Home / Animais / Quanto Custa um Cabrito de Estimação ? Onde Comprar ?

Quanto Custa um Cabrito de Estimação ? Onde Comprar ?

Cabrito é a denominação utilizada para referir-se ao filhote da cabra com o bode. Essa denominação perdura até os 7 meses de idade, uma vez que posteriormente a este período atingem a forma adulta e passam a ser chamados de bodes e cabras.

Tanto cabras, quanto bodes podem apresentar barbichas e chifres. Todavia, os chifres são menores nas fêmeas, as quais também possuem menor tamanho.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre estes ruminantes, e caso tenha interesse em adquirir um cabrito para criação doméstica, algumas informações serão relevantes, tais como o valor de custo e onde compra-los.

Então, continue conosco e boa leitura.

Processo de Domesticação de Cabras, Bodes e Cabritos

Cabrito como Pet
Cabrito como Pet

Os caprinos pertencem ao gênero taxonômico Capra, o qual abriga o curioso ruminante de nome íbex (o qual corresponde à 9 espécies- sendo 2 delas extintas). Os machos deste ruminante possuem longos chifres recurvados que podem alcançar 1 metro de comprimento.

Neste gênero, também estão presentes espécies domésticas e selvagens de cabras e bodes. Em relação à domesticação dos caprinos, é importante considerar que este processo é antigo e teria iniciado a aproximadamente 10.000 anos atrás, em um território hoje equivalente ao Norte do Irã.

As principais razões que motivaram esta domesticação foram a necessidade de consumo de sua carne, couro e leite. O leite destes mamíferos, em particular, possui excelente digestabilidade, sendo considerado até mesmo como um ‘leite universal’, que pode ser ofertado a praticamente todas as espécies de mamíferos. Tal leite pode dar origem aos queijos do tipo Feta e Rocamadour.

Atualmente, o couro de cabra pode ser utilizado para confecção de luvas infantis e roupas de modo geral. Na Idade Média, este couro era amplamente utilizado para a confecção de bolsas de água e vinho, bem como para confecção de materiais para a escrita.

A lã é peculiaridade das ovelhas, porém as cabras da raça Angorá são capazes de produzir uma lã bastante semelhante à seda. Curiosamente, algumas utras raças também são capazes de produzir lã, como é o caso da Pygora e Kashmir.

Cabras e bodes possuem boa coordenação e senso de equilíbrio para locomoção em desfiladeiros e bordas de montanhas, dessa forma, podem ser treinados e amansados para utilização como animais de carga. Alguns indivíduos são capazes até mesmo de escalar árvores.

Gestação e Nascimento dos Cabritos

Cabra Prenha
Cabra Prenha

A gestação de uma cabra tem duração estimada de 150 dias, da qual, nasce apenas um filhote (na grande maioria dos casos).

Os cuidados maternos ao cabrito perduram por até 6 meses. Quando estão sob cuidados maternos, alimentam-se do leite da cabra até que sejam capazes de comer gramíneas e arbustos.

Carne de Cabrito: Uma das Carnes Vermelhas Mais Saudáveis do Mundo

Para consumo de sua carne, o cabrito é abatido geralmente entre os 4 a 6 meses de idade, no entanto, este período também pode ser inferior e estar compreendido entre os 2 a 3 meses de idade. O cabrito que é abatido quando ainda está sendo amamentado, recebe o nome de cabrito-mamão.

A carne de cabrito vem ganhando grande popularidade nos Estados Unidos (considerado maior comprador mundial do produto), na Europa e na Ásia. Apesar de ser uma carne vermelha possui grande digestabilidade, e, surpreendentemente 40% menos gordura saturada do que uma porção equivalente de frango sem pele. Esta carne, inclusive, é recomendada para cardíacos e diabéticos. Também possui ação anti-inflamatória, além de grande concentração de proteínas, Ferro, ômega 3 e 6.

No Brasil, a carne de cabrito possui certa popularidade na região Sul, assim como dentro das comunidades italianas, portuguesas e árabes que residem em São Paulo.

Quanto Custa um Cabrito de Estimação ? Onde Comprar ?

Cabrito de Estimação
Cabrito de Estimação

A variação de preço para os cabritos depende de uma série de fatores, tais como raça, qualidade do criadouro e outros. Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar preços que variam desde R$ 450 a R$ 4.500.

Na qualidade de animal doméstico, a criação de um cabrito de estimação não demanda autorização. Todavia, a realidade é um pouco diferente para a criação com fins comerciais.

Quais os Cuidados Necessários na Criação de um Cabrito ?

É importante que os cabritos tenham um espaço seco e quentinho (não excessivamente). Características como a alta umidade e baixa temperatura podem ser prejudiciais ao seu sistema imunitário ainda em desenvolvimento. O forro do chão onde ficarão pode ser de feno ou lascas de pinheiro. Caso o forro esteja molhado, deve ser trocado.

A alimentação poderá ser realizada através de mamadeira, as quais devem sempre ser esterilizadas (principalmente durante os primeiros meses de vida). Este leite pode ser obtido através de uma cabra leiteira ou em alguma loja de produtos agrícolas. Na verdade, o leite é obrigatório apenas até 8 semanas de vida, mas pode ser adicionado de modo complementar à alimentação por cilagem, gramas e arbustos (os quais devem ser oferecidos em uma quantidade de pequena a moderada). A oferta de água fresca também é obrigatória.

Após o cabrito completar uma semana de vida, o mesmo pode ser alimentado com ração- prática que inclusive auxilia a desenvolver o rúmen.

Os chifres são estruturas essenciais para cabritos selvagens, no entanto, quando estes animais estão no ambiente doméstico, tais estruturas podem representar perigo. Se possível, adquira cabritos com os chifres já removidos, uma vez que, quanto mais velho o animal, mais dificultosa será esta remoção.

É importante checar se os cabritos foram adquiridos já vacinados. Estes animais devem receber a vacina contra o tétano já aos 30 dias de vida, recebendo uma dose de reforço de 3 a 4 semanas depois.

Caso os cabritos sejam inseridos em um pasto com animais adultos, um cuidado básico é observar se o pasto está sempre limpo. Muita presença de esterco pode resultar em  vermes e parasitas.

Além da vacinação, recomendasse que sejam vermifugados durante a Primavera e no fim do Verão. Também é importante checar se há presença de pulgas, as quais podem ser prevenidas mantendo os pelos curtos, e combatidas com produtos específicos adquiridos em lojas agrícolas.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre os cabritos e caprídeos de um modo geral, que tal continuar aqui conosco para visitar o nosso acervo ?

Sua presença é sempre bem-vinda por aqui.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

FILHO, C. G. Berganês. Cabrito, a carne vermelha mais saudável do mundo. Disponível em: < http://www.berganes.com.br/2017/07/cabrito-carne-vermelha-mais-saudavel-do.html>;

Wihihow. Como Cuidar de Cabritos. Disponível em: < https://pt.wikihow.com/Cuidar-de-Cabritos>;

Wikipédia. Capra. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Capra>.

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *