Home / Animais / Tudo Sobre Samoieda: Características Da Raça E Imagens

Tudo Sobre Samoieda: Características Da Raça E Imagens

Quanto mais peludo o cachorro mais ele costuma chamar a atenção, certo? Os cachorros que tem origem em lugares frios costumam ter a pelagem mais bonita, macia e espessa. E o samoieda, apesar de ainda não tão conhecido no Brasil, tem tudo isso e é super amado pelo mundo inteiro. E é sobre essa raça que iremos falar no post de hoje, mostrando tudo sobre o samoieda, com suas características gerais e também com imagens! Continue lendo para aprender mais!

Tudo Sobre Samoieda: Características Gerais Da Raça

O samoiedo ou samoieda é uma raça canina que tem sua origem do Norte da Rússia, na Sibéria. É considerada uma das raças mais antigas do mundo, pois são descendentes dos cães famosos que acompanharam as migrações dos Samoiedos, cuja origem vem desde à Pré História. Apesar da origem, o samoieda não apresenta um comportamento agressivo, por isso não é utilizado como cão de guarda, e sim de companhia com a sua facilidade de domesticação e aprendizado. Se destacam bastante em competições de exposições, garantindo sempre bom resultado.

Em 1889 eles chegaram no ocidente, tendo seus exemplares levados para a Inglaterra, e depois para o restante do mundo. O cachorro mede em torno de 57 centímetros de altura, sendo o macho levemente maior que a fêmea. O seu peso varia entre 20 e 32 para machos já adultos, e entre 17 e 25 quilos para as fêmeas adultas. Sua cauda é bem característica da espécie, que é longa e bastante peluda, em um formato claro de gancho. A pelagem do animal varia na coloração de branco pura, creme ou branco com biscoito, e é bem macia e densa, com duas camadas de pelo, para se proteger bem do frio.

Ainda para se proteger do frio, suas orelhas são bastante grossas, e cobertas por pelo. O nariz é ótimo, e raramente apresenta problemas respiratórios, sendo da coloração preta. Já os olhos vem na cor preta ou marrom, e são levemente inclinados. Um dos apelidos do samoieda é “cão que ri”, porque sua expressão facial faz com que eles pareçam estar sempre sorrindo. E são brincalhões mesmo, adaptando-se muito bem com crianças e mantendo-se sempre ativos até a velhice.

Vale lembrar que esses são animais muito inteligentes, conseguindo facilmente aprender novos comandos e obedecer seu dono. São um pouco teimosos, mas com o treinamento certo podem ser ótimos cães. O samoieda está na lista das raças de cães mais inteligentes na posição 33, o que é muito bom! E apesarem de não serem recomendados como cães de guarda, pela sua doçura, eles ainda assim ficam alertas a tudo que está acontecendo por perto. Com donos e família precisam estar sempre recebendo atenção e muito amor. Além de serem bastante ativos, e gostarem de brincar bastante, mas vale lembrar que possuem uma sensibilidade grande a climas mais quentes, já que seu corpo é preparado para o frio.

Cuidados Com a Saúde Do Samoieda

Por ter pelos tão cheios e volumosos, é preciso cuidar deles com muito cuidado para que não acabe formando nós e machucando o próprio corpo. A escovação dos pelos deve ocorrer de 2 a 3 vezes por semana, e de forma correta. Quando está na fase de troca de pelo, que normalmente ocorrem duas vezes por ano (durante a primavera e o verão, épocas normalmente mais quentes), a escovação deve ser realizada todos os dias. A expectativa de vida do samoieda é entre 10 e 12 anos, não sendo muito alta em relação a outros cachorros.

Se o seu cachorro não for do tipo que sai correndo pulando na lama e fazendo várias traquinagens, ele não precisa de muitos banhos. A densidade dos seus pelos faz com que não haja o acúmulo de sujeira nos mesmos. Normalmente, a cada três meses você pode dar um banho bem demorado. Afinal, lidar com todos esses pelos é bem demorado mesmo! Não esquecer nunca também de estar fazendo a manutenção da pelagem, e secá-la após o banho para não haver a criação de fungos e ficar com mal cheiro.

Samoieda no Veterinário
Samoieda no Veterinário

Os dentes devem ser escovados de forma regular, independente da espécie do cachorro. Muitas pessoas costumam negligenciar a escovação, mas é de extrema importância para que no futuro ele não desenvolva problemas como tártaro e cáries, prejudicando o animal com uma dor forte e a falta de apetite também. Quanto a sua saúde geral, o samoieda foi criado com muita saúde e resistência. Raramente apresenta problemas respiratórios e semelhantes, mas é preciso estar sempre de olho. E as doenças que normalmente os samoiedas tem mais predisposição são o glaucoma, uma doença que afeta os olhos, a displasia no quadril, hipotireoidismo e a diabetes. Por isso, é essencial ficar esperto em qualquer mudança no comportamento do seu animal, e manter sempre um check-up com o veterinário.

Evitar deixar os samoiedas estressados é essencial, se não eles podem começar a cavar buracos em qualquer lugar e destruir tudo que está na frente. Basta brincar com eles diariamente que eles conseguem liberar sua energia.

Imagens do Samoieda

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as características gerais desse animal extremamente especial, é interessante você ver algumas imagens dele. Para que possa se apaixonar ainda mais pelo bichinho!

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a raça de cão samoieda, assim como suas características gerais e comportamentos. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre cachorros e outros assuntos de biologias aqui no site!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *