Home / Animais / Quanto Custa um Bode Filhote ?

Quanto Custa um Bode Filhote ?

Bodes e cabras filhotes recebem a denominação genérica de cabritos até os 7 meses de vida. Curiosamente, os cabritos são muito apreciados pela sua carne de sabor suave que também é considerada a carne vermelha mais saudável do mundo (em razão da sua alta digestabilidade e pequena concentração de gordura insaturada).

Os cabritos são gerados ao final de 5 meses de gestação e, na criação em cativeiro, devem ser mantidos com suas mães até os 90 dias- sendo que, o desmame deve ser iniciado após esse período.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre os cabritos e cabras. Caso seja um interessado na área, já deve ter se perguntado: quando custa um bode filhote (ou melhor, cabrito)?

Pois bem, venha conosco e descubra.

Boa leitura.

História de Domesticação dos Caprinos

Filhote de Bode
Filhote de Bode

Os caprinos (mais precisamente, as cabras, bodes e cabritos) possuem um processo de domesticação que remonta a 10.000 anos atrás, em um território que atualmente corresponde ao Norte do Irã. No caso dos parentes ovinos (a exemplo da ovelha doméstica), este processo de domesticação é ainda mais antigo, remetendo ao ano de 9.000 a.C., em um território que hoje equivale ao Iraque. Pesquisas indicam que as conhecidas ovelhas domésticas são descendentes de uma espécie de carneiro selvagem chamado muflão-asiático, o qual é encontrado desde as montanhas da Turquia até o Irã Meridional.

A domesticação de ovelhas foi motivada principalmente pelo aproveitamento da lã para confecção de tecidos. No caso das cabras e similares, a literatura refere sobre o aproveitamento do couro, da carne e do leite. O couro, em especial, foi muito utilizado durante a Idade Média para confecção de bolsas de água e vinho (utilizadas principalmente durante viagens e acampamentos), bem como para confecção de papiros de base para escrita. Até hoje, o couro de caprídeos é aproveitado, porém para a confecção de luvas infantis ou outros acessórios do vestuário.

Poucos sabem, mas o leite de cabra possui a peculiaridade de ser chamado de “leite universal”, uma vez que pode ser consumido por quase todas as espécies de mamíferos. Este leite pode ser utilizado na fabricação dos leites específicos do tipo Feta e Rocamadour.

Apesar da lã não ser a particularidade das cabras, alguns indivíduos da raça Agorá produzem um lã muito semelhante à seda. Outras espécies, tais como a Pygora e Kashmir, também produzem lãs com fibras macias, das quais é possível confeccionar suéteres e outros artigos.

Algumas pessoas podem ter cabras com animais de estimação. A capacidade de locomoção em terrenos íngremes e bordas de montanhas também as habilita para o transporte de pequenas cargas.

Nos Estados Unidos, mais precisamente, na cidade de Boulder (estado do Colorado), foi realizado um experimento no ano de 2005 com estes animais para o controle das ervas daninhas.

Gênero Taxonômico Capra

Bode de Estimação
Bode de Estimação

Neste gênero, estão presentes tanto as cabras domésticas, quanto os bodes selvagens e algumas espécies do peculiar ípex. Este último animal conta com machos adultos apresentando longos chifres recurvados que podem apresentar até 1 metro de comprimento.

Um bode doméstico apresenta peso compreendido entre 45 a 55 quilos. Bodes e cabras apresentam chifres. A alimentação é composta basicamente por arbustos, moitas e ervas-daninhas. Curiosamente, folhas de árvores frutíferas podem trazer consequências até mesmo fatais. Efeitos adversos também podem ocorrer através da ingestão de pastagem com algum sinal de mofo. Caso, a alimentação seja á base se silagem (forragem que foi submetida a um processo de fermentação láctica), o ideal é que seja oferecida silagem de alfafa.

Em relação ao bode selvagem, estes podem ser encontrados em terrenos elevados e íngremes da Europa, Ásia e Norte da África, geralmente em bandos contendo entre 5 a 20 indivíduos. Usualmente, macho e fêmea só se unem para acasalarem.

Caprinos X Ovinos

O gênero Capra está muito próximo do gênero Ovis, uma vez que ambos pertencem à família Bovidae e subfamília Caprinae. Dessa forma, certas confusões anatômicas e taxonômicas podem ser frequentes. Indivíduos de ambos os gêneros apresentam uma pupila linear horizontal.

Bodes adultos possuem barba, ao passo que o carneiro (macho adulto das ovelhas), não. O pelo dos bodes e cabras é mais liso e curto, ao passo que, os carneiros e ovelhas possuem uma lã volumosa e ondulada.

Carneiros apresentam chifres totalmente recurvados, assemelhando-se a caracóis, sendo que algumas raças nem mesmo apresentam chifres. Já em relação aos bodes, os chifres são esguios, podendo ser retos ou recurvados na ponta.

Embora cabras e bodes apresentem chifres, tais estruturas não podem ser encontradas nas ovelhas.

As ovelhas, carneiros e cordeiros (indivíduos filhotes) possuem um rabo caída, enquanto para os caprinos, tais estruturas são levantadas.

Os filhotes dos dois gêneros podem ser bastante semelhantes. Todavia, cordeiros apresentam o corpo mais robusto, bem como a cabeça mais arrendondada e a presença de orelhas pequenas. No caso dos cabritos, a cabeça é mais alongada e as orelhas são maiores (além de caídas).

Alguns dos Cuidados Básicos com o Cabrito Recém-Nascido

Cabrito Recém Nascido
Cabrito Recém Nascido

O primeiro leite que a cabra fornece ao recém-nascido recebe o nome de colostro, ele possui a quantidade ideal de imunoglobulinas para aumentar a proteção contra doenças. Estima-se que, nas primeiras horas de vida, o recém-nascido receba cerca de 100 gramas de colostro, o qual deverá ser distribuído em 4 a 5 períodos de amamentação ou aleitamento artificial (de acordo com a circunstância). Neste último caso, recomenda-se congelar o colostro em cubos de 2 a 3 gramas, aquecendo previamente antes do consumo e oferecido em mamadeira. Através da mamadeira, o filhote também poderá receber o colostro de outra mãe.

Outro cuidado essencial nas primeiras horas do filhote recém-nascido é a higienização e desinfecção do coto umbilical (resquício do cordão umbilical). Essa etapa é fundamental para o bom desenvolvimento do animal, evitando futuros e prováveis casos de poliartrite, pneumonia, febre, diarreia e abscessos no fígado. A higienização deverá ser realizada com álcool 70%.

Quanto Custa um Bode Filhote ?

Cabrito Recém Nascido
Cabrito Recém Nascido

Quem tem interesse em adquirir um cabrito (seja ele bode ou cabra) deve star pronto para desembolsar uma boa grana, uma vez que a média de preço está compreendida em R$ 1.000. Todavia, estes animais ficam mais baratos quando comprados em 3 unidades, 5 unidades ou grandes lotes. Ainda sim, é possível encontrar indivíduos únicos no preço de R$ 400 a 500. Neste caso, é importante conhecer o produtor e observar se as condições de criação são adequadas.

*

Depois dessas dicas, que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade. Sinta-se sempre bem-vindo.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brittanica Escola. Bode e cabra. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/bode-e-cabra/481382>;

Casa da ovelha. Você sabe qual a diferença entre cabra e ovelha ? Disponível em: < https://www.casadaovelha.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-cabra-e-ovelha>;

EMBRAPA. Comunicado Técnico. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/26802/1/COT-09.pdf>;

 

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *