Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Clethra Alnifolia: Características, Mudas e Fotos

Tudo Sobre a Flor Clethra Alnifolia: Características, Mudas e Fotos

Hoje vamos falar sobre a plata Clethra alnifolia, também conhecida como a erva doce costeira. Faz parte do gênero Clethra pertencente a família Clethraceae. É uma planta originária  na América do Norte e alguns outros lugares.

Características da Flor Clethra Alnifolia

Essa planta densa, alta e magra que pode crescer bastante, alto em torno de 1,5 a 3m de altura. As suas folhas são do tipo obovadas em formato retangular, que mede cerca de 4 a 10 cm e possuem de largura cerca de 2 a 4 cm. As folhas possuem as bordas serrilhadas, são de uma coloração verde clara que vão clareando ainda mais com a estação indo para o amarelo puxado para o dourado na estação do outono.

Flores

As flores de  Clethra Alnifolia geralmente tem uma coloração branca ou também podem ser cor de rosa bem clara. As flores medem cerca de 5 a 10 mm no total de diâmetro. É uma flor perfumada, possui um cheiro doce e para quem não gosta pode ser enjoativo, as abelhas adoram. Os ramos podem crescer cerca de 15 cm no total de comprimento, enquanto de largura podem chegar a 2 cm. A planta gera alguns frutos maduros que podem lembrar bastante alguns grãos de pimenta aparentemente.

Essa planta gostam de ambientes úmidos, pântanos, é muito comum próximos a córregos.

Essa planta gosta de solo ácido e também neutro.

Cultivar Flor Clethra Alnifolia

Essa é uma planta comumente usada na decoração de jardins em forma de arbusto, também tem a função de atrasar a erosão do solo a beira de rios.

Gosta de tomar sol, mas o mesmo tempo precisa de meia sombra. É um arbusto muito utilizado para enfeitar jardins por suas flores são muito bonitas e cheirosas, na estação do outono as folhas se colorem também, inclusive na primavera.

Flores Coloridas e Charmosas

São ramos espessos cheio de flores com medidas de 5 a 15 cm, as flores vão ficar ainda mais bonitas no período do mês de julho até o mês de outubro. Os ramos ficam lotados de flores pequenas que podem variar na coloração de rosa ou branco, e muito cheirosas. As flores possuem 5 pétalas, e 10 partes do órgão reprodutor da planta que aparecem bastante. O arbusto dessa planta produz o conteúdo necessário para que as abelhas produzam mel, elas vão florescer no verão quando as abelhas e outros pequenos animais podem aproveitar essa característica.

O Solo Ideal Para o Plantio da Flor Clethra Alnifolia

 

Flores Clethra Alnifolia Cor de Rosa
Flores Clethra Alnifolia Cor de Rosa

É importante saber que essa planta gosta e precisa de ambientes úmidos, principalmente beira de riachos das florestas, o solo precisa estar fresco e enriquecido com nutrientes e ácidos para que ela se desenvolva com mais qualidade.

Por isso ela é ótima ideia para áreas úmidas com bastante sombra, ou ao menos com meia sombra.

Quando e Onde Plantar a Flor Clethra Alnifolia

A flor Clethra Alnifolia deve ser  plantada no período entre a primavera e o outono. Para preparar o solo é importante cavar um grande buraco, o solo deve ser preparado com terra de urze ou com turfa, pois dessa forma o solo será clareado.

Coloque a planta no lugar correto, assim que ela esteja no lugar perfeito é hora de cobrir com muito cuidado.

Regar a Flor Clethra Alnifolia

Flores Clethra Alnifolia Branca
Flores Clethra Alnifolia Branca

Como é uma planta que gosta de ambientes úmidos é primordial realizar a rega regular da planta, mantenha sempre o solo úmido, principalmente no primeiro ano de vida da planta. A planta precisa a cada ano ter sua cobertura nova coberta com casca especialmente na primavera. No período do outono você pode cobrir com algumas folhas já secas, isso vai ser importante para melhorar o solo, a acidez do ambiente e manter a umidade.

Saiba Como Cuidar da Flor Clethra Alnifolia em Caso de Doenças e Parasitas

Saiba que a Clethra Alnifolia não costuma ser uma planta muito frágil, e não há nenhum registro de doenças específicas que as possa atacar, ou que seja muito maléfica para essa planta.

Manutenção da  Flor Clethra Alnifolia

Clethra Alnifolia Rosa no Jardim
Clethra Alnifolia Rosa no Jardim

É importante sempre manter a manutenção da planta em dia, assim como outros tipos de planta, para manter uma floração bonita e uma planta saudável a manutenção não pode ser negligenciada.

A maneira correta de efetuar a manutenção é verificar os galhos mais antigos para serem cortados e removidos, eles devem ser cortados na sua base. Essa é a melhor  forma de dar força a planta, ela terá mais equilíbrio e conseguirá desenvolver muito melhor.

Como Multiplicar a Flor Clethra Alnifolia

Jardim de Ruby Spice
Jardim de Ruby Spice

Como Semear e Multiplicar a Flor Clethra Alnifolia

Saiba que essa planta pode ser multiplicada através da semeadura, por divisão ou também com estacas no período do verão.

Close na Clethra Alnifolia
Close na Clethra Alnifolia

A multiplicação desta planta é um processo muito fácil, utilizando um sugador você pode separar direto no pé da planta, essa é a forma mais simples e tranquilo, o resultado é comprovado.

Tipos e Variedades da Flor Clethra Alnifolia

Essa planta pode ter muitas variedades, é tão bela que não poderia ter apenas uma versão. Confira com a gente quais são essas variações dessa linda flor.

Clethra Alnifolia Ruby Spice Florido
Clethra Alnifolia Ruby Spice Florido

Clethra Alnifolia Ruby Spice

É uma espécie de arbusto também muito bonito, tem um formato arredondado e pode chegar a medir cerca de 1,5 metros. A coloração das suas flores podem variar de um rosa bem forte para um rosa mais claro, e vão aparecer entre os meses de setembro e outubro. É uma outra versão muito perfumada, também compacta. A coloração das suas folhas podem variar de um verde um pouco avermelhado no período da primavera, e já no verão a coloração se torna um verde mais escuro. No período do outono a coloração pode ser um amarelo alaranjado. Ele tem um formato muito curioso de pincel. É outra planta que gosta muito de sombra, ao menos meia sombra e ambientes mais úmidos, dessa forma ela consegue inclusive tolerar o sol pleno. As borboletas e também os beija flores são atraídos pelo seu perfume doce.

Gostou de conhecer essa espécie? Conta aqui para gente nos comentários.

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *