Home / Animais / Ouriço do Mar Branco: Características, Nome Científico e Fotos

Ouriço do Mar Branco: Características, Nome Científico e Fotos

O ouriço do mar é uma das espécies que mais despertam a curiosidade quando se estuda sobre os animais aquáticos. Esse fascínio aumenta ainda mais quando falamos sobre um animal tão exótico, que é o ouriço do mar branco!

Pouco conhecido, mas, aqueles que o estudam, não conseguem conter-se. Sua beleza desperta a curiosidade e sua coloração excêntrica faz com que os olhares mais atentos o persigam por longos segundos.

Descubra mais sobre esta espécie de ouriço tão enigmática aqui neste artigo!

Ouriço do mar branco: Características

Encontrados isoladamente ou em grupos em corais e recifes rochosos entre areia, entulho e pradarias de ervas marinhas. Muitas vezes encontrado coberto de algas marinhas, conchas, detritos e lixo.

Apesar de uma das cores mais vibrantes ser a branca, ela não é a única que se difere do ouriço mais comum, o castanho/preto. Este animal possui uma coloração vasta, e todas as tonalidades incomuns despertam a curiosidade de quem vê.

Sua alimentação é baseada em algas que são encontradas por eles no fundo do mar. Seu comprimento é de, aproximadamente, 15 centímetros, enquanto a profundidade em que ele vive dentro do mar é de mais ou menos 25 metros.

Eles são encontrados principalmente no Atlântico Ocidental, no Caribe e na África Ocidental.

Além da tonalidade, não há mais nenhuma outra característica que ele possui de diferente dos outros ouriços. É claro que, dependendo da espécie, algo é mudado, porém, nada relevante.

Corpo Espinhoso

A peculiaridade mais exótica do ouriço, com toda certeza, são os espinhos que revestem o corpo. Eles usam estes espinhos como mecanismo de defesa.

Desta maneira, a maioria dos predadores nem ousam chegar perto dele. Afinal, nenhum deles que ser furado com centenas de espinhos em sua boca!

Tirando este meio de proteção, eles não possuem nada mais eficiente para protegê-los. Se um predador souber como lidar com esses ferrões, o ouriço não terá chances de escapar com vida de um ataque.

Ouriço do Mar Branco no Fundo da Água
Ouriço do Mar Branco no Fundo da Água

Outras Informações Sobre a Sua Formação Corporal

O seu esqueleto é conhecido como prova. Ele vive dentro de uma espécie de concha e, ela, possui uma placa que a impede de ser danificada.

Um fator importante de ser mencionado é que os seus espinhos não são fixos, mas móveis. Assim sendo, fica muito mais fácil para o animal se camuflar quando necessário e, principalmente, se defender dos predadores.

Na parte debaixo de um ouriço, existem cinco dentes que o auxiliam a absorver algas, quebrar alimentos mais duros e ajudar em todo o processo de alimentação. Isso serve para que ele não encontre dificuldades em comer.

Estes dentes crescem de maneira contínua, até que ele morra ou aconteça algum acidente, fazendo com que haja uma quebra desse membro.

Além dos espinhos, comportamento, e alguns mecanismos de alimentação, outro fator que chama atenção nos ouriços são os seus pés. Do lado externo do seu corpo existem centenas de tubos transparentes que aparecem periodicamente.

Estes tubos servem para fixá-lo no fundo do oceano — caso o local onde ele esteja seja possível. Assim, eles se movem a um ritmo muito vagaroso, porém, sempre constante. Eles também conseguem respirar por esta parte. Estes membros recebem o nome de “pés de tubo”.

Onde Ele É Encontrado?

Como já foi dito anteriormente, eles estão a aproximadamente 25 metros abaixo do limite do oceano. Porém, muitas espécies podem ser encontradas em águas rasas, outras, em águas bem mais profundas do que a que foi informada aqui.

Eles São Comestíveis?

Ouriço do Mar Branco - Comestível
Ouriço do Mar Branco – Comestível

Sim! Além de serem animais exóticos, essa excentricidade alcança os paladares mais requintados em todo o mundo.

A chave para desfrutar de um ouriço-do-mar fresco e delicioso, ou “uni”, como é chamado no Japão, é separar a carne de laranja das paredes internas da concha espinhosa. Estes cinco pedaços de laranja são, na verdade, os órgãos reprodutivos do ouriço-do-mar.

Tenha em mente que nem todos os ouriços do mar são criados iguais. Você provavelmente notará que ele tem um aspecto e um sabor diferentes, dependendo da parte do mundo em que você está. No total, existem 18 variedades comestíveis e sua carne é diferente em textura, sabor e cor.

Caso seja você mesmo que esteja preparando, é recomendado que você use luvas. Se você não tem luvas na mão, pelo menos, seja cauteloso. Quando estiver pronto, pegue gentilmente.

Em seguida, crie uma punção na parte de baixo (ou seja, no lado mais plano) do ouriço-do-mar usando uma tesoura, uma faca de pão ou uma colher.  Deixe o líquido escoar e, lentamente, corte um círculo na parte inferior da casca. Remova a base e retire cuidadosamente as peças pretas internas – essa parte não é consumida.

Você também pode enxaguar o interior com água corrente. Depois de limpar as partes não comestíveis, concentre-se nas cinco peças cor de laranja ligadas à parte superior da casca — elas são o que mantém o sabor delicioso do ouriço-do-mar.

Por último, usando os dedos ou um utensílio, raspe esta parte e pronto! O seu ouriço está apto para ser ingerido ou passar por outros modos de preparo. Muitos chefes de cozinha — principalmente asiáticos — dizem que a maneira mais comum de desfrutar do ouriço-do-mar é comendo-o cru, da mesma forma que se aprecia ostras ou sushi. Adicionando manteiga ou suco de limão é uma ótima maneira de melhorar o sabor natural.

Curiosidades do Animal

Ouriço do Mar Branco na Mão de uma Pessoa
Ouriço do Mar Branco na Mão de uma Pessoa

Este ouriço tem o hábito de pegar pedaços de algas marinhas, conchas ou seixos com os pés do tubo e cobrir-se. Isso pode agir como camuflagem e protegê-lo dos predadores e do sol.

Ouriços-do-mar usam pés com tubos para se locomover, muitas vezes em grandes massas impenetráveis ​​para proteção. Às vezes eles pegam carona na parte de trás dos caranguejos.

Eles têm mandíbulas bem desenvolvidas para moer suas presas.Seu ânus está no topo na maioria dos ouriços do mar, exceto em algumas espécies, onde fica na parte traseira.

Predadores de ouriços-do-mar são peixes-porco e grandes peixes, que mordiscam suas espinhas antes de entregá-los para comer a parte inferior carnuda. Ouriços-do-mar são altamente venenosos e podem passar por um traje de mergulho.

 

Referências

“Ouriço do Mar”, da página Wikipédia;

“Ouriço do mar”, do blog Portal São Francisco;

“Como comer: ouriço do mar”, do site Travel Gluttons;

“Ouriço do mar branco”, do portal Cifonauta.

Veja também

Morcego Frutífero: Características, Fotos E Nome Científico

Os morcegos possuem tantas histórias, mitos e curiosidades, que muitas vezes, fica difícil dizer o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *