Home / Plantas / Goiaba Sassaoka: Características, Nome Científico e Fotos

Goiaba Sassaoka: Características, Nome Científico e Fotos

A goiaba é uma fruta saborosa e com delicioso aroma, além disso, ela contém inúmeras propriedades essenciais para o nosso organismo.

Como todas as frutas, ela possui inúmeras variedades, com diferentes tamanhos, peso e coloração. Existem tanto as de polpa vermelha, como as de polpa branca.

Sua casca pode ser tanto lisa, quanto enrugada, e desta maneira, apesar de serem todas da mesma família e do mesmo gênero, possuem suas especificidades e determinadas características.

Mas neste artigo vamos nos aprofundar exclusivamente na Goiaba Sassaoka, que é muito comercializada aqui no Brasil, além de ser uma ótima opção para ser consumida in natura.

Continue acompanhando este artigo para saber mais a respeito destas deliciosas frutas, tão presentes no nosso país, que são muito bem produzidas e consumidas por aqui.

Goiabas – Características Gerais

As goiabas são os frutos da goiabeira. Elas possuem o nome científico de Psidium Guajava e podem ser encontradas por um amplo e vasto território.

Elas são oriundas das Américas e se adaptaram muito bem tanto em solo brasileiro, como também no solo da América Central e toda a América do Sul. Tanto que suas diferentes variações podem ser encontradas com facilidade.

Elas adoram Sol, por isso se desenvolveram tão bem nas zonas tropicais e hoje são exportadas e estão espalhadas pelo mundo todo.

A goiaba está presente na família Myrtaceae, uma ampla família de dicotiledôneas, onde também estão as pitangas, jabuticabas, o jambo, araçá, entre muitas outras.

Além das árvores frutíferas, também estão presentes nesta família inúmeras plantas que são utilizadas para fins ornamentais e econômicos, são exemplos: o eucalipto e diferentes variedades de pimentas. Estima-se que existam mais de 100 gêneros e mais de 5.000 espécies dentro desta família.

E no caso da goiaba, ela está presente no gênero Psidium, o mesmo dos araçás. Um fato interessante sobre este gênero é que “Psidiom” em grego significa morder; isso se deve por que os frutos das árvores do gênero são fáceis de serem mordidos e extremamente saborosos, dando uma ótima sensação para quem experimenta pela primeira vez, como é o caso de muitas pessoas.

Tipos de Goiabas

A goiaba apresenta uma baga com diversas sementes, ou seja, uma polpa, e esta polpa pode possuir diferentes colorações, as mais conhecidas são as brancas e as vermelhas; mas também existem as amareladas.

Desta maneira, existem diversos tipos de goiabas. Além da Goiaba Sassaoka, podemos citar alguns exemplos como:

  • Pedro Sato: Apresenta frutos grandes com a polpa vermelho-claro, que podem pesar até 400 g e média produtividade.
  • Paluma: Facilmente adaptável às diferentes condições climáticas e extremamente produtiva, sua polpa é vermelha, mas após a colheita, ela possui uma curta vida útil.
  • Cortibel: Esta espécie de goiaba apresenta duas variações, a Cortibel RG e a SLG, a primeira com a casca enrugada e a segunda com a casca lisa, ambas são grandes, com uma deliciosa polpa avermelhada.
  • Rica: Esta possui os frutos pequenos e arredondados com uma polpa vermelha, a casca é rugosa.
  • Kumagai: já esta variedade possui a polpa branca, ela é grande, arredondada e bastante produtiva, sendo assim, é produzida, comercializada e até exportada em larga escala.

Elas possuem diferentes características, cada uma com sua especificidade; sendo assim, podemos encontrar os mais variados tipos de goiabas.

Algumas com a casca mais lisa, outras mais enrugadas; umas maiores, outras menores, enfim, são frutas deliciosas, saborosas e que podem ser encontrada com facilidade em mercados, feiras ou quintais, sítios e fazendas espalhados por todo o Brasil.

Além disso, são frutas extremamente aliadas do nosso organismo, fazendo com que ele funcione corretamente, com grandes quantidades de vitamina C e excelente fonte de proteína, você pode conferir mais benefícios da goiaba aqui.

Confira agora tudo sobre a variedade de goiaba muito produzida aqui no Brasil, a Goiaba Sassaoka.

Goiaba Sassaoka: Características, Nome Científico e Fotos

Você já viu uma Goiaba Sassaoka? Sabe qual é esta espécie?

A Goiaba Sassaoka é uma excelente variedade para a produção em larga escala, mesmo não sendo a mais produzida por aqui.

Ela possui algumas características distintas dos outros tipos de goiabas. Confira as principais características da Goiaba Sassaoka:

  • Ela é maior que as outras espécies, apresenta um tamanho diferenciado, além de ser muito exuberante.
  • A Goiaba Sassaoka é arredondada, ou melhor, seu formato é totalmente redondo, como uma bola, diferente de muitas espécies que possuem um formato oval.
  • Outro fator que merece destaque é a coloração de sua polpa, ela é vermelho-claro, quase mesclando com um rosa claro e possui pouquíssimas sementes, o que a deixa ainda mais saborosa.
  • A casca da goiaba sassaoka é bastante enrugada, diferente de muitas outras que são lisas.
  • Além disso, elas possuem uma excelente vida útil após a colheita, ou seja, são bastante resistentes e podem ser comercializadas com facilidade.
  • Sua árvore apresenta uma produtividade média se compara com outras espécies, como é o caso da Paluma.

Esta variedade de goiaba é muito cultivada por aqui, apesar de possuir uma produtividade média e porte aberto. Mas mesmo assim, por causa de seus deliciosos frutos, ela é amplamente comercializada e fácil de ser encontrada .

Desta maneira, podemos concluir que a apesar sua polpa ser vermelho-claro, a goiaba sassaoka é uma espécie com a polpa vermelha, e consequentemente não é tão rica em determinados nutrientes e vitaminas quanto as goiabas de polpa branca.

Goiabas: Por que Consumir?

Bom, além de serem extremamente saborosas, as goiabas são ótimas combatentes de diversas doenças.

Como por exemplo a diabetes. Elas possuem um sabor adocicado, lembrando muito um doce, porém, sem nenhum açúcar ou algo parecido.

Além disso, são excelentes fontes de vitamina C; uma goiaba possui o dobro de vitamina C que o corpo humano precisa diariamente. Sendo assim, elas são ótimas no combate aos resfriados, gripes e as mais diversas infecções.

Mas como possuem muita vitamina C, é preciso ficar atento para não exagerar na dose e ter um excesso no organismo. Lembre-se, tudo em excesso faz mal, até a água.

Saboreie as mais variadas espécies de goiabas, você só tem a ganhar com isso! São deliciosas e ótimas para nossa saúde.

Gostou? Continue acompanhando as postagens do nosso site.

Veja também

Para Que Serve a Amora Silvestre? Quais Seus Benefícios?

Plantas de Amora Silvestres são geralmente arbustos espinhoso do gênero Rubus da família das rosas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *