Home / Animais / Curiosidades Sobre Aranhas e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre Aranhas e Fatos Interessantes

As aranhas são animais realmente incríveis! Independente da espécie, este animal sempre nos causa algum sentimento — seja de fascínio ou terror!

Não importa como foi ou se você se lembra com detalhes ou não: Tenho certeza de que, por pelo menos uma vez, você já se deparou com uma aranha. O que esse encontro te causou, Você se lembra?

Então, como você deve saber, elas são animais tão comuns quanto as formigas ou grilos. Não são tão companheiras e muito menos domesticadas — com exceção das tarântulas e algumas poucas espécies — mas, nem por isso, elas deixam de viver dentro das casas.

Elas possuem alguns comportamentos estranhos e, ao mesmo tempo, incríveis para o cérebro humano não se surpreender. O que acha de conhecer algumas dessas curiosidades delas? Prossiga com a leitura do artigo!

As Aranhas Estão Em Todos Os Lugares

Pode ser que você sinta um medo muito grande ao ler isso, mas uma pesquisa sugere que você nunca está a mais de três metros de uma aranha.

Não há motivos para que você se preocupe, pois, na maioria das vezes elas estão escondidas em algum lugar — seja dentro de fendas ou escondida em outro local — cuidando de seus próprios negócios.

Existe Uma Infinidade De Aranhas No Mundo

As aranhas vêm em todas as formas e tamanhos diferentes, cada uma com sua aparência e características únicas.

Existe uma média de, aproximadamente, 35.000 espécies diferentes de aranha atualmente conhecidas. Entretanto, alguns cientistas acreditam que há muito mais a ser descoberto!

Seus Músculos São Bem Diferentes

Para ser honesto, é bastante fascinante na maneira como os músculos de uma aranha funcionam. Seus músculos só podem puxar as pernas para dentro, mas não podem estendê-las novamente.

Para contornar esse problema, as aranhas bombearão um líquido aguado em suas pernas para ajudar a empurrá-las para fora novamente.

É por isso que sempre que você vê uma aranha morta, suas pernas estão sempre curvadas para dentro, pois não há fluido sendo distribuído para retraí-las.

Nem Todas as Picadas De Aranha São Mortais

Anatomia das Aranhas
Anatomia das Aranhas

Existem alguns aracnídeos no mundo que causam picadas desagradáveis, que devido ao seu veneno podem causar algumas complicações de risco para a sua saúde.

Mas, felizmente, grande parte desses aracnídeos não é perigosa para os humanos. No Reino Unido, por exemplo, a maioria das aranhas não mordem as pessoas e, se o fizerem, o veneno não é forte o suficiente para causar danos.

Infelizmente — e nos doi te dar esta informação — ser mordido por uma aranha não vai te transformar em Homem-Aranha! O veneno delas não tem esse efeito colateral. Acredite, se esse fosse o caso, nós não estaríamos aqui neste blog!

As Aranhas Amam Danças!

Pode ser que você não acredite, mas, isso é real! A aranha-pavão, Maratus volans, faz uma dança como parte de seu ritual de acasalamento e parece com a dança do grupo americano YMCA! Para adicionar a isso, as cores brilhantes encontradas em seu abdômen fazem deste um grande espetáculo para assistir.  No entanto, infelizmente, se a versão masculina da YMCA não impressionar a fêmea, ela tentará atacá-lo, matá-lo e até mesmo comê-lo.

A Seda Da Aranha É Líquida

Isso pode parecer algo bem esquisito, considerando que estamos acostumados a ver seda de aranha na forma de teias, mas você sabia que na verdade é um líquido? Quando a seda entra em contato com o ar, ela endurece, permitindo que criem e construam suas teias.

A Seda Produzida Por Algumas Espécies É Muito Forte

Sim, você leu certo, a seda de aranha é realmente muito forte. Pode parecer fraco e frágil, mas isso é apenas devido à sua falta de gordura corporal. A seda na teia de uma aranha é na verdade cinco vezes mais forte que um fio de aço da mesma espessura.  Acredita-se também que uma teia de aranha feita de fios grossos como lápis poderia parar um avião em voo! Isto é impressionante, não é mesmo?

As Aranhas Têm Sangue Azul

Ao contrário de nós, as aranhas têm sangue azul. Na verdade, há uma explicação científica para isso. Nos seres humanos, o oxigênio é ligado a uma molécula que contém ferro, isso dá ao nosso sangue essa cor vermelha.  No entanto, em aranhas, a molécula a que o oxigênio está ligado contém cobre, o que confere ao sangue a cor azul.

As Fêmeas Possuem Um Apetite Muito Grande

Aranha Fêmea se Alimentando de um Inseto
Aranha Fêmea se Alimentando de um Inseto

Aqui está uma péssima notícia para os machos. Em alguns casos, dependendo da espécie, a fêmea come o macho. Seja antes, durante ou depois da cópula!  Você sabia que esse comportamento de canibalismo sexual deu origem ao nome — bastante sugestivo — da viúva-negra? Esta espécie é responsável por grande parte desses casos que são, no mínimo, curiosos.

Os Machos Gostam De Dar Presentes

Não só algumas espécies de aranhas gostam de fazer serenata aos seus parceiros em potencial com uma dança, mas também gostam de oferecer aos seus entes queridos um presente embrulhado em seda para tentar convencê-los a entrar em um encontro.

No entanto, às vezes, esses machos podem ser bastante sorrateiros e um pouco baratos. Em vez de oferecer presentes como moscas e outros insetos, eles oferecem algo como restos de folhas ou presentes antigos que não tiveram sucesso com outras fêmeas.

Outros Fatos Igualmente Interessantes

  • Como você já deve saber, a Antártida é o único continente onde as aranhas não podem ser encontradas;
  • A picada de uma aranha armadeira pode causar uma dor intensa. Além disso, nos homens, ela causa uma reação incomum: o priapismo. É uma resposta à picada, onde o pênis fica ereto sem nenhum estímulo sexual. Por causa disso, o priapismo pode durar horas e causa uma dor bem acentuada. Um dos meios de se livrar é fazer a sucção de todo o sangue por meio de uma seringa. Geralmente, é o método que os médicos usam para que o pênis volte ao normal;
  • A maioria das espécies odeia água: Por mais que existam algumas que morem perto de pântanos, elas fogem ao máximo do contato com este líquido tão comum.

 

Referências

Artigo 10 fatos interessantes que você precisa conhecer sobre as aranhas do blog Rentokil;

Texto “8 coisas que você não sabia sobre as aranhas” do site Fatos Desconhecidos.

Veja também

Ciclo de Vida do Pepino-do-Mar: Quanto Tempo Ele Vive?

Os pepinos-do-mar são os principais representantes da comunidade conhecida como Holothuroidea. Essa é uma comunidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *