Home / Natureza / Alface Frisée Rosa e Roxa: Como Plantar e Diferenças

Alface Frisée Rosa e Roxa: Como Plantar e Diferenças

O reino Plantae é gigante e apresenta diversas espécies de plantas diferentes, por isso, é muito interessante estudá-las de maneira singular para entender melhor o funcionamento de cada organismo vivo que compõe esse reino.

Quando consumimos alface no nosso dia a dia, não imaginamos quantas espécies existem da mesma verdura no mundo, existe a alface crespa, a alface lisa, a alface frisée roxa… e é exatamente desse tópico que falaremos agora.

Neste artigo falaremos mais sobre a alface frisée roxa, qual a melhor época do ano para plantá-la, como fazer esse plantio e muitas outras informações essenciais para que você tenha uma muda de alface frisée roxa em pouco tempo!

Reino Plantae

Antes de mais nada, precisamos falar de maneira um pouco mais aprofundada sobre o reino ao qual a alface frisée roxa pertence: o reino Plantae, ou seja, o reino das plantas.

Esse reino é constituído (em sua maioria) por mais de 300 mil organismos autotróficos fotossintetizantes, o que significa que as plantas obtém energia para sobreviver por meio do processo de fotossíntese e elas possuem cloroplastos para que esse processo ocorra.

Engana-se quem pensa que todas as plantas são iguais, já que dentro do reino Plantae as plantas podem se dividir em 3 categorias de acordo com seu nível de complexidade: briófitas, pteridófitas e angiospermas. A alface frisée roxa se trata de uma angiosperma, e por isso produz sementes, flores e frutos.

Além disso, os organismos do reino Plantae apresentam reprodução assexuada, ou seja, sem troca de gametas. Muitas das vezes a reprodução ocorre até mesmo por meio da levada do pólen pelas abelhas que voam de uma planta para outra, em um processo chamado de polinização, onde as abelhas são essenciais.

Qual a Diferença da Alface Frisée Roxa Para as Outras Alfaces?

Como já dissemos anteriormente, existem muitos tipos de alfaces no reino Plantae (o reino das plantas ao qual ela pertence), mas todas elas são diferentes; tanto na aparência, quanto biologicamente falando, por isso é importante que as pessoas estudem essas diferenças para ter um estudo mais aprofundado do assunto.

No caso da alface frisée roxa, ela possui folhas frisadas em coloração roxa escura (por isso ela leva esse nome) e é extremamente saborosa. Ela é conhecida por ter um grande potencial de venda, já que sua aparência é muito atrativa, especialmente por conta da cor.

Época de Plantio da Alface Frisée Roxa

Saber a época perfeita de plantio de uma verdura é essencial para que ela cresça da maneira correta e em seu ótimo fisiológico, ou seja, a época em que ela cresce em seu potencial máximo e se desenvolve perfeitamente ao longo de todo processo, além de levar menos tempo para crescer.

A boa notícia é que se você estiver pensando em plantar a alface frisée roxa agora mesmo, esse é o momento certo. Como nós sabemos disso? Sabemos pois a alface frisée roxa pode ser plantada em qualquer época do ano, em qualquer mês. Isso significa que ela se desenvolve igualmente, independentemente da época do ano em que o plantio ocorreu.

Logo, não importa o lugar que você vive e qual estação do ano é agora, se você tiver a terra fértil e o solo na temperatura necessário para o plantio, a alface frisée roxa irá crescer de maneira completa, bonita e muito saudável, no fim você também sairá muito satisfeito com o resultado, independente da época do ano.

Porém, precisamos citar que ela tende a crescer melhor na época de verão. Por conta da presença dos raios solares que ajudam na fotossíntese e o excesso de chuva que ajuda na distribuição de nutrientes por meio da água, a planta tende a se desenvolver mais rápido no verão, mas isso não significa que o plantio no inverno não seja válido.

Mas não se preocupe pois a diferença não é tão grande, já que ela tende a crescer 55cm no inverno (quando está frio e não chove tanto) e até 60cm no verão (quando está calor e chove bem mais), portanto, a diferença é de 5cm.

Portanto, pode-se concluir que a alface frisée roxa pode ser plantada em qualquer época do ano. Mas para que esse plantio corra bem, é importante que você saiba muito bem como plantá-la.

Como Plantar a Alface Frisée Roxa?

O plantio dessa alface é feito de forma simples, e é importante que você siga com cuidado o passo a passo para que ela cresça de forma perfeita e com o seu máximo de potencial.

Antes de qualquer coisa, lembre-se de manter uma temperatura do solo perfeita para o plantio. A temperatura mínima do solo deve ser 4°C e a temperatura máxima do mesmo deve ser 29°C, sendo que a temperatura média perfeita para o crescimento é de 24°C.

Materiais Necessários:

  • Sementeira com 1cm de profundidade;
  • Sementes de alface frisée roxa;
  • Água;
  • Adubo;
  • Terra;
  • Regador;
  • Canteiro.

Modo de Fazer:

  • Coloque 1 semente em cada uma das cédulas da sementeira já com terra;
  • Regue uma vez por dia por cerca de 7 dias;
  • Após o período de germinação, passe as mudas para um canteiro maior cheio de adubo de esterco, sempre com um espaçamento de 30 centímetros entre cada muda;
  • Regue diariamente uma vez por dia (durante o período da noite ou da manhã);
  • Espere 55 dias (verão) ou 60 dias (inverno) para que as mudas cresçam por completo.

Pronto! Você já tem sua alface frisée roxa pronta para ser consumida, sem agrotóxicos, saborosa e plantada por você mesmo! Nada melhor do que plantar em casa e saber exatamente por onde a sua verdura passou antes de ser consumida por todos.

Quem diria que o reino Plantae era tão complexo e que apenas uma planta poderia possuir tantas informações? E ao mesmo tempo, quem diria que o processo de plantação de uma alface frisée roxa seria tão simples?

Se interessou por esse assunto, quer montar uma horta mas não sabe como fazer o plantio de outras plantas? Que tal aprender mais coisas com a gente? Nós te ajudaremos por meio desse link: Como Plantar Girassol – Dicas de Manutenção

Veja também

Como Fazer Muda De Romã, Podar E Plantar Um Pé De Romã

Uma das frutas mais apreciadas no mundo, especialmente em certas festividades durante o ano, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *