Home / Plantas / Benefícios da Goiaba para Emagrecer e Fazer Dieta

Benefícios da Goiaba para Emagrecer e Fazer Dieta

Muitas pessoas procuram vários meios para emagrecer nos dias de hoje. Algumas formas são eficazes; outras, não. As melhores são justamente aquelas que conseguem ser as mais naturais possíveis, onde a alimentação é feita à base de produtos não-industrializados.

No caso das frutas, algumas são especialmente eficientes para a finalidade de perder peso. É o caso da goiaba, que alguns, inclusive, pensam que engorda.

Provaremos aqui que ela ajuda a perder peso, sim. Quer saber por quê?

Densidade Calórica Mínima

Caso você não saiba, comer uma goiaba de tamanho médio, que tenha aproximadamente umas 100 g, fornece apenas 52 calorias e quase nenhuma gordura (apenas 0,2 de 100 g). Ao mesmo tempo, essa fruta oferece bastante saciedade.

Por sinal, essa saciedade é adquirida devido à quantidade de fibras que a fruta possui. Assim, ela oferece ao estômago mais massa do que calorias. Isso tudo sem contar que a própria digestão da goiaba queima mais calorias do que aquelas que ela, de fato, contém.

Ou seja, além de diminuir a sensação de fome constante, ainda supra aquela necessidade de comer uma sobremesa qualquer após as refeições. Com menos fome, e com mais sensação de saciedade, automaticamente, você acaba comendo menos e melhor.

Ingestão Necessária de Fibras

A goiaba contém muitas fibras (são cerca de 6 a 7 g para cada 100 g dela). São substâncias presentes nas frutas que não ao nem digeridas, nem absorvidas. Na verdade, são considerados carboidratos indisponíveis, o que implica dizer que não oferecem calorias extras, e ainda deixa a pessoa saciada.

Pra se ter uma ideia, essa fruta, em comparação ao abacaxi, possui três vezes mais proteínas, quatro vezes mais fibras, e 30 calorias a mais. E, são essas fibras a mais da goiaba que possuem a capacidade de manter o intestino limpo, removendo toda e qualquer toxina. Nesse quesito, portanto, trata-se de uma fruta que contribui bastante para a perda de peso.

Pra finalizar, as fibras ainda removem o colesterol ruim de nosso organismo.

Grande Fonte de Vitamina C

Recomenda-se que a ingestão diária de vitamina C seja de 60 miligramas. Sabe quanto uma goiaba média tem? Cerca de 212 miligramas! A parte mais grossa da fruta, que fica entre a casca e as sementes, é a que possui maior quantidade.

Por ser uma antioxidante bem forte, a goiaba previne qualquer dano ou oxidação causados pelos chamados radicais livres, ou mesmo inflamações nos órgãos.

Isso tudo sem contar que a fruta também auxilia na síntese de colágeno (o que deixa os órgãos, vasos sanguíneos e ossos com uma integridade maior). Ou seja, além de uma melhor circulação sanguínea e da utilização de nutrientes, ainda há a prevenção de muitas doenças.

Enorme Auxílio para a Diabetes

Uma das vantagens da goiaba é que se trata de uma fruta com índice glicêmico baixíssimo (cerca de 20, apenas). Só um adendo: o índice glicêmico é uma classificação que envolve alimentos com carboidratos, e que visa indicar qual a velocidade em que esses alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue.

Já que esse índice da goiaba é bem baixo, isso significa que ela libera açúcar no sangue de maneira bem lenta, o que acaba sendo ótimo para quem é diabético. A quantidade de fibras presentes na fruta também ajuda a manter esses níveis equilibrados.

Coração a Mil!

Pelo fato dessa fruta ser uma fonte rica em potássio (com cerca de 400 miligramas para cada 100 g de goiaba), ela auxilia no equilíbrio da pressão arterial, já que a sua elevação ocorre, principalmente, quando o organismo está com níveis baixos de potássio.

Sem conta que a vitamina C e outros antioxidantes ajudam a prevenir inflamações nos vasos sanguíneos, além de reduzirem bastante os níveos de LDL, e aumentarem os do colesterol HDL. Isso acaba prevenindo ataques cardíacos e derrames.

Arma Eficaz Contra o Câncer

Pelo fato dos antioxidantes presentes na goiaba protegerem as células do nosso organismo contra a oxidação, isso tende a ajudar na prevenção a vários tipos de câncer, combatendo também o crescimento de tumores.

Um bom exemplo disso é o licopeno, que é o antioxidante mais importante da goiaba, já que é ele que bloqueia o crescimento desenfreado de células cancerígenas.

Benefícios Adicionais

Além de todas essas vantagens que citamos aqui a respeito da goiaba (entre elas, o de auxiliar da perda de peso), essa fruta possui outras propriedades muito úteis, como, por exemplo, ser uma fonte rica em vitamina A e flavonoides, compostos antioxidantes, e que, além de tudo, deixam a pele mais saudável.

Apenas 100 g de uma goiaba vermelha oferece mais quantidade de licopeno do que, por exemplo, o tomate, Estudos recentes dão conta de que essa substância é excelente para proteger a pele contra danos causados por raios UV, e ainda pode proteger o organismo contra o câncer de próstata.

Sendo uma fonte moderada de vitaminas do complexo B, e de diversos minerais, como o magnésio e o cobre, essa fruta pode ser uma ótima ferramenta para a produção de células vermelhas do sangue.

Como Consumir Corretamente a Goiaba

Obviamente que tudo o que é exagerado faz mal. Não pense, portanto, que comer várias e várias goiabas fará você perder peso. O mais indicado mesmo é uma fruta dessas por dia.

Primeiro de tudo, o ideal é lavar a fruta em água corrente, pois assim você tira dela qualquer poeira ou resíduos de inseticidas. As melhores são justamente as goiabas frescas e maduras, justamente pelo fato de que podem ser consumidas com casca e tudo.

O recomendado também é remover todo e qualquer resquício floral da ponta da fruta, cortando-a com uma faca. Inclusive, ela pode ser cortada em cubos, ou mesmo em fatias, como é feito com a maçã.

De resto, cabe a você a melhor forma de consumir a fruta, seja em saladas (uma das suas melhores utilidades), no preparo de sucos, ou na confecção de sobremesas (apesar de que, nesses dois últimos casos, ela perde um pouco as propriedades no tocante a emagrecer).

Portanto, sempre que possível, consuma algumas goiabas durante a semana, de preferência in natura, já que, nesse estado, ela ajuda ainda mais nessa árdua tarefa que é perder peso.

Veja também

Como Plantar, Cultivar e Fazer Muda de Pé de Ameixa em Vaso?

Será que se pode plantar o caroço que sobrou da ameixa que a pessoa comeu? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *