Home / Plantas / Goiaba Gigante Chinesa: Características e Fotos

Goiaba Gigante Chinesa: Características e Fotos

O fruto conhecido como goiaba-gigante-chinesa possui algumas características que a diferenciam da nossa tradicional conhecida (como vemos nessas fotos).

E ela também pode ser a goiaba-branca, a goiava-branca, ou mesmo a araça-goiaba, entre outras denominações que ela recebe por esses rincões Brasil afora.

Mas uma coisa é praticamente um consenso: a goiaba é um verdadeiro sinônimo de vitamina C e uma das que melhor se prestam à utilização na forma de sucos, sorvetes, doces, compotas, geladinhos, entre inúmeras outras formas de aproveitar-se dos seus excelentes predicados.

A variedade “gigante-chinesa” caracteriza-se por possuir um sabor bem mais doce, maciez incomparável, casca doce e comestível, além de uma menor quantidade de sementes – isso sem falar no seu peso: ela pode atingir o assustador volume de 1kg!

A árvore que produz o fruto não difere das que conhecemos. Ela possui as características de uma variedade arbustiva, pequena, vigorosa, com um tronco bastante singular, textura lisa (não rugosa) e capaz produzir folhas com nervuras repletas de pelinhos nas suas superfícies.

Em fins de setembro ela produz belas flores axilares, brancas, com os dois sexos e bastante diminutas.

E quando aparecem, é o sinal de que os seus deliciosos frutos também já estão por vir! – geralmente a partir de fevereiro –. E no caso da goiaba-gigante-chinesa, com características bastante particulares (veja fotos abaixo).

Os seus exemplares podem atingir o impressionante peso de 1 kg. Além de serem bem mais doces, com uma polpa curiosamente branca, poucas e diminutas sementes, entre outras características capazes de fazer com que ela, para inveja da nossa já tão tradicional e conhecida Psidium guajava, acabe caindo no gosto popular!

Goiaba-Gigante-Chinesa: Fotos, Características e Formas de Cultivo

A técnica que costuma ser a mais eficiente para o cultivo da goiaba-gigante-chinesa é aquela conhecida no ambiente da agronomia como “eustaquia”.

A eustaquia pode ser feita a partir dos ramos da goiabeira, do seu caule, ou até mesmo das suas folhas.

Nesse processo, destaca-se um ramo, folha ou galho de uma “planta-mãe” (ou “goiabeira-mãe”, como queiram”), e o resultado será a reprodução dessa matriz com toda as suas características, inclusive as ligadas ao seu sequenciamento genético.

Ou seja, por meio da eustaquia, você será capaz de produzir a mesma variedade, sem os riscos de desenvolver caracteres não compatíveis com a original. Como acontece no plantio por sementes, por exemplo, que muitas vezes resulta em espécies atrofiadas, mal formadas, sem o dulçor característico – isso quando se desenvolvem!

Uma das peculiaridades da goiaba-chinesa-gigante (que obviamente essas fotos e imagens não conseguem mostrar) é a sua resistência a pragas, rápido desenvolvimento, além de poder ser plantada em vasos, jardineiras, canteiros, quintais, ou em qualquer outro local onde possam encontrar as condições que mais apreciam.

A saber: solo fértil e profundo (entre o arenoso e o arenoso/argiloso), uma boa quantidade de chuvas durante o ano, temperaturas que oscilem entre 23°C e 27°C, entre outras necessidades.

Mas não custa lembrar que a goiaba é uma espécie de clima tropical! Logo, o que elas gostam mesmo é de equilíbrio! Chuvas, sol e ventos de forma equilibrada e sem excessos.

Fotos e Características do Cultivo da Goiaba-Gigante-Chinesa por Estaquia

Talvez o mais importante a saber sobre esse método, é que o seu sucesso também dependerá (como parece óbvio supor) da fertilidade do solo.

A maioria absoluta dos botânicos e agronômos costumam aconselhar ao interessado em cultivar esse tipo de variedade, que dê uma atenção especial à fertilidade da terra.

Elas podem ser naturalmente férteis (pela presença de húmus e demais materiais orgânicos) ou artificialmente férteis (nutrindo-as com 2 partes de terra para 1 parte de material orgânico).

A partir daí, você já poderá utilizar o método da estaquia por galhos ou ramos. E para tal, basta separar um galho de goiabeira-gigante-chinesa com 10 ou 15cm (forte, vigorosa e sadia) e retirar todas as suas folhas (deixá-la com o formato de um graveto mesmo).

Logo após, faça um corte na ponta (em diagonal) e regue-a diariamente; pois esse período antes da germinação é o que mais requer água e nutrientes.

Estaquia de Goiaba Gigante Chinesa
Estaquia de Goiaba Gigante Chinesa

Para um melhor resultado, você deverá realizar a retirada desse galho ou ramo no período matutino (logo pela manhã) – esse é o momento em que elas ainda estão ébrias do doce orvalho da madrugada.

Você poderá, também, mergulhar esse ramo ou galho previamente em um enraizador (por um período entre 10 ou 15 minutos). Esse processo agiliza o crescimento das raízes “provisórias”, até que surjam as definitivas, capazes de produzir mudas da mesma forma fortes e vigorosas o suficiente para o transplante para uma outra área.

Algumas Vantagens da Goiaba-Gigante-Chinesa

1.É bem mais doce

Sem dúvida, uma das principais características (e um verdadeiro trunfo) da goiaba-gigante-chinesa (e que essas fotos não exibem) é o seu teor de frutose.

Ela ganha de longe da nossa tradicional conhecida Psidium guajava nos quesitos dulçor e maciez da sua polpa; além de ter uma casca comestível, menos sementes, maior volume, entre outras qualidades biológicas.

Goiaba Gigante Chinesa -Partida ao Meio
Goiaba Gigante Chinesa -Partida ao Meio

2.É tão ou mais rica em vitamina C

Isso, por si só, já representa um benefício ao sistema imunológico, que, como se sabe, depende da ingestão diária das vitaminas A, B, C, D, E, entre outras substâncias.

Elas protegem o organismo da invasão de micro-organismos patológicos, pois fortalecem os glóbulos brancos, e ainda aliviam determinados sintomas, que dependem de um organismo fragilizado.

3.É um anticâncer natural

Suco de Goiaba Gigante Chinesa
Suco de Goiaba Gigante Chinesa

Uma outra característica da goiaba-gigante-chinesa é possuir níveis bem mais elevados de antioxidantes, pectina, flavonoides, entre outras substâncias que, como se sabe, ingeridas diariamente (e desde a mais tenra idade de um indivíduo), podem impedir a formação de células defeituosas – que certamente transformar-se-ão em tumores malignos.

4.Mantém a pele mais saudável

Por fim, justamente pelo fato de possuir maiores níveis de antioxidantes e vitamina A, a goiaba-gigante-chinesa possui a característica de nutrir naturalmente a pele.

Ela evita o envelhecimento precoce (por combater os radicais livres), contribui para a formação do colágeno (que é o que garante o vigor e rigidez dos músculos), combate acnes, manchas e espinhas (devido ao seu alto teor de pectina, que contribui para o fluxo sanguíneo), entre outros inúmeros benefícios.

Esse artigo foi útil? Tirou as suas dúvidas? Deixe a resposta na forma de um comentário. E aguarde as próximas publicações do blog.

Veja também

Qual a Melhor Maneira de Consumir o Gengibre?

O gengibre é totalmente saboroso, mas também possui inúmeros benefícios à saúde – não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *