Home / Plantas / Benefícios e Malefícios da Goiaba

Benefícios e Malefícios da Goiaba

Um dos frutos mais saborosos e deliciosos que encontramos com facilidade aqui no nosso país é a goiaba.

Com um interior avermelhado, composto por diversas sementes pequenas, a goiaba traz um um sabor e aroma diferenciado e único.

Elas tiveram ótima adaptabilidade ao clima tropical e estão por toda parte, em fazendas, sítios e até nas cidades.

E o melhor de tudo, além de seu sabor e aroma único, ela contém uma série de benefícios para nossa saúde e para o nosso organismo. Mas também o consumo em excesso pode acarretar em algumas consequências.

Continue acompanhando este artigo para saber os benefícios e os malefícios da goiaba; esta fruta que agrada ao paladar de todos os que experimentam, além de proporcionar inúmeros benefícios para nossa saúde e qualidade de vida.

A Goiaba e Suas Características

Quem nunca experimentou uma deliciosa goiabada, ou mesmo um suco, geleia ou doce de goiaba? Ela pode ser consumida de diferentes formas, para diferentes gostos e paladares.

Oriunda da América Central e da América do Sul, a fruta arredondada e adocicada logo passou a ser exportada para o mundo todo e sem dúvidas conquistou o paladar de todos.

Elas são frutas consideradas pequenas, que medem até cerca de 10 centímetros, e pesam um pouco mais de 150 gramas. Podem ter diferentes tamanhos, depende da variedade e do espaço em que as goiabeiras têm para crescer e se desenvolver.

Existem goiabas pequeninas, com apenas 5 centímetros e redondas, mas também existem goiabas de 10 centímetros e ovais. Mas o fato é que ambas são deliciosas e merecem toda nossa atenção.

Sua casca pode possuir diferentes colorações, como verde ou amarelo; já a sua polpa é caracterizada pelo vermelho vivo, rosa claro, branco ou outras colorações, depende da variedade.

As suas minúsculas sementes são distribuídas dentro desta polpa, que tem como principal função protegê-las até que a espécie se dissemine e sejam dispersadas para proliferar a espécie e crescer novas goiabeiras.

Ela é uma planta sazonal, ou seja, elas dão frutos em determinado período do ano; e no caso da goiaba, podemos encontrá-las principalmente no período do verão, entre os meses de novembro e março.

Claro, ela podem ser encontradas em mercados praticamente o ano todo, mas que elas se desenvolvem mesmo é neste determinado período.

Quer saber quais os benefícios desta incrível e deliciosa fruta? Confira a seguir!

Benefícios e Malefícios da Goiaba

A Branca e a Vermelha

Existem dois principais tipos de goiabas que podem ser encontradas com mais facilidade, e são elas: a goiaba branca e a goiaba vermelha.

Ambas são benéficas para a saúde, porém, a goiaba branca possui o dobro de vitamina C do que a goiaba vermelha. Além disso, ela é rica em potássio e é mais nutritiva ao nosso organismo.

Podemos analisar que as goiabas brancas são melhores quando o assunto é vitaminas e minerais para o nosso organismo. E desta maneira, a quantidade de benefícios da goiaba branca é maior.

Goiaba Branca
Goiaba Branca

Ela ainda contém uma quantidade significativa de vitamina A, que auxilia na saúde dos nossos olhos.

Porém, quando falamos das proteínas, as vermelhas possuem uma leve vantagem sobre as brancas. Elas contém 1,2 mg de proteínas, enquanto as brancas possuem apenas 0,8 mg.

Mas para aspectos gerais, vamos conhecer agora todos o benefícios da goiaba, seja ela branca ou vermelha.

Benefícios da Goiaba

Combate a Diabetes

Por possuir baixo índice glicêmico, ela é capaz de combater a diabetes tipo 2. Além disso, é uma fruta riquíssima em fibras, tornando-a ótima para o combate e controle da diabetes.

Ela é capaz de evitar os picos de insulina e glicose no nosso organismo. Sendo uma excelente opção para quem sofre com esses problemas.

Rica em Vitamina C

Talvez esse seja o maior benefício da goiaba. Ela é uma fruta excelente para nosso sistema imunológico. Ela possui praticamente o dobro da quantidade de vitaminas C que o nosso corpo necessita.

Ela auxilia contra gripes, diferentes tipos de infecções e resfriados. Deixando nosso corpo saudável e com um ótimo desempenho no combate a diferentes doenças.

Para ter uma ideia, a goiaba possui maior quantidade de vitamina C que a laranja. Sendo uma ótima alternativa para o excelente desempenho do nosso sistema imunológico.

Combate Contra o Câncer

Além desses dois benefícios citados acima, ela ainda é capaz de combater diferentes tipos de câncer. Isso se deve pela considerável quantidade de licopenos.

O licopeno é capaz de combater os radicais livres, os principais causadores de câncer. Além disso, com suas ações antioxidantes, ele protege as células do DNA.

Ótima combatente contra o câncer de próstata, de boca, de mama, de pele e estômago, ou seja, consumindo a goiaba você fica imune a diferentes tipos de doenças.

Elas quase não possuem malefícios para nossa saúde, a quantidade de benefícios é muito maior que os malefícios.

Porém, atente-se ao excesso! Se não você pode ser prejudicado. Confira agora alguns malefícios da goiaba.

Malefícios da Goiaba

Excesso de Vitaminas C

O consumo em excesso da goiaba, do suco de goiaba pode acarretar em alguns malefícios ao nosso organismo, como é o exemplo do excesso de vitaminas C além do que o nosso corpo precisa.

Mas isso não acontece apenas com a goiaba, e sim com qualquer alimento que seja consumido em excesso; não apenas alimento, até tomar água em excesso faz mal.

Então controle o consumo de goiaba e de todas as outras frutas e alimentos. Busque pelo equilíbrio, pois assim você levará uma vida saudável e de disposição.

Prende o Intestino

Um outro fato interessante a respeito desta deliciosa e saborosa fruta é que ela é capaz de prender o nosso intestino. Se você já possui o intestino preso, o recomendado é que consuma outros tipos de frutas. A goiaba, devido a sua polpa, as suas sementes e principalmente aos fitoquímicos presentes nela, é capaz de retardar o correto funcionamento do intestino.

Para quem possui intestino preso, não abuse na goiaba, dê preferência para outras frutas e alimentos que soltem o seu intestino e não prendam-o. Elas podem causar sensações de organismo pesado.

Mas em contraponto, elas dão uma ótima sensação de saciedade, ótimo para quem busca emagrecer e perder alguns quilos.

Gostou? Continue acompanhando as postagens do site!

Veja também

Chá De Hibisco

Com Quantos Anos Pode Tomar Chá De Hibisco?

Por mais que um produto seja natural, ele requer certos cuia dos quanto ao seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *