Home / Animais / Aranha Verde e Amarela é Venenosa? Qual a Espécie e Fotos

Aranha Verde e Amarela é Venenosa? Qual a Espécie e Fotos

As aranhas são animais que naturalmente causam sensação de pavor aos seres humanos, principalmente se a espécie em questão for grande e apresentar patas peludas. Espécies coloridas são as mais exóticas e geralmente encontradas em locais específicos do globo terrestre.

A maioria das espécies coloridas são incrivelmente venenosas, como é o caso da Aranha verde saltadora, também conhecida como aranha palhaço (nome científico Mopsus mormon), a qual possui coloração predominantemente verde, porém também com tons em amarelo e patas de cor alaranjada. É encontrada na Nova Guiné e Leste da Austrália. Apesar do veneno, esta aranha dificilmente causa episódios de morte em seres humanos.

Neste artigo, você um pouco mais sobre esse vasto universo da aracnologia, em especial sobre a aranha verde e amarela, assim como outras espécies exóticas e curiosas.

Então venha conosco e boa leitura.

Aranha Verde Saltadora Classificação Taxonômica

A classificação científica para esta espécie obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Arthropoda;

Subfilo: Chelicerata;

Classe: Aracnideae;

Ordem: Araneae;

Infra-ordem: Araneomorphae;

Família: Salticidae;

Gênero: Mopsus;

Espécie: Mopsus mormom.

Aranha Verde Saltadora Características Físicas

Esta aranha possui uma coloração verde predominante e quase translúcida. Ao longo do corpo, especialmente nas quelíceras e patas é possível encontrar pequenos pêlos.

As aranhas fêmeas podem atingir o comprimento máximo de 16 centímetros, ao passo que, no caso dos machos, esse comprimento vai até 12 centímetros.

Os machos são mais coloridos e decorados do que as fêmeas, eles possuem bigodes laterais brancos que se elevam ligeiramente sob um topete de pêlos negros. As fêmeas não possuem esses bigodes e nem o topete, porém possuem um desenho facial semelhante a uma máscara, nas cores vermelha e branca.

Outras Espécies de Aranhas na Cor Verde

A coloração verde, no caso das aranhas e outros artrópodes, é especialmente útil para camuflagem nas folhas, fator que auxilia na captura de insetos (principal fonte alimentar desses animais).

Outros exemplos de aranhas na cor verde incluem a aranha-verde-de- hunstman (nome científico Micrommata virescens), encontrada na Europa, Ásia e África. Essa espécie é conhecida por não produzir teia (visto que realiza predação por camuflagem), e por não produzir veneno.

A aranha lince verde (família taxonômica Oxyopidae) , ao contrário da aranha de hunstman, são venenosas e o mais interessante é que são capazes de lançar o seu veneno sobre a presa mesmo que ela esteja a 10 centímetros de distância. Há relatos de pessoas que receberam esguichos desse veneno nos olhos e permanecerem cegas durante 2 dias. Essas aranhas também possuem facilidade em correr e até saltar.

Mais uma aranha para esta listagem é a aranha pepino, a qual possui a barriga em destacado tom verde-brilhante, mas que, no entanto, nascem com a coloração vermelha, que posteriormente se torna marrom e depois verde (já na fase adulta). É uma espécie encontrada na América do Norte. O veneno tem efeito paralisante, mas a sua atuação em seres humanos ainda é desconhecida.

Espécies de Aranhas na Cor Amarela

Algumas aranhas famosas, também conhecidas pela sua tonalidade amarela característica, são as aranhas caranguejo (gênero taxonômico Platythomisus), entre as quais, a espécie Platythomisus octomaculatus, em particular, possui uma cor amarelo-alaranjada, com algumas manchas pretas o longo do corpo.

Outro exemplo é o da aranha-feliz (nome científico Theridion grallator), cujo nome é tão curioso quanto as suas características físicas, uma vez que possui um desenho em tom vermelho no seu abdômen que remete à imagem de um rosto sorrindo. Essa espécie não é considerada perigosa para os seres humanos e pode ser encontrada nas florestas tropicais havaianas.

Mais um exemplo de aranha de cor amarela é a aranha-escorpião (nome científico Arachnura higginsi). Apesar do nome, esta espécie também é inofensiva para seres humanos. Possui uma cauda proeminente. Quando esta aranha se sente ameaçada, ergue a sua cauda, da mesma forma, que um escorpião faria.

Arachnura Higginsi
Arachnura Higginsi

Outras Aranhas Consideradas Exóticas

Além das aranhas com coloração predominantemente verde, amarela ou entre os dois tons, aranhas coloridas em outras cores, assim como aranhas em formato peculiar também intrigam muitos curiosos, principalmente em relação à dúvida se essas espécies são consideradas venenosas ou não.

A espécie australiana aranha chicote (nome científico Argyrodes columbrinus) é uma aranha venenosa, cujo efeito colateral de sua picada ainda não está completamente esclarecido. Possui corpo fino e alongado, com coloração creme, marrom e até mesmo esverdeada.

A espécie Argyroneta aquatica, também conhecida como aranha mergulhadora, possui o seu caráter exótico ligado ao fato de ser a única aranha completamente aquática do mundo. Apesar desta característica, ela não pode respirar dentro d’água, portanto constrói uma teia e a enche de oxigênio trazido da superfície. Essas aranha são encontradas com frequência na Europa e na Ásia, em locais como lagos ou pequenos riachos relativamente tranquilos.

A aranha-pavão (nome científico Maratus volans) recebe esse nome visto que o macho possui um abdômen excentricamente colorido, o qual para muitos pode lembrar uma pintura de pichação. Esta espécie também é encontrada na Austrália, e as cores vibrantes são extremamente úteis na hora de chamar atenção da fêmea.

A espécie Bagheera kiplingi é encontrada na América Central, incluindo países como o México, Guatemala e Costa Rica. É uma aranha sexualmente dimórfica, na qual o macho possui coloração âmbar, com cefalotórax escuro e com um certo tom de verde holográfico.

Bagheera Kiplingi
Bagheera Kiplingi

A aranha espinhosa (nome científico Gasterancatha cancriformis) também considerada bastante exótica. Possui carapaça rígida com seis projeções (ou melhor, espinhos). Esta carapaça pode ser encontrada em uma grande variedade de cores. Apesar do aspecto assustador, essas aranhas são consideradas inofensivas.

A Myrmaplata plataleoides é uma aranha morfologicamente semelhante a uma formiga, que também se comporta como tal. No entanto, sua picada é praticamente inofensivo, causando apenas uma localizada sensação dolorosa.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a aranha verde amarela (aranha verde saltadora), além de outros aracnídeos relativamente exóticos, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

CASSANDRA, P. Aranha verde é venenosa? Disponível em: < https://animais.umcomo.com.br/artigo/aranha-verde-e-venenosa-25601.html>;

GALASTRI, L. Hypescience. As 10 aranhas mais bizarras do mundo. Disponível em: < https://hypescience.com/as-10-aranhas-mais-bizarras-do-mundo/>;

Wikipédia in English. Mopsus Mórmon. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Mopsus_mormon>.

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *