Home / Natureza / Goiaba Branca: Características, Época E Onde Comprar

Goiaba Branca: Características, Época E Onde Comprar

A goiaba branca (Psidium guajava) é uma variedade de goiaba menos comum do que a variedade de goiabas rosas e vermelhas.

Vários fatores fazem com que a goiaba branca seja menos comum do que a goiaba vermelha, incluindo seu sabor, preço e resistência.

A goiaba branca é uma fruta menos resistente, com menos sabor e de época, o que faz com ela seja mais rara e consequentemente torna-se mais cara.

O sabor da goiaba branca é evidentemente apreciado, mesmo sendo diferente da goiaba vermelha, e pessoas de idade tem preferência por elas porque elas possuem menos sementes e a polpa é mais macia, sendo bem mais prática para mastigar.

Você gostaria de conhecer mais sobre as goiabas? Então não deixe de acessar:

Características da Goiaba Branca

Goiaba Branca
Goiaba Branca

A goiaba branca é uma fruta menos comum do que a goiaba vermelha, e não é tão comercializada quanto, sendo mais de época, e raramente entrando nas gôndolas dos mercados.

O fato da goiaba branca ser uma goiaba mais rara, se dá à ausência de determinados componentes químicos que não conferem a coloração ideal para a goiaba, ou seja, basicamente a goiaba branca e a goiaba vermelha são as mesmas, apenas uma com déficit de carotenoide, que é o componente que dá a cor para a cenoura e o tomate, por exemplo.

Além da falta de carotenoide, a goiaba branca apresenta ter menos sementes do que a goiaba vermelha, o que indica que ela realmente sofre com a falta de componentes importantes para seu pleno desenvolvimento.

Considera-se que a goiaba vermelha é muito mais nutritiva do que a goiaba branca, que por outro lado tem uma característica única dentre todas as frutas existentes, que é seu baixo teor em açúcar.

A goiaba branca possui doses baixas de açúcar, e é a única fruta que é indicada para pessoas com diabetes, por exemplo, sem consumo exagerado.

Época Em Que A Goiaba Branca Mais Rende

No Brasil, o tipo de goiaba branca mais conhecida é da variedade da goiaba Chinesa, que também é chamada de goiaba gigante chinesa, devido ao seu tamanho.

Comparada com as outras goiabas, a goiaba chinesa apresenta mais polpa e menos sementes, sendo, dessa forma, muito mais apreciada do que as vermelhas, que possuem muitas sementes.

A variedade da goiaba chinesa e a goiaba Kumagai, sua irmã, são variedades tropicais, e não se reproduzem em climas frios. É possível ver algumas variedades dessas goiabas chegando, no máximo, até o extremo sul dos Estados Unidos, e é raro encontrar plantações mais para o norte do mapa.

A goiaba branca é regional da América do Sul e América Central, e produzem de 80 a 100 goiabas a cada 4 anos, principalmente no verão, enquanto em outras estações, produz um número bem menor, apesar de respeitar os 4 anos de produção.

Com os cuidados corretos, como poda, proteção e adubagem, a goiaba pode dar frutos durante o ano inteiro, e ocorrer intermitências de um mês ou outro sem frutos significativos.

O ambiente para a goiaba branca crescer se baseia em qualquer solo rico, com bastante sol e umidade constante e sem presença de climas frios, e dessa forma ela pode crescer em qualquer parte do mundo que forneçam essas condições.

Pé de Goiaba Branca
Pé de Goiaba Branca

Onde Comprar Goiaba Branca?

A goiaba branca, assim como qualquer outra variedade de goiaba, pode ser encontrada em lojas que vendem sementes de plantas, por exemplo.

As variedades de goiaba vermelha são sempre mais em conta e estão sempre no estoque, e isso não ocorre com a goiaba branca.

Na maioria das vezes, as pessoas que comercializam a goiaba branca são produtores que tem essas espécies em casa ou em criações.

A goiaba branca não é uma fruta comercializada devido ao fato de ser difícil de ser encontrada e plantada, além de possuir intermitências na produção, o que eleva muito seu preço quando comparada com as variedades vermelhas.

Comprar Goiaba Branca
Comprar Goiaba Branca

A internet demonstra ser a melhor saída para a aquisição de sementes de goiaba branca, assim como dezenas de variedades pouco conhecidas pelas pessoas.

Plantar um pé de goiaba branca através da semente é um processo lento, que deve ser feito com anos de antecedência se a ideia é colher seus frutos.

Curiosidades Sobre a Goiaba Branca

  • Um pé de goiaba branca pode chegar a mais de 6 metros de altura.
  • As variedades de goiaba branca levam entre 4 e 6 anos para começarem a dor frutos, enquanto as variedades de goiaba vermelha podem dar frutos grandes e maduros com apenas dois anos de idade.
  • Animais possuem preferência pelas goiabas vermelhas, já que as mesmas possuem mais açúcar do que as goiabas brancas.
  • As goiabas vermelhas são muito mais comuns do que as goiabas brancas pelo fato de que os pássaros não gostam da goiaba branca, já que a mesma possui pouco açúcar, enquanto a goiaba vermelha é muito mais saborosa, o que faz com as sementes apenas da goiaba vermelha sejam dispersadas e passem a ser espalhadas por todos os lugares. Isso raramente ocorre com as goiabas brancas, que crescem mais em locais selvagens, quando é comida por aves maiores e macacos.
  • Uma goiaba branca contém mais vitamina C do que uma laranja.
  • Um pé de goiaba vermelha pode durar de 40 a 60 anos.

Veja também

Spitz Japonês: Características, Mini, Fotos e Cores

O spitz japonês é uma raça de cachorro relativamente nova, desenvolvida no Japão nos anos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *