Home / Animais / Como Pegar Ouriço do Mar? Como Tirar do Pé?

Como Pegar Ouriço do Mar? Como Tirar do Pé?

Água morna e fendas de recifes escarpados são as perfeitas casas aconchegantes para ouriços do mar. Seus espinhos afiados, quais armas, servem para proteger os ouriços de criaturas predadoras, mas também podem ferir surfistas, mergulhadores e banhistas que não os identificam a tempo.

Como Pegar Ouriço do Mar? Como Tirar do Pé?

As espinhas geralmente causam pouco dano além da dor e a possibilidade de infecção. No entanto, se você tiver uma reação alérgica, como dificuldade em respirar, consulte um médico imediatamente. Eis algumas dicas sobre como remover espinhos de ouriço-do-mar de seus pés caso se depare com um de modo tão infeliz.

Mergulhe a área afetada em água quente para aliviar a dor e amolecer as agulhas molhando a área afetada. Tente escolher o máximo possível de peças com uma faca, agulha ou, de preferência, uma pinça. O maior problema é que os espinhos do ouriço-do-mar frequentemente se quebram sob a pele, por isso tenha muito cuidado ao arrancar os espinhos.

Diz a lenda urbana que a urina humana, ou xixi, tratará as duas picadas de água-viva e espinhos de ouriço-do-mar , mas fazer xixi na área afetada não funciona de verdade. Tente usar vinagre branco destilado em vez disso. Mergulhe a área em vinagre puro (uma solução de água quente e vinagre irá funcionar também), o que irá suavizar os espinhos. Os espinhos do ouriço se dissolverão sob a pele ou se levantarão para a superfície. Continue a mergulhar a área afetada até que as espinhas desapareçam.

Quando todas as espinhas tiverem desaparecido, evite a infecção enxaguando a área afetada com sabão e água limpa. Se houver algum espinho que você não possa remover ou que seja muito doloroso para remover, você deve marcar uma consulta com um médico, que pode remover os espinhos com ferramentas mais refinadas.

Porque Ouriços do Mar Atacam

Na verdade, os ouriços do mar não atacam os humanos. Eles não são criaturas agressivas e tendem a ser lentos. As picadas são geralmente o resultado de um acidente entre um humano e um ouriço-do-mar. As espinhas do ouriço-do-mar são sua maneira de se defender quando se sente ameaçada. E acho que pisar nela é uma ameaça, não é mesmo?

Existem muitos tipos de ouriços-do-mar com espinhos que diferem em nitidez e comprimento. Espinhas de algumas espécies estão cheias de veneno, enquanto outras não. Mas mesmo sem veneno, os espinhos são uma ferramenta defensiva eficaz e dolorosa. Algumas espécies de ouriços-do-mar têm outra ferramenta dolorosa para se proteger, chamadas de pedicelares, estruturas minúsculas e semelhantes a garras que podem agarrar sua pele e injetar um veneno doloroso.

Não use uma escova ou algo semelhante para retirar o ouriço do mar agarrado. Além da infecção, você pode sofrer consequências mais graves se o veneno se acumular no sistema. Efeitos incomuns, mas possíveis, são desmaios, espasmos musculares e dificuldade para respirar. Deixado sem tratamento em quantidade suficiente, o veneno pode ser fatal.

Informações Técnicas Sobre Picadas de Ouriço do Mar

Por mais límpida que seja a água da praia paradisíaca onde esteja, os ouriços do mar acabam sendo confundidos facilmente com outras coisas, como pedras por exemplo, devido sua forma redonda e o fato de estarem geralmente próximo a rochas. Os espetos calcinose que um pisão pode ganhar de lembrança geralmente são difíceis de retirar do pé. Mas extrair imediatamente é o recomendado, pra evitar maiores problemas.

E não pense você que a picada será só como um pequeno beliscão, porque dói e muito. É como se você tivesse pisando firme num caco de vidro ou lascado o pé numa rocha afiada no mar.  Mas pior do que a dor é em casos que a pessoa sofrer algum tipo de reação alérgica a espetada. Pode acontecer e, nesses casos, procure imediatamente um médico.

A formação calcinose que cobre os espinhos do ouriço do mar servem para alertar predadores de perigo. Quando um predadores em potencial não atenta ao aviso vai terminar certamente com espinhos pelo corpo. Mesmo em predadores ou humanos, o espeto é pra causar dor e afastar o perigo do ouriço.  E a dor é muitas vezes significativas mas não tem a intenção de lesionar ou causar prejuízo duradouro à vítima.

Porém, é importante saber que existem sim ouriços-do-mar perigosamente venenosos, e tão potentes que ser afetado por eles pode até ser mesmo fatal. Espécies recorrentes nos oceanos índico e pacífico, por exemplo, são desses. Pouco se sabe ainda, através de pesquisas, como o veneno funciona ou com que frequência ele é capaz de matar.

Ouriços do mar não “mordem” mas, como já mencionamos acima, alguns possuem mecanismos de defesa chamados de pedicelares que funcionam como se fosse uma “mordida”. Essas ferramentas do ouriço não deixa espinhos mas invariavelmente injetam veneno, o que torna essas espécies também perigosas. Se você for uma dessas pessoas com tendências a reações alérgicas, recomendamos que não entre em praias onde a presença de ouriço do mar é conhecida.

Quando o Efeito é Muito Sério

Pessoas que sofrem reações alérgicas são as mais suscetíveis a problemas mais contundentes quando afetadas por um ouriço do mar e, nesse caso, o mais sensato é procurar ajuda médica o quanto antes pra evitar danos mais sérios. Leve logo a um médico qualquer pessoa que reagir a uma picada de ouriço do mar da seguinte maneira:

  • dificuldade ao respirar;
  • perda de consciência, tontura ou alterações de humor ou comportamento;
  • uma erupção repentina em uma área diferente do corpo da picada;
  • extenso inchaço perto da picada;

Se alguém for picado ou suspeitar que foi picado por um ouriço do mar venenoso, este caso será sempre uma emergência médica. Eles devem ir ao pronto-socorro ou ligar para emergência urgentemente. Alguns dos sinais de que a picada de ouriço do mar pode ter sido venenosa incluem:

  • tontura;
  • alterações na frequência cardíaca;
  • perda de consciência;
  • náusea ou vômito;
  • dificuldade ao respirar;
Picada de Ouriço do Mar

O complicado de uma espinha do ouriço do mar é que ela pode facilmente se partir dentro da pele, e pode começar a se movimentar ainda mais para dentro do corpo. Em situações assim, uma intervenção cirúrgica será necessária. Mesmo que seja apenas um procedimento ambulatorial, mas só o médico terá os instrumentos adequados pra esse tipo de remoção mais profunda.

Além disso, nem sempre apenas a remoção do espinho significa que o problema foi resolvido. Existe a possibilidade de uma infecção, e geralmente é notável.  Se surgirem estrias vermelhas a partir do ponto da picada, se a dor parecer aumentar, se a pessoa reclamar da ferida “esquentando”, se começar a inchar significativamente ou a pessoa apresentar febre, ela precisa de um acompanhamento médico o mais rápido possível.

Veja também

Ouriço do Mar Roxo: Características, Nome Cientifico e Fotos

O ouriço do mar roxo é um ouriço-do-mar europeu da família toxopneustidae, e do gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *