Home / Natureza / Como Embalsamar Flores

Como Embalsamar Flores

Se você nunca ouviu falar sobre esse tema de embalsamar, saiba que a origem dessa palavra vem de muito antigamente, da época dos egípcios, onde os mesmos desenvolveram técnicas de preservar organismos, que não eram plantas e nem flores, mas pessoas que haviam morrido.

Quando uma pessoa morre, processos naturais começam a ocorrer, assim como uma flor. O que acontece com o corpo, é que ele vem a se “desfazer” até restarem apenas os ossos, e o processo de embalsamar é exatamente fazer com que esse processo seja interrompido, deixando o corpo em sua forma atual por décadas a fio.

Porém, ao embalsamar flores, as técnicas são muito mais simples do que embalsamar corpos, já que essa técnica criada pelos egípcios intriga os cientistas até os dias de hoje.

Para embalsamar uma flor, basta poucos ingredientes e alguns minutos de dedicação.

Enfim, o que acontece com o corpo, é o mesmo acontece com as flores, que é o nosso tema principal aqui.

As flores, como muitos sabem, tem uma expectativa de vida baixa quando são arrancadas da terra, e mesmo depois de serem replantadas, duram apenas poucos dias.

A técnica de embalsamar as flores surgiu da necessidade de manter a beleza única das flores, que é muito temerária, fazendo com que a mesma dure décadas, preservando assim as lembranças que tais flores podem trazer.

As flores possuem uma duração mais extensa quando estão plantas em vasos ou diretamente na terra, mas muitas delas são colhidas e comercializadas, e esse é o maior problema e relação a sua longevidade.

Muitas pessoas enfrentam sérios problemas com decorações ou comemorações, pois precisam se programar perfeitamente em relação ao tempo das flores, que podem murchar antes mesmo de serem dadas como presentes, ou de murcharem enquanto as mesmas fazem parte da decoração do ambiente.

O embalsamento aparece com uma técnica onde tudo isso se torna irrelevante.

Quando se embalsama uma flor, ela irá possuir seu formato original e durar por muito mais tempo, podendo ser guardada como uma lembrança quase que eterna, diferentemente das flores que não são embalsamadas, e que acabam perdendo a vitalidade e morrem dentro de poucos dias, fazendo um item tão lindo se desvanecer.

Quer aprender como embalsamar flores? Aqui nós lhe ensinaremos os processos, portanto, tenha uma boa leitura!

Por Que A Técnica De Embalsamar Flores É Importante?

As flores não servem apenas para decorar um ambiente, ou estar presente em um jardim, mas as flores são itens que representam o amor e carinho, por isso sempre são os presentes ideais entre casais, além de sempre estarem presentes em ocasiões especiais na vida das pessoas.

Quem não gostaria de eternizar uma lembrança, que pode ter sido presente de alguém muito especial, ou até a lembrança de alguém que não mais está presente hoje? Como preservar esse item tão valioso?

O processo de embalsamento de flores eterniza uma lembrança, pois caso contrário, por mais bela que seja a flor, ela, em pouco tempo irá murchar e morrer.

As flores estão presentes nas formaturas, nos aniversários, nos casamentos e nos enterros, ou seja, em datas realmente especiais ou inesquecíveis, e por isso a técnica de embalsamento tem se tornado tão requisitada.

Eternizar um presente de uma pessoa especial com um ato tão simples, é demonstrar afeição e agradecimento, e por isso que embalsamar flores é tão importante.

Passo a Passo De Como Embalsamar Flores

A arte de embalsamar flores foi desmistificada por várias pessoas, mas teve origem nas floriculturas, onde artistas começaram a manter as flores intactas através do uso de cera, deixando todos os traços das flores intactos.

Atualmente, é possível para qualquer pessoa realizar essa técnica, pois basta ter os ingredientes corretos e seguir o passo a passo de como realizar tal tarefa.

Embalsamar Flores
Embalsamar Flores

Ingredientes

– Cera, parafina, ou vela (para derretimento);

– Recipiente para a cera, onde caiba uma flor mergulhada;

– Recipiente para pendurar as flores para que possam secar.

Modo de Preparo

– É preciso ter todas as flores que você quer embalsamar em cima de uma mesa, prontas para serem usadas. Pode ser qualquer tipo de flor, grande ou pequena.

– Você precisará derreter a cera, ou derreter a vela, até que a mesma vire um líquido.

– Você terá que acompanhar o esfriamento da cera, pois não se pode usar cera quente nas flores, se não as desfigurará.

– O ponto ideal para mergulhar as flores para o embalsamento, é quando ela esfria a ponto de ser possível encostar o dedo.

– Outra forma de verificar o ponto da cera, é rotacionar a mesma e ver se ela está secando nas bordas.

– Assim que a cera estiver no ponto correto, será necessário afundar a flor no líquido, por completa.

– Após a cera cobrir a flor, será necessário deixa-la secar, sem encostar em nada, de preferência, pois a cera irá grudar.

Dicas Valiosas Para Embalsamar Flores De Forma Correta

Após a cera secar, a flor estará embalsamada, e assim possuirá exatamente a mesma forma, podendo durar longos anos.

Um fator importante, é não usar ceras e velas coloridas, pois a cor da cera influenciará visualmente no resultado final, podendo tirar a cor da flor original.

Uma dica valiosa, é não usar panelas para derreter a cera, pois será extremamente complicado removê-la depois do processo, por isso, utilize panelas mais velhas, ou até mesmo latas, mas, nesse caso, as latas precisam ir em banho-maria.

Em relação a secagem das flores embalsamadas, você pode pendurá-las em um varal pequeno, com grampos, prendendo os caules.

Buquê de Flores Embalsamado
Buquê de Flores Embalsamado

Os caules não precisam ser embalsamados, apenas as flores, portanto, use-os para pendurar a flor no processo de secagem.

Não deixe esse varal em lugares com muito vento ou em temperaturas adversas, como calor ou frio. Elas precisam ficar em temperatura ambiente.

Cuide com a área em que as flores ficarão penduradas, pois várias gotas de cera irão pingar, então certifique-se de colocar papeis toalhas ou jornais em suas bancadas.

Ao molhar a flor na cera, você pode, inclusive, modelá-la um pouco para ela ficar com um melhor aspecto, como abrir mais suas pétalas, por exemplo, assim, o resultado final será uma flor maior.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *