Home / Plantas / Todos os Tipos de Azaleia e Principais Variedades com Fotos

Todos os Tipos de Azaleia e Principais Variedades com Fotos

A azaleia é uma das flores queridinhas do momento. Com sua origem chinesa, ela possui uma enorme variedade e quando aflora, é simplesmente incrível. Hoje, você pode encontrar a azaleia criando cercas-vivas, decoração em jardins, proporcionando cor e alegria aos corredores, e inclusive plantada de forma simples em um vaso, de qualquer forma, ela não decepciona.

Pertencente à família das Ericáceas, a azaleia faz parte do gênero Rhododendron, e sua principal característica é a ausência, na parte inferior, de escamas. Com folhas finas, pontiagudas e macias, a azaleia normalmente possui flores terminais, ou seja, apenas uma flor por haste.

No início de sua história, a azaleia não era considerada uma planta, sendo um gênero diferente, no entanto, agora há dois tipos de reconhecimento, são eles: Pentanthera (decídua) e Titsushi (perene), dois subgêneros.

Lendas e Mitos

A azaleia também aparece na mitologia, sendo ela relacionada à Deusa da Sabedoria, da guerra e das artes, que se chama Minerva. Essa Deusa, segundo os Atenienses, possuía excelência e misericórdia, e isso representava para eles a razão. Um fato curioso da azaleia é que ela é considerada uma planta rústica, ou seja, ela é resistente e suporta diversas situações e condições.

Na china, a história é um pouco diferente. De acorda com essa lenda, um imperador chinês era muito conhecido por ser poderoso e acumular várias vitórias. Apesar de tudo que ele tinha, ele não se considerava uma pessoa feliz. Ele queria uma mulher para amar, mas não conseguia. Um dia um comerciante lhe vendeu uma azaleia, e falou que a mesma seria encantada, e que a pessoa que a plantasse teria sempre amor ao seu redor. O imperador seguiu os conselhos, plantou e encontrou a mulher da sua vida. Por isso, a azaleia hoje em dia, é dada para quem amamos.

Tipos de Azaleia

Em um certo ponto, a azaleia foi inserida em um gênero próprio, mas não há tantas diferenças entre elas e as outras plantas do gênero Rhododendron, e por isso, não foi considerado justo a separação em gêneros diferentes. As azaleias são caracterizadas normalmente por possuírem flores encantadoras, com uma enorme variedade de cores, como vermelho, rosa, amarelo, branco, laranja e roxo.

Azaleia Rosa-Claro

Assim como as outras azaleias, a rosa-claro, possui um significado diferente. No caso da rosa, é o amor à natureza, e por isso, ela é mais encontrada em praças, parques e jardins, inclusive das cidades.

Azaleia Rosa Claro

Azaleia Branca

Quando se refere ao romance, a azaleia branca é a mais citada. Geralmente, ela é usada por casais que estão junto há algum tempo, sendo muito dada como presente em datas especiais, como dia dos namorados, aniversário de namoro ou casamento, entre outros.

Azaleia Branca

Azaleia Bonsai

Em versões minis, ou bonsai, como é mais conhecida, a azaleia também pode ser encontrada em tamanhos pequenas, e com técnicas japonesas de plantio, elas ficam pequenas e podem ser mantidas dentro de casa em vasos.

Assim como outras plantas de ambientes internos, a azaleia bonsai precisa dos seguintes cuidados: acidez no solo, bastante iluminação no local, porém sem luz diretamente vinda do sol na planta.

Dentro da sua casa, esse tipo de azaleia, irá proporciona uma linda decoração, com várias flores nos arbustos e diversas cores, que vão variar desde rosa suave e rosa intenso, como também branco e alguns tons variados de salmão. Se for bem cuidada, a azaleia bonsai poderá durante todo o ano florescer, e assim sempre garantir a decoração da sua casa.

Como Cuidar das Azaleias de Ambiente Externo

Com exceção da azaleia bonsai, as demais, são plantas fáceis para o cultivo. Manter as azaleias na parte externa da casa é sempre a melhor opção. Como citado, por serem plantas mais rústicas, o sol não é uma preocupação muito grande, apesar de ser importante ter ao menos uma meia sombra para que o solo permaneça úmido.

Quando se trata de mudas de azaleias novas, as mesmas devem ser regadas dia sim e dia não, até que a planta esteja totalmente crescida e desenvolvida. Quando estiverem boas, a frequência para se regar, pode diminuir.

As azaleias que você decidir plantar fora de casa, também deve-se molhar as folhas para que a absorção da água se torne mais fácil. Durante a noite, deve-se evitar molhar as plantas, pois as folhas podem ser contaminadas por fungos. Os períodos de seca são de total atenção, pois as suas plantas devem sempre permanecer hidratadas.

Para que a próxima florada tenha mais flores, as podas são uma ótima para, pois fortalecem a planta. Exatamente por isso, você pode cortar os ramos em excesso na forma e no tamanho que você queira, e retire galhos mortos e secos também.

Como Cuidar das Azaleias de Ambiente Interno

Dentro de casa, as azaleias deverão ser plantadas em solos ácidos, bem drenados e o local que a planta for ficar, deve ser bem iluminado, com uma temperatura mediana e no ambiente deve ser úmido.

Para manter a umidade das azaleias, você pode colocar um prato, juntamente com pedras ou objetos molhados, no fundo do vaso. Assim que a planta florescer, o melhor é que se mude o vaso para um ambiente mais frio, pois a azaleia se adapta facilmente e durante a primavera ela vai naturalmente desabrochar.

Além do solo ser úmido, é importante que o mesmo nunca fique encharcado de água. Para evitar isso, o ideal é que os vasos tenham na parte do fundo alguns furos para que seja facilmente drenado.

O melhor horário para regar as plantas é durante o período matinal, para que ao longo do dia, a planta possa absorver e secar as folhas de forma conjunta. Quanto a água, as azaleias preferem água de chuva ou destilada, pois a água da torneira contém cloro, e essa substância não faz muito bem para a planta.

Se as flores murcharem, uma nutrição extra e adubo já deve resolver. Não há muito segredo, ou regras complexas, uma boa observação das folhas e do solo, é o suficiente para saber quando é a hora certa de regar.

Viu como é fácil, simples e divertido plantar azaleias? Escolha a que mais te agrada e comece a plantar. Sua casa, jardim ou trabalho, sempre terá um toque de alegria e beleza.

Veja também

Abacate: Sugestões e Diferentes Formas de Consumir

Posso comer abacate batido? Esse é um grande questionamento, que envolve a maneira de comer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *