Home / Natureza / Arroz Castanho: Como Fazer? Ele Engorda? Quantas Calorias?

Arroz Castanho: Como Fazer? Ele Engorda? Quantas Calorias?

O arroz castanho, também conhecido como arroz integral, é um tipo de grão versátil. Tem sabor de nozes, assim como a cor, como o próprio nome diz, é castanha. É fácil de cozinhar e faz um acompanhamento satisfatório para praticamente qualquer proteína ou vegetais.

Mas como ele se comporta nutricionalmente? O arroz integral deve ser considerado um grão saudável. Portanto, tudo o que você precisa saber sobre ele em se tratando de calorias, estará descrito no artigo abaixo. Continue lendo.

O Que é Arroz Castanho?

O arroz castanho, que é conhecido como arroz integral, é um tipo de grão inteiro, que não é refinado, bem como não é polido. É produzido com a remoção dos cascos circundantes das sementes de arroz. O grão retém as camadas de germe e farelos densos em nutrientes.  É mais mastigável quando comparado ao tipo branco, tendo um sabor parecido com o de noz.

Os benefícios da inclusão desse tipo de alimento são mais bem notáveis. Ele é muito melhor que a versão branca quando se trata de valor nutricional.

Por Que Consumir o Arroz Castanho?

Muitos consideram que o grão castanho seja superior ao branco. O destaque dele é sua qualidade dos nutrientes oferecidos. Os processos da moagem que convertem um tipo no outro retira grande parte do valor nutricional.

Assim, o castanho mantém assim o imenso tesouro dos benefícios constituintes saudáveis. Há muitas variedades disponíveis no mercado com sabor exclusivo, concentração variada dos ácidos graxos e componentes aromáticos.

Nutrição do Arroz Tipo Integral

Segundo pesquisas, adultos saudáveis ​​precisam de cerca de 85 a 170 gramas de grão integrais por dia. Uma porção recomendada do arroz cozido equivale a cerca de ½ xícara.

Aqui está a descrição nutricional dessa quantidade:

  • Calorias – 100 Kcal;
  • Gordura saturada – 0 gramas;
  • Gordura não saturada – 6 gramas;
  • Carboidratos – 23 gramas;
  • Sódio – 0 gramas;
  • Açúcar – 0 gramas;
  • Fibra – 2 gramas;
  • Proteína – 2 gramas;
  • Cálcio – 0% Dv;
  • Potássio – 2% DV.

Carboidratos

O arroz castanho é uma boa fonte de carboidratos energéticos complexos. Comparados aos carboidratos simples, esses são considerados mais saudáveis ​​porque contêm fibras e são decompostos mais lentamente pelo organismo.

No entanto, se você estiver procurando cortar carboidratos, considere grãos integrais, tal como aveia.

Fibra

Incorporar alimentos ricos em fibras, como esse tipo de grão, na sua dieta, pode auxilia a mantê-lo satisfeito e evitar excessos. Especificamente, o castanho contém fibras insolúveis, o que ajuda a manter as coisas em movimento regularmente através do trato digestivo.

Arroz Castanho vs. Arroz Branco

Do ponto de vista nutricional, o arroz castanho é considerado uma escolha mais saudável do que o arroz branco. O castanho é um grão em forma integral porque é menos processado.

A casca é removida, mas o farelo e o germe permanecem. O branco, por outro lado, não é um grão inteiro. Isso porque sua casca, germe e farelo são todos removidos durante o processamento.

Arroz Castanho vs. Arroz Branco
Arroz Castanho vs. Arroz Branco

Por porção, arroz branco e arroz integral têm aproximadamente a mesma quantidade de carboidratos e proteínas. A principal diferença, no entanto, são os teores de fibra. O castanho contém uma quantidade sólida para uma porção relativamente pequena, enquanto o branco não possui nenhum. Como resultado, o castanho é muito mais saciante do que o comum, que é processado mais rapidamente em seu corpo.

Como Cozinhar Arroz Integral?

O arroz integral requer um tempo maior de cozimento e mais água. Isso porque ele tem um revestimento fibroso externo. Para uma xícara de arroz, use duas e meia até três xícaras d’água.

A imersão prévia do grão pode reduzir o tempo em que ele será cozido. O integral ensopado, por exemplo, levaria de 35 a 40 minutos para integrar um prato pronto.

Deve-se Incluir Esse Arroz Quando se Faz Musculação?

O arroz castanho é adequado tanto para dieta quanto para quando se faz musculação. Na verdade, é adequado se você deseja prestar atenção ao seu peso, pois o teor das fibras permitirá digerir sua comida mais facilmente. Portanto, não apresentará inchaço no estômago.

Além disso, você terá a impressão de estar cheio mais rapidamente do que com o arroz branco convencional, porque é menos doce. Portanto, você precisará consumir menos alimentos, contribuindo com o processo da perda de peso.

Este também é um tipo de alimento que é perfeitamente adequado para musculação porque é muito rico em proteínas e fibras. O arroz castanho contém açúcares lentos que promovem a recuperação de energia ao longo do tempo. Ele é ideal se você precisa produzir efeitos significativos.

Além de uma dieta equilibrada, o castanho é, portanto, adequado quando você quer perder peso ou ganhar massa muscular.

Algumas Ideias de Receita

Aqui estão algumas ideias de receitas para melhorar o tempero do seu arroz integral:

A receita mais fácil é a de arroz com legumes. Reúna arroz castanho, alho-poró, ervilha, abobrinha, cenoura e grão de bico. Assim, você só precisará cozinhar tudo em cubos pequenos em uma panela com cheiro verde. Doure em um pouco de caldo de legumes em tablete diluído. Depois de cozinhar o arroz separadamente, adicione-o à panela e deixe cozinhar por meia hora para que ele fique bem macio.

Você também pode fazer saladas de arroz integral. Nada mais simples! Tome três tomates, corte-os em quadrados, rabanetes, cenouras cruas, pedaços de maçã, cebola. Despeje tudo em uma tigela de salada grande. Você pode adicionar cubos de presunto ou pedaços de camarão. Em seguida, cozinhe o arroz e coloque-o em água fria para esfriar. Coloque o grão na tigela e tempere com um molho caseiro (azeite, vinagre, mostarda, sal, pimenta).

Finalmente, você também pode fazer receitas doces com arroz castanho. De fato, se o arroz branco clássico é usado com mais frequência em preparações doces, o castanho também funciona muito bem.

Então, para prepara-lo, você precisará colocar em uma panela com água fria com sal e deixar ferver. Em uma tigela separada, despeje o leite, o leite de coco, o açúcar e os temperos e leve ao fogo até entrar em ebulição.

Finalmente, acrescente o arroz em sua preparação e cozinhe por 40 minutos, mexendo regularmente. Em seguida, adicione frutas cristalizadas ou qualquer outro ingrediente de sua preferência. Assim, poderá deixar o seu arroz castanho ainda mais gostoso.

Veja também

Quais São os Predadores dos Corais e Seus Inimigos Naturais

Recifes de corais saudáveis ​​estão entre os ecossistemas mais biologicamente diversos e economicamente valiosos do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *