso, há um efeito colateral.

Ao mesmo tempo em que a banana transgênica sacia a fome das pessoas, essa mesma banana não irá conter todos os nutrientes presentes em uma banana orgânica, além de fazer com que as pessoas consumam ínfimas doses de veneno usado para a proteção da mesma nas fazendas.

A banana orgânica é o tipo de banana natural, que pode ser encontrada nas densas florestas espalhadas pelo mundo, servindo de alimento para muitos animais, como pássaros, morcegos e macacos.

Aprenda A Como Produzir A Banana Orgânica

Alguns tipos de bananas foram citados no começo do artigo, tais como a banana da terra, a banana caturra e a banana maçã, por exemplo.

Todos esses tipos de bananas podem ser orgânicos ou não, e isso vai depender exclusivamente do processo de plantio da semente.

A banana orgânica é aquela plantada pelo produtor independente, que não visa, exclusivamente, a comercialização em larga escala da mesma, ou por aquela pessoa que deseja apreciar o gosto natural da fruta.

Ao querer plantar um pé de banana orgânico, é importante saber que o solo precisa ser rico em nutrientes, afofado e levemente umedecido. A presença de minhocas será um fator determinante.

O pé de banana precisará estar exposto ao sol ou a sombras regulares, e ter um solo sempre regado, mas não encharcado.

Para plantar um pé de banana, é necessário remover um talo da raiz de um pé maduro, que já começara a dar frutos; o nome da parte a ser plantada se chama rizoma, que é onde a raiz começa a se ramificar.

Lembrando que não há possibilidade de plantar uma bananeira a partir da fruta, já que a mesma não possui sementes, a não ser o caso das bananas silvestres.

Como Cultivar A Banana Orgânica?

Ao ter um pé de banana orgânica em uma horta, quintal ou jardim, vários fatores começarão a surgir, principalmente a possibilidade de a planta morrer, assim como insetos que podem devorar a planta.

Esses são os principais motivos para que grandes indústrias invistam em venenos para erradicar esses tipos de problemas.

Na hora de comprar uma muda para plantio, é necessário verificar a qualidade da mesma, evitando partes que podem estar desgastadas, dessa forma, erros serão evitados, assim como os insetos.

Além dos insetos, algumas doenças podem aparecer, principalmente a sigatoca-amarela, que fazem as folhas morrerem precocemente. Para evitar esse tipo de avaria, é importante escolher as bananas mais resistentes, como a banana preciosa, ou a banana prata comum.

Banana Prata Comum
Banana Prata Comum

Muito cuidado com áreas onde há muita sombra, pois, as ervas-daninhas serão as principais inimigas da bananeira.

A maior praga das bananeiras é o inseto chamado broca, ou moleque-da-bananeira, que, quando em forma de larva, se alimenta da bananeira.

Antes do plantio da banana orgânica, é necessário realizar uma limpeza na área, removendo todos os indícios de larvas e ovos, e é aconselhável não plantar onde já houve casos de mortes ou onde doenças já apareceram.

Veja também

Quantas Gramas De Proteína Tem Um Ovo Cozido?

Ovos são o tipo de alimento, salvo algumas exceções, perfeito para pessoas de qualquer idade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *