Home / Plantas / Goiaba Kumagai: Características, Nome Cientifico e Fotos

Goiaba Kumagai: Características, Nome Cientifico e Fotos

Muitas são as frutas na natureza que acabam sendo modificadas pelo homem, tornando-se, muitas vezes, mais saborosas e nutritivas do que o “produto original”. A goiaba, por exemplo, já é, por si só, uma fruta bem saudável. Só que foram lá, e criaram a kumagai.

Quer saber mais a respeito dela? Então, vem com gente.

Como Surgiu a Goiaba Kumagai e suas Principais Características

A goiaba, em si, é um fruto originário das Américas, mas, com o passar dos anos, espalhou-se pelo mundo. Hoje em dia, ela é importada, tanto para ser consumida in natura, quanto para servir de matéria-prima para outros produtos, como doces, por exemplo. O sucesso da fruta é tão grande, que não é raro que algumas regiões do Brasil produzam as suas próprias variedades de goiaba, aprimorando, assim, as suas qualidades.

É o caso da goiaba kumagai, que foi criada no distrito de Pedra Branca, região de Valinhos, muito próximo a Campinas, localizado no interior de São Paulo. O nome do fruto vem justamente do sobrenome da família japonesa que fez o seu desenvolvimento, ali na década de 70. Quando o patriarca da família faleceu, houve uma reunião entre os seus filhos, dividiram as terras e continuaram com a produção dessa fruta. Por se tratar de uma variedade da fruta, o nome científico que ela recebe é o mesmo da goiaba em si, que é Psidium guajava L..

Em termos de características físicas, a goiaba kumagai possui casca lisa, além de uma cor verde que é bem mais clara do que as outras, ficando numa coloração verde-amarelada quando está madura. A sua consistência é firme, tendo uma polpa totalmente branca. O recheio é volumoso e tem poucas sementes em seu interior. Já em termos de gosto, ela é uma fruta ligeiramente ácida e bem saborosa. O seu formato, por sua vez é arredondado, sendo só um pouco maior do que as goiabas convencionais, às vezes, superando as 300 g de peso, e, em algumas ocasiões, chegando a quase meio quilo. A comercialização dessa fruta é bem viável, visto que ela é bem resistente ao transporte.

Quais os Benefícios da Goiaba Kumagai

O consumo regular dessa fruta proporciona uma ótima sensação de bem-estar para quem faz uso dela. Um dos seus benefícios mais latentes que ela possui é ser uma grande aliada para quem quer emagrecer. Isso se deve ao fato dela possuir uma quantidade considerável de fibras que ajudam o organismo a se sentir satisfeito, o que colabora para evitar o consumo excessivo de alimentos, e, claro, reduzir o peso. Bom destacar também que as fibras são ótimas para acelerar o metabolismo, que também ajuda na perda de peso. Isso tudo além da energia, das proteínas e dos minerais que essa goiaba oferece e que são fundamentais para quem faz exercícios.

A goiaba kumagai ainda possui outras vantagens interessantes para a nossa saúde. Uma delas é que pelo fato de serem alimentos ricos em fibras, essas frutas podem ajudar a regular o intestino, também limpando o trato intestinal. Elas também contribuem com o sistema digestivo como um todo, devido à vitamina C e ao potássio presentes em sua composição.

Mas, não só. A fruta também possui antioxidantes, ótimos aliados no combate aos radicais livres, que são justamente os responsáveis pelo envelhecimento precoce do organismo, e que também contribuem para o surgimento de alguns tipos de câncer. Além disso, esses antioxidantes ajudam no que se refere ao envelhecimento da pele, evitando, com isso, o surgimento de rugas e linhas de expressão em geral.

Destaque-se também que a goiaba kumagai tem propriedades relaxantes, acalmando o sistema nervoso. Isso porque existe uma quantidade considerável de magnésio em sua composição, uma substância que relaxa tanto nervos, quanto músculos. Em outras palavras, comer uma goiaba dessas após um dia cansativo é uma forma bem eficaz de relaxar a cabeça e dar energia.

Também por ser rica em potássio, essa goiaba ajuda para o controle da pressão arterial, contribuindo para o combate a doenças cardíacas. Inclusive, uma goiaba dessas possui a mesma quantidade de potássio que uma banana. Bom ressaltar que a goiaba também possui propriedades que combatem a diabetes, já que ela controla o nível de açúcar no sangue., evitando, assim, picos de glicemia.

Como se Cultiva a Goiaba Kumagai?

Para se plantar esse tipo de goiaba, primeiro, é preciso comprar uma muda dela. Pelo fato dessa variedade ser originária de Campinas (SP), às vezes, só é possível conseguir essas mudas diretamente com os seus produtores. Uma ótima saída pra isso é pesquisar empresas que sejam especializadas na comercialização desses produtos. E, só lembrando que esse é o método mais rápido de plantio, pois cultivar a goiaba kumagai a partir de suas próprias sementes é bastante demorado.

Após adquirir as mudas dessa fruta, o próximo passo é a preparação do solo. O procedimento é bem simples: é feito um buraco fundo no chão, possibilitando que a muda cresça e se espalhe por baixo da terra com mais facilidade. Uma boa dica é espelhar calcário pelo solo. Logo em seguida, é recomendável equilibrar o pH do lugar, que deve ficar em torno de 5,5 a 6,8, mais ou menos. Se o plantio for feito em uma região que chove muito, esse processo, com certeza, será mais fácil. A preferência é que esse terreno seja completamente (ou parcialmente) plano. Vale lembrar ainda que a terra não pode ser encharcada.

Se a preferência for por mais de uma muda, então, o ideal é estabelecer um espaçamento entre elas, possibilitando que cada uma se desenvolva naturalmente, sem ocupar o espaço da outra. Considere, pelo menos, uns 3 metros de distância entre uma e outra.

Ressaltando ainda que a produção da goiaba kumagai ocorre durante todo o ano, mas a produção da fruta consegue ser ainda maior entre os meses de janeiro e abril. O recomendável, portanto, é que se faça a colheita dessa goiaba umas três vezes por semana, porém, só as retire quando elas estiverem completamente desenvolvidas. É aconselhável também fazer podas constantes para o nascimento de novos frutos. Ah, e também faça limpezas constantes na árvore, pois isso evitará pragas e doenças.

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *