Home / Natureza / Quem Criou a Teoria de Que o Homem Veio do Macaco?

Quem Criou a Teoria de Que o Homem Veio do Macaco?

Todo mundo já ouviu falar de Charles Darwin . No entanto, é um fato triste que boa parte do que a maioria das pessoas pensa e acredita sobre este cientista esteja envolta em muitas controvérsias. Tantos mitos e lendas surgiram desde sua morte que é difícil separar fatos da ficção. Aqui estão algumas das informações controversas mais comuns.

Viagem Para Galápagos

Existem, várias versões dessa lenda. Uma das mais difundidas é a ideia de que Darwin e o Beagle zarparam direto para Galápagos, para que Darwin pudesse descobrir a evolução por lá. Galápagos foi o marco zero para o momento eureka de Darwin.

Mas não houve momento eureka. Darwin não se tornou um evolucionista enquanto estava em Galápagos. De fato, três classes de fatos gradualmente o convenceram de que a evolução era verdadeira, mas somente após seu retorno. Por exemplo, nesta passagem de sua autobiografia: “Durante a viagem do Beagle, fiquei profundamente impressionado ao descobrir na formação pampeana grandes animais fósseis cobertos com armaduras como as dos tatus existentes; segundo, pela maneira pela qual animais intimamente aliados substituem-se no processo em direção ao sul, sobre o continente; e terceiro, pelo caráter sul-americano da maioria das produções do arquipélago de Galápagos, e mais especialmente pela maneira pela qual diferem ligeiramente em cada ilha; nenhuma dessas ilhas parece ser muito antiga em um sentido geológico “.

O Livro: “Origem das Espécies”

O título do livro mais famoso de Darwin é frequentemente atribuído incorretamente como “Origem das espécies”, como se fosse sobre a origem de nossa espécie. Mas o título é “Na origem das espécies”, que significa “de onde vêm as espécies” .  A resposta curta é que eles são descendentes de ancestrais comuns, dominados pela seleção natural – e não criados independentemente. A Origem é sobre o processo geral da evolução de todas as espécies. Não rastreia a origem de nenhuma espécie em particular, incluindo seres humanos.

Outro equívoco comum é que a “origem das espécies” significa “origem da vida”, e nisso falha totalmente. Mas, novamente, não é disso que trata o livro. Darwin, embora estivesse convencido de que a vida tinha origens perfeitamente naturais, achou que a ciência de sua época não era capaz de responder a essa pergunta e deixou para as gerações futuras investigar. No entanto, ele estava em posição de demonstrar que os vários tipos de coisas vivas e fossilizadas que encontramos no mundo estão relacionadas entre si genealogicamente por descendência – elas evoluem.

Origem das Espécies

O Homem Descende do Macaco?

Darwin disse que viemos de macacos. Não. Ele nunca disse isso. Esse equívoco comum esconde um profundo mal-entendido da evolução. Isso não é diferente das ilustrações populares da humanidade como o pináculo da árvore da vida. Dizer que viemos de macacos é como dizer que você é filho de seu primo. Darwin disse que macacos e humanos devem ter um ancestral comum por causa de nossas grandes semelhanças em comparação com outras espécies. Mesmo nos dias de hoje, era possível demonstrar que somos mais parecidos com os macacos do que com os leões ou baleias.

“Sobrevivência do Mais Apto”

Outro equívoco comum de taquigrafia é: “É tudo apenas a sobrevivência do mais apto, não é?” Não, não é. “Sobrevivência do mais apto” é uma frase enganosa, e não foi cunhada por Darwin, mas pelo filósofo Herbert Spencer. Alfred Russel Wallace mais tarde convenceu Darwin a adotar a frase. Qualquer resumo abreviado da teoria de Darwin precisa de três elementos: variação entre indivíduos, seleção natural baseada em diferenças de sobrevivência e herdabilidade.  Há muitos lemas atribuídos a Darwin. Provavelmente o mais comum é: “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, mas as que mais respondem à mudança”. Versões dessa frase cativante adornam muitos livros e sites. Mas nunca foi escrito por Darwin. Não há mais desculpa para aceitar ou citar mal Darwin, porque todas as suas publicações estão disponíveis gratuitamente em online.

Darwin Era Ateu?

Darwin

Não. Até onde sabemos, Darwin nunca foi ateu. Ele foi batizado na Igreja da Inglaterra, levado para a capela unitária quando criança e ao mesmo tempo pretendia se tornar um clérigo do país. Mas Darwin nunca foi uma pessoa particularmente religiosa. Quando, entre os 20 e os 30 anos, começou a pensar com mais cuidado sobre a natureza e o significado da vida, gradualmente passou a desacreditar no cristianismo, nos milagres ou nas revelações divinas. Um dos fatores mais importantes nesse processo gradual – e como ele lembrou da transformação sem sofrimento – foi sua consciência de que os humanos também são animais e são derivados de ancestrais menos parecidos com os humanos. Em segundo lugar, outras religiões, que varreram repetidamente vastas partes do globo, foram consideradas mitos totalmente infundados pelos cristãos vitorianos.

Quem Criou a Teoria de Que o Homem Veio do Macaco?

Evolução humana é o processo pelo qual os seres humanos se desenvolveram  na Terra desde os extintos  primatas . Visto zoologicamente, nós humanos somos O Homo sapiens , uma espécie que muito provavelmente se desenvolveu pela primeira vez na África há cerca de 315.000 anos.

Agora somos os únicos membros vivos do que muitos zoólogos chamam de tribo humana, Hominini , mas há abundância evidência fóssil para indicar que fomos precedidos por milhões de anos por outros homininos, como Ardipithecus , Australopithecus e outras espécies de Homo , e que nossa espécie também viveu por um tempo contemporaneamente com pelo menos um outro membro de nosso gênero , H. neanderthalensis (oNeandertais ).

Além disso, nós e nossos antecessores sempre compartilhamos a Terra com outros primatas semelhantes a macacos, desde o gorila moderno até o seco Dryopithecus . O fato de nós e os hominídeos extintos estarmos de alguma forma relacionados e que nós e os macacos , vivos e extintos , também estarmos de alguma forma relacionados é aceito por antropólogos e biólogos em todos os lugares.

Darwin nunca afirmou, como insistiam alguns de seus contemporâneos vitorianos, que “o homem era descendente do macaco “, e os cientistas modernos considerariam tal afirmação uma simplificação inútil – da mesma forma que descartariam quaisquer noções populares de que uma determinada espécie extinta seja o” elo perdido “entre humanos e macacos.

Teoricamente, no entanto, existe um ancestral comum que existia milhões de anos atrás. Esta espécie ancestral não constitui um “elo perdido” ao longo de uma linhagem, mas sim um nó de divergência em linhagens separadas. Este primata antigo não foi identificado e pode nunca ser conhecido com certeza, porque as relações fósseis não são claras, mesmo dentro da linhagem humana, que é mais recente.