Home / Animais / Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. Os caprinos possuem antigo histórico de domesticação que remonta a 10.000 anos atrás, iniciando-se em um território que hoje corresponde ao Norte do Irã. Aqui No Brasil, os caprinos foram introduzidos durante a colonização. O seu porte de médio a pequeno teria conferido certa facilidade para o transporte em navios. Além do mais, estes animais demonstraram grande adaptabilidade.

O cabrito é a denominação genérica de filhotes até os 7 meses de idade, abrangendo machos e fêmeas- o quais só serão diferenciados pela nomenclatura com a chegada da fase adulta.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre os caprídeos, incluindo muitas informações sobre o cabrito.

Então venha conosco e boa leitura.

Tudo Sobre o Cabrito: Classificação Taxonômica

Saiba Tudo Sobre Cabrito
Saiba Tudo Sobre Cabrito

A classificação científica para os cabritos, cabras e bodes obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Artiodactyla;

Família: Bovidae;

Subfamília: Caprinae;

Gênero: Capra;

Espécie: Capra aegragus;

Subespécie: Capra aegragus hircus.

A subespécie Capra aegragus hircus refere-se às cabras domésticas. Todavia, dentro do gênero Capra, é possível encontrar várias espécies de bodes e cabras selvagens. Neste contexto, indivíduos peculiares tais como o markhor e o íbex chamam peculiar atenção. A espécie mais conhecida dentro da classificação markhor é a Capra falconeri, também conhecida como cabra-selvagem-da-índia ou cabra-paquistanesa, a qual possui longos pelos no pescoço e início do tronco, assim como um chifre em formato de saca-rolhas. Esta espécie estava quase ameaçada de extinção, no entanto, atualmente está fora de perigo, uma vez que sua população aumentou cerca de 20% nas últimas décadas.

Em relação aos outros caprídeos de nome íbex, estes também correspondem a várias espécies, sendo que o íbex-dos-alpes (nome científico Capra ibex ) é um dos mais populares. Os machos são conhecidos pelo seu inusitado chifre longo e recurvado. Esta espécie também sofreu bastante com a caça excessiva e, por essa razão, quase foi extinta no início do século XIX.

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Os caprinos são animais que contam com excelente coordenação e senso de equilíbrio, e, por essa razão, possuem facilidade de locomoção em terrenos íngremes (tal como rebordas de montanhas) e acidentados. Alguns indivíduos são capazes até mesmo de escalar árvores. Caso sejam treinados, podem puxar cordas. Possuem o típico comportamento de pular cercados.

No caso da cabra doméstica (nome científico Capra aegragus hircus), machos adultos, ou seja, os bodes possuem chifres e barbichas. Em relação às fêmeas, em grande parte das raças tais características também estão presentes.

Bodes possuem o peso médio que pode variar entre 45 a 55 quilos.

Independentemente do sexo, são considerados cabritos, os indivíduos de 7 meses de idade. Tais cabritos dependem de aleitamento materno exclusivo até os 20 a 30 dias de idade, período no qual começam a comer alimentos mais concentrados. Na criação em cativeiro, o desmame ocorre aos 3 meses de idade. Cabritos em aleitamento são mais sensíveis em relação ao manejo. Quando desmamados, estes animais entram na fase de recria, período cuja maior finalidade é adquirir condição corporal, a qual (no contexto comercial) é voltada para a reprodução ou abate.

Os cabritos nascem ao final de 5 meses de gestação e devem permanecer na presença da mãe por até 90 dias.

Tudo Sobre o Cabrito: Diferença Entre Cabritos e Cordeiros

Diferença Entre Cordeiro e Cabrito
Diferença Entre Cordeiro e Cabrito

Ovinos e caprinos possuem certa proximidade taxonômica, todavia, contam com diferenças específicas que tornam possível sua diferenciação. Ovelhas adultas, por exemplo, possuem o pelo longo, volumoso e encaracolado. No caso das cabras, o pelo também pode ser macio, todavia é curto e reto.

O filhote das ovelhas recebe o nome de cordeiro. Cabritos e cordeiros possuem fisionomia parecida, mas também podem ser diferenciados. Os cordeiros possuem o corpo mais robusto, assim como uma cabeça mais arredondada e orelhas pequenas. No caso dos cabritos, estes contam com orelhas maiores e caídas, assim como uma cabeça mais alongada.

Tudo Sobre o Cabrito: Você Sabia que a Carne de Cabrito é Considerada Gourmet ?

Ainda na fase de cabrito, o caprino pode ser abatido na idade de 4 a 6 meses, devendo apresentar pesagem mínima de 12 quilos; ou entre 2 a 3 meses de idade, com pesagem mínima de 4 a 6 quilos. A carne de cabrito é muito mais valorizada do que a carne de bode ou cabra. Especialistas a descrevem como possuindo um sabor e aroma suave, bem como uma maciez característica. Tais qualidades a tornam muito apreciada na gastronomia mais requintada. Possui grande popularidade na Europa, Ásia, Oceania e Estados Unidos. Aqui no Brasil, é famosa entre as comunidades italianas, portuguesas e árabes.

Além das boas características organolépticas, esta carne é altamente saudável. Em termos de valor nutricional, possui grande concentração de proteínas, Ferro, ômega 3 e 6, além de Cálcio. É excelente para reforçar a imunidade, também desempenhando papel anti-inflamatório.

Diferentemente das demais carnes vermelhas, a carne de cabrito possui alta digestabilidade, recebendo até mesmo a denominação de carne vermelha mais saudável do mundo. De acordo com estudos, esta carne possui 40% menos gordura saturada do que uma quantidade equivalente de frango sem pele.  Apesar de esse percentual ser grande, ainda pode ser incrivelmente maior, uma vez que quando comparado à carne de cordeiros e ovelhas pode representar 900% a menos. Prosseguindo a comparação, a carne de cabrito possui 850 menos gordura saturada do que a carne bovina e até 1.100% a menos do que a carne suína.

De modo geral, a carne de cabrito possui poucas calorias, pouco colesterol e alto sabor nutricional (além de grande valor gastronômico), podendo inclusive ser incluída na dieta de diabéticos e cardíacos.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre cabritos, bodes, cabras e outros caprinos; que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brittanica Esscola. Bode e Cabra. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/bode-e-cabra/481382>;

Casa da Ovelha. Você sabe a diferença entre cabra e ovelha ? Disponível em < https://www.casadaovelha.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-cabra-e-ovelha>;

Cursos CPT. Caprinos: categorias animais e ciclos de reprodução. Disponível em: < https://www.cpt.com.br/cursos-cabras/artigos/caprinos-categorias-animais-e-ciclo-de-producao>;

GUIMARÃES, C. Embrapa. Cabrito, a carne vermelha mais saudável do mundo. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/167210/1/Cabrito-a-carne-vermelha-mais-saudavel.pdf>;

Veja também

Filhote de Bode

Quanto Custa um Bode Filhote ?

Bodes e cabras filhotes recebem a denominação genérica de cabritos até os 7 meses de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *