Home / Natureza / Alfaces Resistentes ao Pendoamento

Alfaces Resistentes ao Pendoamento

O Que é Pendoamento?

É uma característica natural da planta que pode, por vezes, se tornar precoce, pois várias plantas estão sujeitas a sofrer danos do ambiente em que estão localizadas, seja esse de fator animal ou natural, onde o clima afetará diretamente em seu desenvolvimento, ocasionando assim em um pendoamento, que é o desenvolvimento ocorre desde a germinação da semente até a maturidade da planta, onde essa, com o intuito de perpetuar a sua espécie na natureza, criará ramificações extensas para espalhar suas sementes, não sendo mais aproveitável para consumo.

O momento em que uma planta começa a brotar é sempre uma hora boa, mas caso esse desenvolvimento ocorra em um ambiente desregulado para a planta, esta crescerá precocemente, o que fará com que suas folhas fiquem mais margas e seus talos mais duros, deixando essas plantas praticamente impossíveis de comer.

O pendoamento ocorre principalmente no verão, onde as altas temperaturas desregulam a fotossíntese das plantas, fazendo seu desenvolvimento acelerar e consequentemente pendoando a planta. Além disso, se não houver uma colheita regular das plantas em seu ápice, o processo de pendoamento começará a ocorrer naturalmente.

Quando ocorre de uma planta pendoar, ela perde as características originais de consumo e passam a ter uma forma diferente. Na alface, por exemplo, é possível perceber que esse, ao invés de adquirir a forma de alface, que é redondo em formato de cabeça, a planta começa a crescer em rumo reto, desabrochando várias de suas flores no final do caule, como uma árvore.

Grande parte das vezes é possível, ainda, que uma alface pendoe, mas que suas folhas continuem com o aspecto normal, bem esverdeadas e com o mesmo gosto, sendo dessa forma, comestível.

É válido lembrar que após o apendoamento a alface não se torna prejudicial e nem venenosa. Aliás, é possível, ainda, ingerir, apesar do gosto mais forte e da folhagem mais rígida.

Uma das principais formas de pendoamento é quando a planta atinge seu estágio final, isto é, quando a planta chega em seu ciclo final. A planta irá começar a deixar de crescer folhas viscosas e começará sua jornada para cima, onde suas ramificações se espalharão para os lados, indo o mais distante possível de sua raiz. Em cada um desses galhos haverá o broto de várias flores, que gerarão sementes e essas sementes, em pouco tempo, cairão no solo, garantindo assim a sobrevivência da espécie na natureza, a partir do momento em que essas sementes serão absorvidas pelo solo e gerarão novas plantas.

Conheça as Variedades de Alfaces Mais Consumidas no Mundo

1. Alface Romana

Alface Romana
Alface Romana

2. Alface Iceberg

Alface Iceberg
Alface Iceberg

3. Alface Frisada

Alface Frisada
Alface Frisada

4. Alface Escarola

Alface Escarola
Alface Escarola

5. Alface Crespa

Alface Crespa
Alface Crespa

6. Alface Repolhuda Lisa

Alface Repolhuda Lisa
Alface Repolhuda Lisa

7. Alface Francesa

Alface Francesa
Alface Francesa

8. Alface Americana

Alface Americana
Alface Americana

9. Alface Batávia

Alface Batávia
Alface Batávia

10. Alface Italiana

Alface Italiana
Alface Italiana

11. Alface de Folha Vermelha

Alface de Folha Vermelha
Alface de Folha Vermelha

12. Alface Roxa

Alface Roxa
Alface Roxa

Observe a composição alimentícia de algumas alfaces:

Alface Americana

Energia (kcal)9
Proteína (g)0,6
Lipídeos (g)0,1
Colesterol (mg)NA
Carboidratos (g)1,7
Fibra Alimentar (g)1,0
Cinzas (g)0,3
Cálcio (mg)14
Magnésio (mg)6

Alface Crespa

Energia (kcal)11
Proteína (g)1,3
Lipídeos (g)0,2
Colesterol (mg)NA
Carboidratos (g)1,7
Fibra Alimentar (g)1,8
Cinzas (g)0,7
Cálcio (mg)38
Magnésio (mg)11

Alface Lisa

Energia (kcal)14
Proteína (g)1,7
Lipídeos (g)0,1
Colesterol (mg)NA
Carboidratos (g)2,4
Fibra Alimentar (g)2,3
Cinzas (g)0,8
Cálcio (mg)28
Magnésio (mg)9

Alface Roxa

Energia (kcal)13
Proteína (g)0,9
Lipídeos (g)0,2
Colesterol (mg)NA
Carboidratos (g)2,5
Fibra Alimentar (g)2,0
Cinzas (g)0,7
Cálcio (mg)34
Magnésio (mg)9

Que Tipo de Alface Resiste ao Pendoamento?

Estudos comprovam que a maior causa de pendoamento da alface se dá devido às condições climáticas onde o calor prevalece, sendo que nem todas as alfaces estão aptas a se desenvolverem em um clima menos frio. Por esse motivo, mudanças genéticas têm sido aplicadas à planta com o intuito de fazer com que essas consigam ser uma planta de ano todo, sendo consumível de verão a verão, por exemplo.

As alfaces que resistem ao pendoamento são chamadas de Alfaces de Verão, pelo fato de conseguirem lidar melhor com os climas mais quentes.

1. Alface Americana

Alface Americana
Alface Americana

2. Alface Jericho (Jericho lettuce)

Alface Jericho
Alface Jericho

3. Alface Matchless (Matchless Lettuce)

Alface Matchless
Alface Matchless

4. Alface Gentilina (Red Sails)

Alface Gentilina
Alface Gentilina

5. Craquerelle du Midi

Craquerelle du Midi
Craquerelle du Midi

6. Alface Crespa

Alface Crespa
Alface Crespa

7. Alface Nevada (Nevada Lettuce)

Alface Nevada
Alface Nevada

8. Alface Lisa

Alface Lisa
Alface Lisa

9. Alface Mimosa

Alface Mimosa
Alface Mimosa

10. Alface Imperial

Alface Imperial
Alface Imperial

11. Alface Mimosa Imperial Roxa

Alface Mimosa Imperial Roxa
Alface Mimosa Imperial Roxa

Formas de Prevenir o Pendoamento da Alface

O pendoamento pode ser causado pelo descontrole de temperatura em que a planta está alheia. Dessa forma, proteger a planta é um dos fatores determinantes para que esta cresça de maneira viável ao consumo.
Plantar ou deixar os vasos de plantas em um local onde haja sombra é uma das principais dicas que devem ser seguidas se o intuito é evitar o pendoamento da planta, principalmente nas altas temperaturas do verão. Mas, de nada adiantará colocar a alface em um local úmido, onde o sol não bata quase nenhuma hora do dia, pois assim dificilmente a hortaliça irá vingar.

É importante saber que o pendoamento é o processo pelo qual a planta depositará toda a energia adquirida para desenvolver suas flores e suas sementes no intuito de se reproduzir cada vez mais, ou seja, é o processo natural da planta. Como consumidores e cultivadores de alfaces, nós, humanos, temos que interferir nesse processo, tirando vantagem das transações pelo quais a alface passa, sem deixar com que essa siga seu ciclo natural.

Podando a Alface
Podando a Alface

Outra dica extremamente importante é sempre podar a alface, removendo suas folhas regularmente sem deixar os talos ficarem grossos e a planta “crescer para cima”, e somente para os lados.

Uma prática muito comum realizada entre os cultivadores da alface é ocasionar um processo de “choque” que evita o pendoamento, quando um pé é tirado de um lugar e replantado em outro. Quando isso ocorre, a planta automaticamente deixará de amadurecer até reconhecer o novo padrão.

Aparar diariamente os galhos, brotos e flores fará com que a alface dure por um período mais longo, reproduzindo folhas normais.

Todas as dicas pedem por um cuidado diário, pois o pendoamento da alface é extremamente rápido, e deixar de dar atenção por um dia pode ser fatal, não podendo mais recuperar a planta.

Veja também

Cadeia Alimentar da Baleia e o Ecossistema Marinho

Cerca de 300.000 espécies marinhas são conhecidas pela ciência – cerca de 15% de todas …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *