Home / Natureza / O Que É Litosfera? Resumo, Características E Importância

O Que É Litosfera? Resumo, Características E Importância

A litosfera é uma das camadas que compõe a estrutura dos planetas. Assim como um solo possui camadas, o planeta Terra é composto por algumas delas, partindo do núcleo para a superfície.

A litosfera compreende o espaço entre a astenosfera e a crosta terrestre. A astenosfera se diferencia da litosfera pelo fato de se encontrar em um estado que não é sólido, devido a seu contato com o manto externo do núcleo terrestre, enquanto a litosfera é a parte formada pelas rochas endurecidas que compõe a estrutura do planeta terra.

A litosfera é uma camada que cobre o planeta Terra completamente, seja do pico mais alto do mundo, como o Monte Evereste, até a região mais profunda do planeta, situada na Fossa Das Marianas.

Tudo é composto pela litosfera, onde a superfície terrestre, ou seja, os continentes, são elevações da mesma, enquanto a maior parte é coberta pelas águas dos oceanos.

A litosfera não é um composto estático, por incrível que isso possa soar, pois, ao decorrer dos anos, apesar da forte rigidez das rochas, os movimentos das placas tectônicas, assim como erupções, podem alterar configurações da crosta, elevando ou abaixando os níveis da litosfera.

Em resumo, pode-se determinar que a litosfera faz parte de uma camada interior e uma camada superficial do planeta terra.

Características Da Litosfera

A litosfera é composta por incontáveis minerais, ultrapassando os milhares, porém, alguns desses minerais são encontrados em maiores quantidades, tornando-se relevantes, enquanto outros apenas estão presentes em determinadas partes do mundo.

Os minerais mais presentes na litosfera é o silício, o alumínio e o magnésio, além da presença de três tipos de rochas principais, as rochas magmáticas, as metamórficas e as sedimentares.

A litosfera é a base dos continentes existentes no planeta terra, também chamada de placas tectônicas. Acredita-se que, antigamente, a litosfera era composta de maneira singular, chamado de Pangeia, isto é, somente uma grande camada de rochas e minerais que circundavam o planeta, e que devido a agentes internos, como explosões sedimentares, e agentes externos, como a gravidade, acabou se quebrando e se separando, formando os continentes individuais que conhecemos hoje.

A litosfera possui uma temperatura regular na superfície, recebendo um aquecimento de 35º a cada 100 metros de profundidade, e até atingir a outra camada, a astenosfera, a litosfera acaba atingindo 1280º.

A litosfera, ainda, é a responsável pelos terremotos e desastres naturais, como o tsunami. Esses eventos ocorrem quando placas tectônicas que divisam, se encontram e convergem, causando tremores e convergindo toneladas de litros d’água.

A Importância da Litosfera

Antes de tudo, a litosfera é uma camada da terra que mantem uma temperatura equilibrada o suficiente na superfície para fazer os ecossistemas fluírem, suportando e fornecendo a possibilidade para que infinitos organismos tenham a oportunidade de existir e se reproduzir.

Descrição da Litosfera
Descrição da Litosfera

A litosfera é um escudo natural, que priva o calor do núcleo, além de fornecer ao homem, uma inúmera quantidade de elementos químicos e físicos.

Em geologia, a litosfera não se apresenta com uma função específica, mas sim como uma consequência de milhões de anos de mutação geológica, que culminaram num perfeito assentamento de divisões e temperaturas.

Pode-se concluir que a criação da litosfera foi o que possibilitou a evolução da vida no planeta terra, caso contrário, nenhuma vida existiria.

Durante a existência do homem, a litosfera se demonstra cada vez mais importante, fornecendo matérias-primas sem as quais o homem deixaria de evoluir.

Para se ter ideia da importância da litosfera para o homem, basta imaginar um mundo sem carvão, sem gases naturais ou sem petróleo. Além disso, pedras preciosas, como o diamante, só conseguem ser formadas mediante a pressurização e altas temperaturas promovidas pela litosfera.

Todos esses fatores são extraídos das camadas providas pela litosfera, e, ainda, a mesma, quando combinada com a hidrosfera e com a atmosfera, oferecer todos os nutrientes necessários para a vida dos organismos terrestres.

Curiosidades Sobre A Litosfera

A litosfera vem do grego lithos, que significa pedra, e sphaira, que significa esfera, ou seja, é uma esfera de pedra, que banha cada reentrância do planeta terra.

A litosfera, quanto mais perto da astenosfera, mais quente fica, e nas grandes profundidades oceânica, especialmente próximo das Fossas das Marianas, o local mais profundo do mundo, é possível observar gêiseres expelindo fumaça com temperaturas inverossímeis no oceano, onde as lavas não arrefecem.

Augustus Edward Hough Love, também conhecido como A.E.H Love, foi um teórico matemático, que através de seus estudos sobre as ondas gravitacionais, concluiu a influência da gravidade sobre a terra, escrevendo seu livro chamado “Some Problems of Geodynamics” (Alguns Problemas de Geodinâmica), onde o mesmo apresentou o termo “litosfera” pela primeira vez, em 1911.

Augustus Edward Hough Love
Augustus Edward Hough Love

As partes da litosfera são chamadas de placas, e elas estão presentes em todo o mundo, onde as principais estão na Antártida, na África, na América do Norte, na América do Sul, na Eurásia, na Austrália e no Pacífico.

É através dos estudos da camada da litosfera que cientistas conseguem estabelecer o quão velho o planeta é, assim como estabelecer seu período geológico.

Resumo Sobre A Litosfera

Podemos concluir que a litosfera é uma longa e densa camada de rochas e minerais, se situando entre a astenosfera e a superfície terrestre, que é a camada mais fina, onde vivemos.

A astenosfera, que fica embaixo da litosfera, é composta por rochas em derretimento, já que estão próximas do núcleo externo do planeta, por isso, a temperatura da litosfera nas suas partes mais profundas é imensa, e essa temperatura vai diminuindo cada vez mais até chegar a superfície.

Se removêssemos tudo o que existe “em cima” do planeta terra, o formato da mesma seria representado pela litosfera.

É através da litosfera que o homem define o controle da altura dos continentes, com medidas em metros acima do mar.

A litosfera, além de possibilitar a existência de vida na terra, é uma das principais fontes de consumo do homem, que desenvolve mais tecnologia ao decorrer das décadas, com extração de inúmeros de seus minerais.

A litosfera não é a crosta terrestre, já que a crosta terrestre é um termo usado para abrigar as divisões chamadas de crosta, manto e núcleo, que compõe a estrutura do nosso planeta.

Veja também

Alternância de Gerações

O que é Ciclo de Vida com Alternância de Gerações?

Genética e reprodução são dois dos temas mais conhecidos pelos brasileiros quando se fala em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *