Home / Animais / Galinha Marans: Caracteristicas, Preco, Ovos, Como Criar e Fotos

Galinha Marans: Caracteristicas, Preco, Ovos, Como Criar e Fotos

As galinhas são aves que tem como animal ancestral a Archaeopteryx, que é de cerca de 150 milhões de anos atrás, ou seja, é a ave considerada mais primitiva pelo homem.

Desde então, várias outras espécies de galinhas foram aparecendo, e a galinha doméstica, que conhecemos hoje, faz parte da espécie Gallus gallus domesticus.

No mundo inteiro, as galinhas são responsáveis pela produção de ovos, e o alimento da sua carne. Podendo ser vendida inteira, em partes ou vivas.

A galinha exerce enorme influência e possui enorme importância econômica para os países exportadoras. No Brasil, por exemplo, elas são responsáveis por uma grande parte atividade agropecuária.

No entanto, ao passar dos anos, foi necessário, assim como em outros animais, o melhoramento de algumas raças, e até mesmo a criação de novas raças.

Algumas raças de galinhas que foram criadas são: a paraíso pedrês, a rubro negra, a marans, entre outras. Algumas tiveram como objetivo a criação de mais ovos, outras de carne mais saborosa, e outras para serem de grande porte.

Galinhas Marans Características

Hoje, você irá conhecer as características, história, como criar e tudo sobre o preço e ovos da galinha marans. Uma raça de galinha totalmente nova.

História

As galinhas estão há muito tempo inseridas na história humana. Desde milhões de anos atrás, as galinhas já existiam e viviam de forma selvagem.

Com o passar do tempo, elas começaram a ser domesticadas e passaram a ter outras finalidades, como produção de ovos, e a sua carne, começou a ser consumida.

No início, esse consumo de carne e de ovos, era feito de forma totalmente pessoal. Ou seja, as pessoas costumavam criar as galinhas no fundo de seus quintais, ou em grandes pastos, e consumiam os ovos e as carnes.

A venda, no entanto, nessa época, só era feita em casos onde havia uma sobra de ovos ou da carne.

Quando as galinhas começaram a entrar realmente na alimentação das pessoas, e o consumo dos ovos passaram a aumentar, alguns criadores de galinhas começaram a vender as galinhas vivas, e o comprador ficava responsável por todo seu preparo, como matar, despenar e cortar.

No Estados Unidos, no entanto, após a Segunda Guerra Mundial, um novo costume começou a surgir. Os criadores matavam as galinhas, depenavam, às vezes, cortava, e outras vezes, não, mas começaram a vender as galinhas da forma que conhecemos hoje. No Brasil, esse tipo de venda começou a acontecer na década 70 apenas.

No Brasil, no início da avicultura, as galinhas eram criadas de forma caipira e colonial. A galinha caipira era muito querida e apreciada por todo mundo.

Um problema começou a acontecer. A galinha caipira produzia muito poucos ovos, e sua reprodução também não era muito satisfatória.

Esse mesmo problema começou a ocorrer em outras partes do mundo. Dessa forma, a demanda começou a aumentar de tal forma, que os produtores e vendedores não estavam dando conta.

Por isso, as mudanças e melhoramentos genéticos começaram a ser praticados, a fim de criar novas raças mais produtivas.

E, assim, várias raças de galinhas começaram a surgir, como: a galinha paraíso pedrês, a galinha rubro-negra, a galinha new Hampshire, entre outras.

Por se tratar de uma espécie é necessário baixo investimento inicial, e baixo investimento para manter, as galinhas passaram a fazer parte da economia de várias famílias, produtores e grandes indústrias.

Galo Marans Característica

Hoje, as galinhas possuem grande importância comercial e econômica para os países que a criam, produzem e exportam sua carne, como frango, e os seus ovos.

Características

De origem francesa, a galinha marans é da região portuária de nome Marans, que fica no sudoeste da França.

Desde sempre, foi criada com os frangos selvagens do local, e são descendentes das galinhas de caça da Indonésia e também da Índia.

Para serem próprias para o consumo, ela foi melhorada através de combinações com a raça Croad Langshans.

É uma ave extremamente útil, que serve tanto para por ovos, que são muito escuros, como também para o consumo, já que possui uma carne extremamente saborosa e de alta qualidade europeia.

Em meados dos anos 1930, a galinha marans foi importada da França para o Reino Unid, e a partir de então, começou a fazer sucesso pelo mundo.

A galinha marans pode possui várias cores diferentes, como, por exemplo, branco, cobre preto, cuco, dourado, preto, entre outros.

No entanto, as galinhas marans são encontradas na maior do tempo, nas cores preto, com manchas no pescoço. Algumas outras cores, bem raras, como azul, também existe.

Quando criadas da forma correta, elas devem possuir cores de olhos laranja. As canelas terão uma cor de ardósia, um pouco cinza, ou então rosa, e o solo do pé sempre será da cor branca.

Ovos e Preço

Por ano, a galinha marans é capaz de produzir cerca de 150 até 200 ovos. Os ovos dessa galinha, no caso, serão bem escuros.

Galinha Marans Ovos

Sua cor é de um chocolate um pouco escuro, e a casca é considerada bem dura. Cada ovo, pesa em média, cerca de 65 gramas, podendo, em alguns casos, pesar 75 gramas.

Os ovos possuem alta qualidade. Eles podem ser encontrados para a venda na internet, em lojas especializadas, e custam entre 160 a 190 reais cada dúzia de ovos.

Como Criar

As galinhas marans, apesar de serem calmas, são muito ativas, e gostam muito de ficar andando e se movimentando. Por conta disso, elas são indicadas para se criar em locais fechados, e contidas.

Caso queira criar ela em pastos ou locais abertos, é muito recomendável que seja feita uma cerca em volta do local, e que tenha a presença de grama.

Durante o inverno, as gaiolas devem ser cobertas e tampadas por no mínimo 10 horas, e o desempenho das galinhas será muito bom. Para deixar essa galinha mais confortável no seu ambiente, o chão pode ser feito de madeira.

Para cada 1 metro do local, é recomendável que tenha de 4 até 5 galinhas no máximo. Com relação a iluminação, é importante observar se o local tem luz solar, caso tenha pouco, pode-se usar iluminação de LED. Para o desenvolvimento e crescimento normal das galinhas é necessário uma boa iluminação.

Você cria ou conhece alguém que cria as galinhas de marans? Deixe nos comentários suas dicas e o que achou dessa espécie.

 

 

Veja também

Como a Formiga Sente o Cheiro dos Alimentos?

As formigas possuem antenas longas e finas que detectam o cheiro, dentre eles o cheiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *